O que é Scrum? Ao aplicar essa metodologia aos negócios, seus clientes conseguem aprimorar seus projetos e entregar seus produtos e serviços de forma ágil e otimizada.
O Scrum é uma das principais metodologias de gerenciamento de projetos e tem como principais características a interação entre a equipe, o funcionamento dos softwares utilizados e a colaboração com os clientes - tudo isso realizado de forma ágil e estratégica.
Nos últimos anos, esse método se tornou popular entre as empresas de tecnologia, pois ele foi desenvolvido inicialmente para o gerenciamento de projetos de software, mas pode ser implementado por empresas de todos os setores.
Ao utilizar o Scrum, as corporações conseguem uma maior eficiência na gestão de processos. Ele tem como principal objetivo reduzir dificuldades, como a falta de planejamento, mudanças constantes de requisitos, escopos mal definidos e falhas na comunicação, tanto interna quanto externa.
Os principais benefícios dessa tecnologia são: a entrega rápida e contínua dos projetos, a cooperação entre equipes e a simplificação de processos e técnicas. Além disso, ela permite que sejam realizadas alterações livremente quando necessário, visando que se atinja o resultado esperado.
Com o Scrum, as corporações podem contar com:
- Equipes comprometidas: uma de suas principais características. Todos os colabores passam a participar ativamente na definição de todas as atividades, o que aumenta o nível de comprometimento e motivação.
- Melhor visualização: os projetos que apenas eram visualizados de forma integral e pelos gerentes de projetos, passam a ser acessíveis a toda a equipe.
- Redução de falhas: os colaboradores passar a trabalhar detalhadamente cada etapa do projeto, por isso é mais fácil detectar possíveis problemas e corrigi-los rapidamente.
- Flexibilidade em alterar prioridades: muitas vezes, os objetivos iniciais de um projeto não são os ideais. Com o Scrum, a equipe consegue realizar as alterações necessárias nas prioridades e sequência de atividades.
Essa metodologia envolve toda a equipe para que haja um acompanhamento minucioso de todas as etapas do projeto, que são divididas, normalmente, em ciclos, chamados Sprints. Os objetivos e funcionalidades de cada projeto são marcados em uma lista chamada Product Backlog. Assim, a equipe realiza reuniões de planejamento, em que executam as atividades específicas de cada ciclo.
Além disso, os colaboradores fazem Daily Scrum (reuniões diárias) para acompanhar o andamento do projeto e discutir sobre as atividades, para que seja possível identificar falhas e fazer melhorias. Dessa forma, as empresas conseguem priorizar uma tarefa de cada vez e focar no planejamento.
No final do projeto, as empresas conseguem entregar resultados melhores, de forma mais rápida e com menores custos, oferecendo produtos e serviços que atendam às necessidades de cada cliente.
Aproveite também para ler:
Para se adequar a esse tipo de modalidade, as empresas precisam praticar.
Seus colaboradores precisam adotar as atividades em sua rotina de trabalho, como:
- Começar a realizar reuniões diárias antes de iniciar qualquer projeto.
- Incentivar a contribuição de todos os membros, não colocando títulos específicos em cada um para não limitar a participação.
- Definir quais as atividades prioritárias e determinar estratégias para executá-las.
- Criar um planejamento em que seja mostrado, de forma visual, o desenvolvimento de todos os processos e seus resultados.
Quando todos os membros de uma organização passam a praticar o Scrum, passam a ver todo o andamento de suas atividades com uma perspectiva diferente e integrada. Essa metodologia ajuda as empresas a ajustarem seus negócios às necessidades do mercado e, assim, entregar seus serviços e produtos de forma otimizada.
Escreva seu comentário