BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente. 

Em agosto do ano passado, a Fortinet registrou 31,5 bilhões de tentativas de invasão no Brasil no primeiro semestre do ano (quase o dobro reportado no mesmo período de 2021), que passou a ocupar o segundo lugar na lista de países que mais sofrem ataques cibernéticos na América Latina. 

Essa estatística evidenciou que, à medida que o tempo passa, novos ciberataques vão surgindo e as ações maliciosas que já existiam estão ficando cada vez mais sofisticadas visando contornar a segurança e atingir empresas, invadindo seus sistemas e roubando dados confidenciais. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos:  

  • Qual a importância do backup?  
  • Por que seus clientes precisam ter uma estratégia de backup inteligente?  
  • Vantagens de ter um backup inteligente 

Continue acompanhando o conteúdo! 

Com os dados e os ataques virtuais crescendo na mesma proporção, a perda de dados críticos e pessoais se tornou uma das principais preocupações das empresas que precisam saber como administrar, armazenar, proteger e restaurar suas informações caso ocorra uma invasão, de forma inteligente e rápida. 

Isso porque, de acordo com a IBM, o custo médio de uma violação de dados em 2022 foi de US$ 9, 44 milhões, mais que o dobro do custo acompanhado no ano anterior. Ou seja, perder informações além de ser catastrófico para os negócios, também custa muito caro.  

Aproveite também para ler 8 maneiras de prevenir a violação dos dados.  

Entenda por que chegou a hora dos seus clientes implementarem um backup inteligente para mitigar os riscos: 

Qual a importância do backup? 

O backup é importante para manter os dados críticos de uma empresa em um local seguro para impedir que ocorram invasões, vazamentos de dados ou, eventualmente, alguém possa excluí-los sem autorização. 

Quando as informações são perdidas, deletadas ou roubadas, as empresas passam a enfrentar um árduo desafio: inativar suas atividades durante um período significativo para tentar recuperá-los ou captá-los novamente. Essa ação, além de impactar a produtividade do negócio, também faz com que perca receita e, em alguns casos, a confiança de seus clientes.  

Quero experimentar

Sendo assim... 

Por que seus clientes precisam ter uma estratégia de backup inteligente? 

Seus clientes querem passar menos tempo focado na recuperação de dados e usar esse tempo para focar em oportunidades de crescimento — e isso é exatamente o que um plano de backup inteligente pode proporcionar, por se tratar de uma solução ágil para restaurar dados importantes e evitar que interrupções prejudiciais aconteçam.   

Conheça o Backup As a Service (BAAS): um diferencial em backup e recuperação de dados. 

Para entender o nível de importância dessa solução, considere o seguinte cenário: 

Diariamente, os clientes lidam com uma quantidade considerável de dados dos consumidores, contendo informações pessoais como nomes, endereços, números de telefone e detalhes financeiros. Por essa razão, é fundamental que o negócio esteja constantemente em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a qual estabelece boas práticas para o uso responsável dessas informações. 

No entanto, mesmo seguindo as diretrizes da LGPD, a empresa pode ser alvo de um ataque virtual sofisticado, resultando no acesso não autorizado ao banco de dados por parte de cibercriminosos, que buscam roubar informações confidenciais. 

Quando a equipe de TI detecta essa ação maliciosa, é crucial identificar quais dados foram comprometidos. Isso permite a adoção imediata das medidas necessárias, em conformidade com as normas da LGPD, para recuperar essas informações e interromper o ataque virtual. 

Com o auxílio de um plano de backup inteligente, equipado com soluções aprimoradas e robustas para a proteção e restauração de dados, torna-se mais simples restaurar as informações que foram comprometidas ou excluídas. Isso ajuda a mitigar os impactos resultantes do ataque, oferecendo uma forma de recuperação confiável. 

Graças ao sistema inteligente de backup, a empresa consegue ter uma resposta mais rápida para restaurar dados, minimizar as ações de cibercriminosos, evitar multas impostas pela LGPD (devido à violação de dados críticos), reduz a exposição do negócio (e dos clientes) e ainda constrói uma boa reputação no mercado como uma empresa comprometida com a proteção de seus dados.  

Como as empresas devem agir após uma violação de dados? Te contamos neste artigo!  

Veja, então, quais são as principais vantagens desse tipo de estratégia: 

Vantagens de ter um backup inteligente: 

  • Evitar o descumprimento de sanções rigorosas previstas na LGPD e de multas aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) — em julho de 2023, a AND multou uma empresa de telefonia por ter violado três artigos da lei. O valor chegou a R$14 mil reais.   
  • Reter e proteger os registros de dados pessoais; 
  • Manter a empresa longe de consequências reputacionais; 
  • Se concentrar no crescimento dos negócios e na promoção de um relacionamento com seu público; 
  • Zelar pela proteção e armazenamento ágil de dados críticos; 
  • Tomar decisões mais rápidas para mitigar riscos e recuperar informações. 

Como ficou perceptível, os dados são altamente relevantes para que as empresas possam otimizar suas decisões, entender as necessidades de seu público e para direcionar suas estratégias. Embora sejam funcionais, saber administrá-los hoje em dia tem sido um grande desafio, já que as ameaças virtuais estão crescendo cada vez mais. 

Portanto, para garantir que os dados possam ser recuperados em caso de invasão, adotar um backup inteligente é uma ótima solução, pois, essa estratégia, em conjunto com uma série de recursos tecnológicos, ajuda a equipe de TI a detectar ameaças e minimizá-las com agilidade, além de resgatar os dados com mais facilidade e garantir uma boa reputação no mercado.  

Para ajudar seus clientes a criarem uma estrutura eficiente de backup, é importante que sua revenda de TI tenha as soluções certas em seu portfólio. Assim, sua equipe pode oferecer soluções para todo tipo de parceiro, proporcionando simplicidade, segurança e maximizando os negócios de seus clientes. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

5 desafios a serem superados pelos gestores de nuvem

Entenda quais dificuldades os gestores de nuvem têm enfrentado nos últimos anos para ofertar as melhores soluções. 

Segurança na nuvem: desafios e prioridades para proteger dados

Entenda como ajudar seus clientes a promoverem a segurança na nuvem!