Examinando as vantagens e as verdades sobre o papel da automação na segurança cibernética.
Os cibercriminosos estão se tornando mais espertos e seus ataques estão aumentando mais rapidamente do que as empresas conseguem acompanhar. Além disso, é cada vez mais evidente que métodos tradicionais, como software anti-malware, não são mais suficientes para manter os dados confidenciais seguros.
Para atender a essa necessidade flagrante, muitos executivos de TI com visão de futuro estão fortalecendo sua estratégia de segurança cibernética usando a automação da segurança da informação como uma ferramenta de defesa.
Talvez até uma década atrás, a maioria das organizações estivesse preparada para ataques cibernéticos. Hoje, a TI enfrenta ameaças persistentes avançadas (APTs) e, mais importante, esses ataques estão sendo liderados não por agressores humanos, mas por bots automatizados.
O pessoal de TI não é páreo para ataques tão intensos e sustentados. Não são apenas os seres humanos incapazes de acompanhar o grande volume de ameaças recebidas, mas sua capacidade de tomar decisões rápidas e de alto impacto para lidar manualmente com esse ataque é igualmente ineficiente.
É por isso que a automação está se tornando um componente tão poderoso e eficaz da resposta a incidentes de segurança cibernética. Para combater o ataque de ameaças que chegam, as organizações devem empregar força e sofisticação equivalentes.
Por que as empresas demoram para implantar?
Há uma série de preocupações sobre a incorporação da automação na segurança cibernética:
Perda de controle - Em muitos casos, o maior obstáculo à automação é simplesmente uma perda de controle. Na realidade, a ferramenta de automação correta pode oferecer um maior nível de visibilidade e supervisão aprimorada em todo o processo de segurança cibernética.
Falta de confiança - É fácil para um trabalhador humano altamente qualificado sentir que é mais capaz de gerenciar a resposta a incidentes do que uma máquina. A desconfiança na tecnologia pode ser um obstáculo incrivelmente grande a ser superado, mas, em última análise - dada a mudança no tipo, na frequência e na complexidade dos ataques - é um argumento fútil.
Medo da mudança - Talvez o maior equívoco da automação seja a ideia de que sua adoção signifique o desaparecimento da força de trabalho humana. O que acontecerá quando a tecnologia assumir o processo de RI? O departamento de TI será substituído por robôs? O fato é que, embora a automação certamente mude a maneira como as pessoas trabalham, ela cria tantas oportunidades quanto as elimina.
Para resolver essas desvantagens, existem alguns benefícios sobre o papel da automação na segurança cibernética. Veja quais são:
Força Uniforme - Nenhum líder militar marcharia para o campo de batalha com um exército menor em tamanho, força ou habilidade do que seu inimigo. Esse mesmo conceito pode e deve ser aplicado à tarefa crítica de segurança cibernética. A automação oferece a capacidade de acompanhar os ataques recebidos passo a passo, proporcionando o maior nível de proteção possível.
Previsibilidade - Os sistemas automatizados são projetados para funcionar da mesma maneira em todas as circunstâncias. Isso significa que as ações que eles realizam são quase inteiramente previsíveis; quaisquer ações que eles executem como "seguras" permanecerão seguras por tempo.
Além disso, quaisquer vulnerabilidades de segurança podem ser identificadas e corrigidas, porque elas se repetem. Isso facilita o controle de compromissos individuais com o sistema, como transações monetárias ou publicações de conteúdo.
Menos erros - Muitas das violações cibernéticas mais notáveis dos últimos anos chegaram às mãos de humanos bem-intencionados, mas altamente sobrecarregados. Mesmo o profissional de TI mais qualificado é propenso a cometer erros de tempos em tempos. Infelizmente, alguns erros podem ser caros. A automação elimina esse problema removendo o elemento humano de parte ou de todo o processo.
Melhor tomada de decisão - Um dos maiores desafios que os líderes de TI enfrentam é a tarefa monumental de tomar decisões críticas de negócios em tempo real. Outro benefício da automação é a capacidade que ela oferece de reunir, analisar e priorizar dados cruciais com o clique de um botão, aprimorando ainda mais o processo de detecção de ameaças e gerenciamento de incidentes.
Apesar dos muitos equívocos, a automação está emergindo como a ferramenta ideal para otimizar e fortalecer o processo de resposta a incidentes e criar uma melhor linha de defesa que resistirá ao teste do tempo.
Escalabilidade - A maioria das plataformas automatizadas também é projetada para escalar; como eles funcionam de maneira tão eficiente com algumas tarefas quanto com milhares, eles podem se adaptar facilmente a quase todas as necessidades da empresa - mesmo quando crescem.
Isso significa que você não precisa se preocupar tanto em contratar novas pessoas, treinar novas pessoas em padrões de segurança ou investir em soluções maiores e melhores sempre que passar por um surto de crescimento.
Escreva seu comentário