BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é TI bimodal?

Entenda como essa estratégia funciona e como é uma tendência que tem aumentado a vantagem competitiva de grandes empresas.

TI bimodal é um conceito criado recentemente que visa atender às novas necessidades das empresas, que estão cada vez mais ágeis e requerem transformações constantes. Essa forma moderna de gerenciar os serviços de TI, permite que as corporações contem não apenas com os recursos da TI tradicional - estabilidade, integração e eficiência, mas também com o modelo experimental, que tem como objetivo usar a rapidez, agilidade e a experimentação de novas oportunidades.

Para ser incorporado pelas empresas, deve haver uma mudança inicial na cultura organizacional da companhia, bem como a implantação de novas ferramentas que auxiliarão na gestão dos processos e na identificação das melhores situações para aumentar o lucro dos negócios.

Leia outros conteúdos relacionados ao assunto:

Continue acompanhando o artigo.

Adotar o modelo bimodal permite alcançar novos negócios e maior vantagem competitiva sem que a produtividade e a qualidade dos trabalhos sejam prejudicadas. Além disso, é possível contar com respostas mais rápidas e eficientes, dessa forma, tornando a estrutura de TI mais ágil, flexível e focada em otimizar recursos para gerar mais receita e diminuir gastos.

A TI bimodal oferece o melhor dos dois mundos ao fundir os dois modelos de TI. O ciclo de desenvolvimento de software tradicional é chamado de Modo 1 e é focado em estabilidade, precisão, garantindo que todo passivo funcione de forma coordenada. Já o Modo 2 destina-se à geração da inovação e conquista de novos mercados, tendo foco na receita e experiência dos usuários, além de contar com agilidade para desenvolver novas soluções em diferentes momentos.

No entanto, para muitos administradores de TI essa tendência gera diversas dúvidas sobre sua implantação e impactos. Outra questão que costuma ser um dilema para as corporações é a de separar ou não as equipes. Gestores que apostam na união dos trabalhos acreditam que o pessoal de infraestrutura também trabalha com inovação, além de conhecer as exigências da empresa e conseguir identificar melhor problemas de desempenho e definir as estratégias necessárias. Aqueles que consideram a alternativa de separar as equipes ressaltam a importância do trabalho operacional e preferem manter a equipe do Modo 1 apenas direcionada para as tarefas tradicionais.

Porém, independente do modelo de formação de equipes adotado, existem diversos desafios que as organizações só conseguirão vencer se enquadrarem seus colaboradores e sua cultura organizacional ao formato bimodal. Os profissionais de TI devem se preparar para as transformações em sua carreira e para desempenhar novos papéis.

Quando bem implementada, a TI bimodal pode representar uma grande vantagem competitiva para a corporação, além de tornar os profissionais mais capacitados e elevar os resultados da TI, assim melhorando o desempenho geral da corporação.

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Tendências tecnológicas: o que vai impactar negócios e TI em 2026

As tendências tecnológicas para os próximos anos estão redefinindo o papel da TI nos negócios e exigem um novo olhar estratégico por parte das lideranças. 

 

5 estratégias para sua revenda de TI crescer em períodos de alta demanda

Listamos as principais oportunidades para as revendas de TI que desejam aproveitar os períodos promocionais de forma estratégica. Leia o artigo completo! 

 

6 competências estratégicas em AI corporativa para 2026

2026 está próximo e você, como profissional de TI, precisa saber quais competências serão exigidas nos próximos meses. Saiba mais detalhes.