Descubra como tecnologias conectadas podem transformar toda a infraestrutura e serviços de ambientes urbanos. Conheça mais sobre o termo "cidades inteligentes" no artigo de hoje.
Cidades inteligentes, ou Smart Cities, é um conceito baseado em recentes inovações tecnológicas que tornam os municípios otimizados, possibilitando um crescimento planejado para benefício do ser humano.
Elas utilizam tecnologias avançadas de comunicação e informação para promover um desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e melhoria na qualidade de vida. Em uma cidade inteligente em que tudo se torna conectado, é possível contar com um Wi-Fi público de alta velocidade para todos e o funcionamento interligado de sistemas de iluminação, tráfego, transporte público, entre outros.
Leia outros conteúdos relacionados:
- O que são cidades inteligentes?
- 3 principais desafios a serem considerados pelas Smart Cities
- 4 projetos de Internet das Coisas para as empresas ficarem de olho
- Qual a importância do Big Data para as Smart Cities?
Muitas pessoas ainda se confundem e consideram cidades digitais sinônimas de cidades inteligentes. Entretanto a primeira apenas se refere a implantação de pontos de distribuição gratuito de sinal da internet pelo território. Porém enquanto estiverem funcionando separadamente não podem fazer parte da segunda categoria, que representa toda essas tecnologias unificadas.
Assim, apenas é possível considerá-las inteligentes quando há uma conexão entre as várias iniciativas tecnológicas, resultando em eficiência no uso dos recursos, da mobilidade e serviços.
Essa evolução ainda se encontra em suas etapas iniciais e apresenta diversos desafios relacionados ao fornecimento de serviços essenciais de forma inteligente, como os de energia, transporte, saúde, educação, entre outros.
Por isso, para que uma cidade possa ser considerada inteligente, o ambiente, a economia e a sociedade devem estar interligadas e coexistirem, criando um ecossistema unificado.
A infraestrutura é fundamental para definir a forma como os principais serviços serão disponibilizados nesse novo modelo. Ela pode oferecer diversas possibilidades de suporte e promover a efetivação dos processos.
Ao adotar as tecnologias inteligentes, a cidade e todos os seus habitantes passam a contar com diversas vantagens, como:
- Aprimoramento dos serviços de transporte e desenvolvimento de novos modelos, que possam ser sustentáveis e economicamente acessíveis para toda a população;
- Serviços de emergência mais eficazes e organizados, sendo possível, principalmente, otimizar os tempos de resposta;
- Implementação de tecnologias em ambientes escolares, com acesso facilitado para, assim, igualar as oportunidades de todos os alunos;
- Substituição de materiais didáticos impressos por versões digitais.
Pode ser considerado ideal um município em que milhares de dispositivos diferentes possam estar conectados e se comunicarem entre si. Isso está se tornando possível graças às tecnologias inteligentes e uma rede de desempenho superior.
Claro que todas as cidades continuarão passando por problemas, mas a forma de abordá-los mudará totalmente suas consequências. A administração inteligente irá aumentar a satisfação das pessoas em relação ao funcionamento de toda a estrutura do município e também possibilita melhorias em investimentos e transformações em todo o cenário comercial.
Escreva seu comentário