BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O canal de TI na era da inteligência artificial

A tecnologia mais mencionada nos últimos 12 meses nas mídias globais é sem dúvida inteligência artificial.

A popularidade se deve principalmente à evolução da IA Generativa, que sai definitivamente dos laboratórios de pesquisas para o dia a dia do consumidor, embora IA por si só não seja uma novidade e já esteja no nosso cotidiano há muito mais tempo. 

 Ainda assim, as novidades nessa área surgem diariamente. O avanço da tecnologia é acelerado e já se fala no início de uma nova onda tecnológica que vai mudar ainda mais o nosso dia a dia. A IDC chama de “Era of AI Everywhere” e conclui que a velocidade de adoção da computação na nuvem e a onda de transformação digital nas empresas vão parecer lentas comparadas à implementação de IA nos negócios nos próximos anos. 

Os benefícios para os negócios parecem óbvios, e ainda que exista muito por discutir em termos de IA responsável e ética. A maioria das empresas está avaliando como utilizar a tecnologia para otimizar seus processos, atender melhor seus clientes ou aumentar a produtividade. O ambiente é propício, impulsionado pela hiperconectividade, a abundância de dados e a evolução tecnológica dos algoritmos de aprendizagem de máquina. 

Para realizar esses benefícios, no entanto, as empresas precisam ter uma infraestrutura de TI adequada. Elas devem investir em servidores de alta performance ou estrutura de nuvem dotados de GPUs (Graphics Processing Units). Precisam também de sistemas de gerenciamento de dados e soluções de armazenamento para a grande quantidade de informação gerada e consumida pela IA. Esses dados precisam estar seguros. E, para suportar o tráfego da informação, é necessária uma estrutura de redes bem dimensionada. 

Mais oportunidades para o canal de TI 

Suportar a adoção de IA nos negócios vai exigir que o provedor de soluções ajude seu cliente não somente a entender e implementar corretamente a tecnologia, mas também a utilizá-la de maneira eficiente para melhores resultados em seus negócios. As empresas bem-sucedidas nesse movimento continuarão investindo, e os canais que as apoiaram serão seus principais fornecedores. 

Para explorar essa oportunidade, o canal deve definir bem sua oferta de serviços e considerar incluir em seu portfólio aplicações que fazem uso de IA e ferramentas de automação, tratamento de dados e desenvolvimento de aplicações de machine learning. Para isso deve estabelecer alianças com fabricantes e distribuidores que contribuam para seu desenvolvimento e para complementar sua oferta. 

Ao mesmo tempo que deve gerar oportunidades na expansão da estrutura de TI, a evolução da IA também influencia a oferta de serviços do canal. A automação dos serviços representa uma oportunidade de otimização e um novo desafio para estas empresas. 

Quando se trata de serviços, a inteligência artificial pode ser usada para automatizar tarefas rotineiras, como monitoramento de sistemas, aplicação de patches e configuração de redes. Pode ser útil na análise de grandes volumes de dados para prever falhas e otimizar o desempenho da infraestrutura de TI. O estudo da Delloite “State of the AI in the Enterprise” aponta que um dos principais casos de uso é o gerenciamento dos serviços de nuvem e a otimização dos seus custos. 

E, na área de desenvolvimento de software, as estatísticas são impressionantes. De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 1.000 desenvolvedores pela SourceGraph – um provedor de soluções de IA para desenvolvimento de software – 95% deles utilizam IA Generativa para produzir código. 

A velocidade da adoção de inteligência artificial cresce exponencialmente, gerando o que muitos acreditam ser uma nova onda tecnológica. Para o provedor de TI, as oportunidades vão desde a expansão da infraestrutura básica até a inclusão de novas soluções em seu portfólio e o uso de IA nos serviços prestados a seus clientes. 

Em alguns anos, a IA vai estar tão incrustada em nosso dia a dia que vai ser difícil imaginar como vivíamos sem ela antes. A hora é de se preparar para esta nova realidade. Atualizar-se sobre a tecnologia, forjar alianças com os distribuidores e fabricantes que estão liderando esta onda e rever seu portfólio de produtos e serviços são três ações imediatas que todos os canais devem considerar. 

Hélio Guimarães é Diretor Sênior de Estratégia e Soluções da TD SYNNEX para a América Latina e Caribe. 

*Artigo publicado originalmente em channel360.com, em 4 de outubro de 2023. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TD SYNNEX reconhecida pela NVIDIA como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas

 

FREMONT, Calif. & CLEARWATER, Fla. XXX -- A TD SYNNEX (NYSE: SNX) anuncia que foi escolhida pela NVIDIA Partner Network(NPN) como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas. 

TD SYNNEX Cloud Labs acelera comercialização de produtos para nuvem

Ambientes virtualizados oferecem flexibilidade, escalabilidade e economiapara demonstrações PoC baseadas em nuvem.

4 pilares necessários para um eficiente refinamento de dados

Muito se tem falado sobre a importância de transformar dados em informações a serem utilizadas pelos executivos das empresas em seus processos de tomada de decisão.