BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Sprint?

Entenda o significado de Sprint e descubra como ele pode agilizar as entregas de TI de seus clientes. 

Sprint é um conceito utilizado em Scrum, uma metodologia de gerenciamento de projetos, e representa um dos pilares do projeto em desenvolvimento baseado nessa metodologia, consistindo em cada uma das etapas de um projeto, determinadas em espaços específicos de tempo. 
 
Em cada uma das fases representadas por ele deve ser concluído um trabalho específico, que será preparado e enviado para uma posterior revisão. Após sua conclusão, um novo sprint se inicia. 

As sprints devem conter as orientações e o conjunto de requisitos básicos que serão implementados. É nela que serão aplicados os demais eventos, discutidos os avanços do projeto e as melhores soluções para se atingir o objetivo final. 

Além disso, deve conter as metas predeterminadas para que seja possível manter o ritmo de desenvolvimento sempre positivo e os colaboradores engajados e produtivos. 

Veja outros conteúdos relacionados: 

A utilização desse conceito traz diversos benefícios para as empresas, como a otimização dos processos de desenvolvimento, melhor administração de atividades, redução de gastos e maior qualidade nas entregas de serviços/produtos, entre outros. 

Após compreender o que é sprint scrum, descubra como realizá-la: 

Mas como realizar uma Sprint?

Ela é composta por:

  • Reunião de planejamento;
  • A execução de desenvolvimento;
  • Encontros diários;
  • Revisão;
  • Retrospectiva.

Entenda mais detalhes sobre cada um desses termos, a seguir.

     Reunião de planejamento

O primeiro evento realizado na sprint é o alinhamento, onde é decidido todo o trabalho que será desenvolvido pela equipe. Nessa reunião, é necessário responder a duas perguntas principais: “O que será feito?” e “Como será feito?”. 

Uma reunião de planejamento possui um tempo máximo de oito horas para uma sprint de um mês. Caso o tempo da sprint seja menor, a duração da reunião é reduzida proporcionalmente. O Scrum Master, mentor do projeto, deve garantir o andamento da reunião e que toda a equipe tenha entendido seu propósito e função. 

     O desenvolvimento

Representa o início da execução das tarefas predefinidas no planejamento, que devem seguir os prazos e metas. A equipe não deve ser interrompida para que seja possível executar todos os seus trabalhos de acordo com as regras do Scrum.

Para ajudar a acompanhar as tarefas que estão em desenvolvimento e as que serão realizadas no futuro, os colaboradores podem utilizar gráficos e tabelas que demonstram o progresso do sprint.

     Reuniões diárias

Em um breve encontro diário, a equipe de desenvolvimento deve discutir sobre as atividades executadas. A reunião deve esclarecer questões, como se o que foi feito no dia anterior atendeu os objetivos da sprint, se o que será feito no dia irá ajudar a equipe a atender as metas do projeto, se há algum obstáculo no desenvolvimento, entre outras.

A reunião deve cumprir um prazo de 15 minutos e deve ser realizada todos os dias no mesmo horário. Caso surjam contratempos que possam atrapalhar o desenvolvimento, o Scrum Master deve buscar por soluções o mais rápido possível.

Acelere a modernização da sua empresa!

     Revisão

Ao final do ciclo, é necessário uma revisão de tudo que foi feito. Toda a equipe deve se reunir para discutir sobre as tarefas realizadas na fase de desenvolvimento e mostrar para o Product Owner, que é supervisor do projeto e faz a ponte entre a equipe e a área de negócios. Ele irá analisar as tarefas realizadas e definir se estão prontas ou não.

É nesse encontro que todo o time de desenvolvimento discute sobre seu trabalho, quais problemas atrapalharam a execução de suas tarefas e quais providências foram tomadas. Eles ainda colaboram com as definições para as próximas questões e começam a pensar na próxima sprint. Assim, conseguem falar sobre orçamento, capacidades e sobre o mercado para a próxima versão do produto desenvolvido.

     Retrospectiva

Consiste na etapa após a revisão e antes da reunião de planejamento da próxima sprint. Nessa reunião, os colaboradores refletem sobre o que ocorreu como planejado e o que saiu do controle na sprint passada para criar um planejamento de melhorias a ser aplicado na próxima. Assim, a cada nova sprint, a equipe consegue aprimorar seus processos. 
 
Para que a sprint tenha sucesso, o Scrum Master deve sempre encorajar os membros de sua equipe para que todos estejam sempre motivados e o trabalho seja realizado da melhor forma e no prazo. 
 
As metodologias evoluíram bastante nos últimos anos e utilizá-las pode trazer grandes vantagens para as empresas. Com elas, é possível criar produtos/serviços mais seguros e reduzir prazos de entrega de resultados. As sprints são indispensáveis para garantir a qualidade dos trabalhos e permitir que gestores e clientes acompanhem diretamente a evolução dos projetos. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.