BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é AIOps e como a solução pode ser viável para as empresas?

Descubra quais são as principais características, diferenciais e métodos utilizados pela Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps). 

Com o crescente índice de transformação digital e aumento de dados, ficou evidente que as corporações estão perdendo a capacidade e o controle de monitorar as suas operações manuais de TI. Em vista dessa dificuldade, a melhor alternativa foi buscar novos recursos, a fim de simplificar e acelerar a gestão de informações no âmbito digital.  

Em meio a tantas soluções tecnológicas que carregam o objetivo de atender a demanda de execuções das empresas, a AIOps (Artificial Intelligence for IT Operations) é uma das que vem se destacando cada vez mais. O Gartner, por exemplo, acredita que esse artifício seja cada vez mais aderido pelas corporações, possuindo capacidade de crescer 30% até 2023. 

Para você entender mais detalhes sobre essa solução inovadora e ter uma base de como ela pode impactar nos negócios dos seus clientes, continue lendo as informações abaixo: 

O que é AIOps? 

Essa tecnologia de ponta chegou ao mercado em 2015 com a premissa de substituir diversas ferramentas de operações de TI manuais, por uma solução que fosse ainda mais inovadora, automatizada e inteligente, que consiste em aplicar tudo aquilo que a Inteligência Artificial tem a dispor. 

Diante dessa definição, podemos afirmar que o AIOps permite que os profissionais de TI consigam solucionar rapidamente as interrupções, ruídos e problemas, depositando menos esforços e sem precisar lidar com quaisquer indícios que prejudiquem as corporações, processos e setores no geral.   

Tendo em vista a praticidade, agilidade e demais diferenciais que a Inteligência Artificial tem a oferecer aos negócios, o AIOps visa não somente auxiliar na resolução de problemas, como também contribuir para a otimização dos processos corporativos, com a finalidade de transformar a maneira como as operações de TI são gerenciadas. 

Com o intuito de que a tecnologia funcione a longo prazo, o AIOps consiste em usar Big Data, Machine Learning, análise de dados e outras ferramentas avançadas para fornecer insights, potencializar os processos nas execuções de TI, melhorar a alocação da equipe e assim por diante.  

Todos esses mecanismos implicam na redução de tempo humano gasto em ferramentas que poderiam atuar "sozinhas”, ou seja, automatizando progressivamente as atividades e realizando as operações que os humanos fazem, porém com muito mais precisão e em maior escala.  

Desse modo, seguindo essa metodologia, uma empresa pode facilmente dispor de seus recursos para operações que sejam mais pontuais e estratégicas, com base nas informações geradas pelos seus próprios encargos e sistemas. 

Diante de todas essas informações, concluímos que Artificial Intelligence for IT Operations Management se trata de uma solução tecnológica que insere a Inteligência Artificial como base para promover otimização perante as operações de TI. Para executar os processos, faz uso de importantes componentes tecnológicos, tais como Big Data, Machine Learning e muito mais.  

Acelere a modernização da sua empresa!

Vantagens do AIOps 

Investir em AIOps significa abrir as portas para melhores implementações, consistindo no gerenciamento de serviços, de automação e de desempenho também. Como resultado disso, as empresas podem aproveitar os seguintes recursos: 

  • Armazenamento e análise de informações por intermédio de algoritmos específicos de Machine Learning;
  • Captação, centralização e agrupamento de dados corporativos baseados em operações adotadas;
  • Utilização de ferramentas de fiscalização de desempenho da infraestrutura de TI;
  • Seleção e filtração de ruídos, sinais e falhas nos processos empresariais;
  • Identificação de possíveis problemas existentes;
  • Capacidade de solucionar falhas e problemas automaticamente, sem intervenção humana;
  • Identificação de potenciais tendências para fazer parte do dia a dia corporativo;
  • Monitoramento de dados mais avançado e veloz;
  • Segurança de dados na medida certa.

Após entender o conceito e as principais vantagens por trás do AIOps, agora vamos lhe explicar como essa solução funciona. Veja a seguir as informações que trouxemos a respeito: 

Como funciona o AIOps na prática? 

O funcionamento do AIOps se dá a partir da utilização de fontes de informações existentes em uma empresa. A partir daí, a solução executa todo um monitoramento de dados, de eventos de log, problemas de desempenho na rede, ruídos e de muitos outros fatores que achar pertinente. 

Assim que a coleta de dados acontece, o AIOps processa as informações por algoritmos específicos de Machine Learning, a fim de identificar ocorrências automaticamente e transformá-las em ações essenciais para as operações de TI.   

Além disso, enquanto esse processo de análise acontece, por meio do AIOps também é possível identificar atividades problemáticas. É uma boa alternativa para as corporações que visam diminuir a taxa de erro e minimizar quaisquer ruídos que os colaboradores precisem enfrentar. 

O AIOps também é capaz de atuar com equilíbrio para otimizar e automatizar diversos processos, possibilitando a criação de fluxos de trabalho com ou sem mediação humana, tudo dependerá das exigências e necessidades de cada um de seus clientes.  

Exemplos de AIOps: 

Um exemplo clássico de AIOps é a implementação de ChatOps, uma ferramenta com enfoque em comunicação, interagindo com ações automatizadas de DevOps. Esse recurso, quando aliado aos ChatBots, podem executar ações automáticas por meio de scripts e plugins configurados ao chat.  

É uma boa estratégia para as empresas que buscam agilidade no atendimento ao cliente, colaborando para a automatização de ações e processos.  

Por que é viável que as corporações invistam em AIOps? 

É importante pensarmos que com o aumento considerável da precisão e confiabilidade dos sistemas de Machine Learning, aplicar métodos cada vez mais eficientes e estabelecer ações sem que haja a intervenção humana, é uma opção rentável para solucionar contratempos, antes mesmo que eles provoquem danos significativos aos negócios.  

Por fim, diante de todas essas informações que trouxemos nesse artigo, ficou evidente que adotar diretrizes tecnológicas, aprimoradas e que são capazes de automatizar os processos corporativos faz toda a diferença, trazendo inúmeros benefícios, otimizações e outros fatores. Informe o seu cliente a respeito do AIOps e permita que essa solução traga melhorias às empresas!  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho?

Descubra quais são as próximas tendências de AI para implementar no seu negócio! 

O que são dados sintéticos e qual a importância para uma estratégia de AI?

Descubra como os dados sintéticos se mostraram eficientes para múltiplas estratégias de AI corporativas: 

Como implementar estratégias de Inteligência Artificial nas empresas?

Não basta apenas implementar a AI nas empresas, é preciso desenvolver estratégias de Inteligência Artificial para alcançar os resultados esperados. No Brasil, será que essa prática já é exercida?