Ao implementar ativos na Nuvem, as empresas precisam lidar com uma série de normas e regras. Saiba como a governança pode ajudar.
Atualmente a grande maioria das empresas utilizam ferramentas e soluções tecnológicas em seus ambientes de trabalho e por isso precisam enfrentar o desafio de cumprir diversos regulamentos, códigos de ética, normas e leis relacionadas à correta utilização dessas tecnologias e a segurança da informação, como no caso da LGPD que entrará em vigor este ano.
É por isso que garantir que todo o empreendimento esteja sempre em compliance tornou-se uma questão de sobrevivência no mercado. A governança, quando bem aplicada, possibilita que a empresa aproveite o máximo de seus ativos e obtenha retorno sobre seus investimentos, reduzindo custos e erros operacionais.
Com a crescente utilização do armazenamento em Nuvem e migração de ativos, surgiu a necessidade das organizações aplicarem, também, a governança na Cloud Computing.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para abordar o assunto e ajudar os clientes de sua revenda de TI a entenderem como as políticas de governança são afetadas após a companhia investir em serviços na Nuvem. Acompanhe!
O que é governança de Cloud Computing?
Ao administrar um negócio na Nuvem, há diversas regras que as empresas devem cumprir, como as relacionadas à privacidade pessoal e segurança dos dados armazenados neste local.
A Computação em Nuvem trouxe para o ambiente de trabalho uma série de novidades, como soluções e formas de otimizar estruturas, hospedagens de aplicações, armazenamento, processamento e gerenciamento. O problema é que os softwares e aplicativos implementados, nem sempre conseguem se comunicar com aqueles mantidos localmente e essa falta de integração pode criar problemas de controle, custos e eficiência, além de levantar preocupações de segurança.
A partir dessa nova realidade, surge a necessidade de se criar políticas de gerenciamento e segurança para que as empresas possam lidar corretamente com a implementação de soluções em Nuvem.
O termo Cloud Governance, muito utilizado para descrever a governança de Cloud Computing, surgiu devido a necessidade das corporações de implementarem um controle maior sobre seus serviços na Nuvem.
A governança na Cloud tem como foco o planejamento e o direcionamento na tomada de decisões mais eficientes. Ela é responsável por manter o equilíbrio entre os investimentos, riscos a serem assumidos e os recursos que fazem parte do ambiente virtual.
Dessa forma, podemos dizer que esse conceito diz respeito às atividades de definição, auditoria de regras, monitoramento, política e processos que envolvam a estrutura de computação em Nuvem de uma corporação.
Por meio de uma boa Cloud Governance, é possível garantir que os serviços em Nuvem sejam confiáveis, pois ela se assegura de que todas as políticas robustas de segurança sejam colocadas em prática de forma eficiente.
Como funciona a governança aplicada à Cloud?
Para que a governança seja direcionada para a Cloud Computing, a equipe de TI da organização precisa definir e aplicar políticas que facilitem o gerenciamento dos serviços virtuais.
Ao executar a Cloud Governance, algumas práticas devem ser adotadas, como a inclusão de regras para backup, controle de acesso e atualização dos serviços de Nuvem.
Para que a Cloud Governance seja bem-sucedida, as empresas precisam implementar ainda algumas rotinas, como:
- Provisionamento de Nuvem;
- Gerenciamento da implementação de ativos nas nuvens públicas e privadas;
- Segurança para as aplicações na Cloud;
- Gestão de políticas e conformidade;
- Gerenciamento das infraestruturas físicas e virtuais.
Além disso, a empresa deve seguir algumas dicas para que a governança de Cloud Computing funciona. São elas:
- Definir e acompanhar KPIs: esse processo deve ser monitorado constantemente para ser executado corretamente. Portanto, é preciso definir parâmetros para medir a sua qualidade.
- Executar auditorias: para aprimorar ainda mais o Cloud Governance, a empresa precisa contratar parceiros que realizem auditorias para saberem se a governança na Nuvem realmente está trazendo resultados para os negócios. Por meio de uma visão de fora, é possível redesenhar processos de forma mais efetiva.
- Criar uma rotina de manutenção e atualização: A governança de Cloud Computing não é um processo estático. Deve ser revisto periodicamente. Portanto, ter uma rotina de aumenta o poder da governança e garante uma melhor implementação da Nuvem.
É preciso ainda desenvolver uma cultura organizacional voltada para Cloud Computing, para que ela seja vista de forma estratégica e possa ser usada para gerar valor para os negócios. A equipe de TI focada nessa implementação deve ser responsável por conduzir as mudanças para maximizar os resultados.
Quando bem implementada a governança de Cloud Computing poderá proporcionar muitas vantagens para os negócios. A empresa poderá contar com maior previsibilidade, estruturação, segurança e agilidade dos serviços em Nuvem.
Escreva seu comentário