Saiba quais são as principais considerações para uma ferramenta de gerenciamento de desempenho da rede corporativa.
O monitoramento de rede é uma das principais estratégias de proteção que as empresas devem utilizar para prevenir problemas e garantir a disponibilidade de serviços para seus usuários de forma eficiente, portanto é uma tarefa indispensável para a manutenção dos sistemas de TI.
Ele garante que os sistemas críticos funcionem corretamente, por meio de um conjunto de rotinas que melhorem o uso de recursos, detectam falhas e aumentam a qualidade das conexões. Dessa forma, as soluções da empresa se tornam mais disponíveis aos clientes e colaboradores que utilizam a rede da empresa sem que problemas de perda de pacotes, latência ou falhas na segurança aconteçam.
Devido à modernização dos ciberataques e a mobilidade dos negócios, a gestão das redes corporativas exigem ferramentas ainda mais eficientes. Sem os mecanismos adequados, a empresa não consegue diagnosticar problemas como o mau dimensionamento de recursos e, assim, deixar a rede sobrecarregada, o que acarreta em perda de qualidade de acesso aos serviços.
Principais considerações para uma ferramenta de monitoramento de rede
As soluções de monitoramento devem ser automatizadas, dessa forma a TI consegue detectar falhas e pontos críticos que precisam de reparo rapidamente. Além disso, deve haver a integração de funções para que medidas para diminuir o tempo de respostas a falhas sejam tomadas.
Para escolher a melhor solução em ferramentas de monitoramento de rede, a empresa precisa buscar por aquela que apoie a gestão da TI e forneça flexibilidade, agilidade, capacidade de crescimento e personalização para atender a todas as necessidades da corporação. Ela deve ainda ser dinâmica e oferecer uma visualização intuitiva dos dados.
As ferramentas ideais de monitoramento precisam ter amplitude, ou seja, devem ser expansíveis e robustas o suficiente para acomodar uma perspectiva de ponta a ponta da empresa. Além disso, precisam contar com a capacidade de alcançar as sete camadas da pilha de rede.
Para ter um desempenho superior da rede, as ferramentas de gerenciamento devem se basear nas seguintes considerações:
- Largura horizontal: possuir um alcance abrangente de toda a empresa, garantindo a gestão de todos os pontos de acesso.
- Profundidade vertical: ser capaz de verificar as sete camadas da rede, incorporando dados de aplicativos, servidores e o seu desempenho.
- Visualização em tempo real: deve indicar e avaliar as informações constantemente, além do histórico da rede para ser capaz de encontrar as origens dos problemas.
- Interface abrangente: oferecer um repositório centralizado de todas as origens de dados para disponibilizar para a TI gráficos e relatórios fáceis de entender.
O sucesso de uma gestão de TI exige uma solução abrangente de monitoramento de rede que proporcionará diversos benefícios à empresa. Apenas assim ela poderá promover a resolução de problemas mais complexos e uma melhoria do uso dos recursos da rede, o que permite um melhor direcionamento de seus investimentos e uma potencialização dos negócios.
Escreva seu comentário