BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens da tecnologia de contêiner?

Listamos as principais vantagens da tecnologia de contêiner. Confira quais são elas! 

tecnologia de contêiner (ou container, como também é chamada), que promove um ambiente isolado para empacotar códigos e aplicações variadas que podem ser executadas em qualquer lugar, vem se fortalecendo no mercado devido a necessidade de administrar e armazenar um aumento cada vez maior de dados corporativos em um local seguro. 

Segundo uma pesquisa realizada pela IBM, mais de 75% das empresas que adotaram essa tecnologia otimizaram a qualidade de seus aplicativos, obtiveram respostas mais rápidas a mudanças no mercado e ainda puderam perceber que o tempo de lançamento no mercado foi mais rápido.  

Leia outros artigos relevantes sobre o assunto: 

Devido a esses fatores, a conteinerização vem chamando a atenção de muitas empresas. O Gartner prevê que até esse ano (2023), ao menos 70% das empresas internacionais estarão executando suas operações em mais de dois aplicativos “conteinerizados” — em 2019, menos de 20% usufruíam dessa tecnologia. 

Mas, afinal, por que a conteinerização vem se tornando relevante para o mercado? Quais são os benefícios e vantagens oferecidas por essa tecnologia? Continue acompanhando o conteúdo abaixo para entender mais detalhes. 

Quero experimentar

Vantagens da tecnologia de contêiner 

Essa tecnologia pode providenciar vantagens como:

1. Otimização de processos e da disponibilidade das aplicações — Os contêineres dispensam a necessidade de utilizar sistemas operacionais por aplicativo, sendo assim, conseguem otimizar processos focados em aplicações e garantem que a instituição aumente a disponibilidade do ambiente pelo mesmo motivo já que eliminam o gerenciamento de sistemas operacionais.

2. Flexibilidade e agilidade em qualquer lugar — É possível rodar uma aplicação conteinerizada em qualquer ambiente que suporte a tecnologia. O software, após ser codificado uma vez, não precisará passar por reconfigurações nos ambientes de computação.

3. Redução de custos — A tecnologia de contêiner também auxilia na redução de custos, uma vez que proporciona uma infraestrutura mais enxuta, sem que a empresa precise gerenciar diversos recursos.

Além dessas vantagens, a tecnologia de contêiner também pode:  

  • Promover um tempo de resposta mais rápido às mudanças de mercado; 
  • Melhorar a produtividade do time de funcionários; 
  • Garantir que as empresas alcancem maiores níveis de inovação; 
  • Melhorar a governança e o gerenciamento de riscos; 
  • Promover mais segurança tanto da empresa quanto dos dados corporativos. 

A pesquisa da IBM, citada anteriormente, também identificou que tanto os usuários atuais quanto aqueles que planejam adotar a conteinerização em seus negócios, esperam poder usufruir dos seguintes benefícios e vantagens: 

  • Portabilidade e confiabilidade à medida que os aplicativos são alternados entre ambientes de computação; 
  • Eficiência e tempo de lançamento no mercado, implantação e dimensionamento de aplicativos; 
  • Simplificação das operações de desenvolvimento, incluindo a possibilidade de escalabilidade. 

Muitas empresas planejam conteinerizar uma grande parte de suas aplicações existente ao longo dos anos. Isso significa que a conteinerização é uma tendência que está ganhando cada vez mais espaço no mercado e que está chamando a atenção de muitas empresas que desejam otimizar suas aplicações e, ao mesmo tempo, manter seus dados seguros e flexíveis. 

Em conclusão, a tecnologia de contêiner é uma inovação que promete se expandir cada vez mais no futuro, trazendo flexibilidade, redução de custos, agilidade e outros benefícios para as organizações que desejam deixar os negócios mais competitivos e otimizados. Enxergar potencial nos contêineres e saber como aproveitá-los corretamente é um fator crucial para as empresas modernas.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!