A nuvem híbrida aberta permite uma série de vantagens para empresas que querem investir em transformação digital. Saiba mais sobre o tema!
A cada dia, novas soluções em TI surgem no mercado. Um dos serviços que estão em alta são os de Cloud Computing, que proporcionam ao ambiente empresarial o desenvolvimento de novos projetos, expansão de data centers e o compartilhamento de arquivos.
De olho em estratégias de TI flexíveis, as empresas estão migrando para modelos híbridos que permitam aproveitar toda a eficiência da nuvem. Segundo um estudo da Markets and Markets, os serviços de Cloud Computing vão crescer 12,5% ao ano entre 2019 e 2021.
Uma das soluções que vem sendo adotadas de forma acelerada são as de nuvem híbrida aberta, que fornecem um ambiente de TI automatizado e combinam serviços mais competitivos.
Acompanhe neste artigo o que é uma nuvem híbrida aberta e quais as vantagens dela.
O que é Nuvem Híbrida Aberta?
Para que você consiga entender o que é uma nuvem híbrida aberta, vamos explicar cada elemento separadamente, ou seja, o que é uma nuvem híbrida e o que é um software que segue o conceito aberto.
-
Nuvem Híbrida
A computação em nuvem proporciona vários benefícios às organizações, pois trazem vantagens para os negócios e oferecem segurança para equipes trabalharem remotamente.
Basicamente, nuvens híbridas são uma arquitetura de TI que utilizam recursos de nuvens privadas, públicas ou uma mistura de ambas para, por exemplo, otimizar e unificar o gerenciamento de processos, ou ainda provisionar recursos com rapidez.
Há ainda o conceito Multicloud (ou Multinuvem), que vem sendo bastante usado pelas empresas e é considerado uma forte tendência em TI atualmente. De acordo com a consultoria Gartner, 70% das empresas implementaram uma estratégia Multinuvem em 2020.
A razão para isso é a segurança. Ainda que haja criptografia e outros protocolos, plataformas Multicloud não permitem compartilhamento de dados entre nuvens, como ocorre nos modelos de nuvem híbrida.
-
Código Aberto
O conceito de nuvem híbrida aberta significa que um ambiente foi construído em cima da estratégia de softwares open source (ou código aberto), isto é, qualquer pessoa pode contribuir para melhorar um sistema conforme suas necessidades.
O uso de soluções open source vem crescendo rapidamente no mundo. Uma pesquisa feita pela Red Hat aponta que 90% dos líderes de TI usam código aberto corporativo e que a adoção deste modelo aumentará em pelo menos 10% até 2022.
Quais as vantagens da nuvem híbrida aberta?
Soluções que utilizam ambientes com nuvem híbrida aberta permitem que as tecnologias embarcadas ofereçam experiências cada vez mais adaptáveis, além de estabilidade e escala necessárias para a transformação digital dos negócios.
Assim, adotar plataformas com nuvem híbrida aberta oferece aos desenvolvedores um ambiente de aplicação comum para desenvolver, orquestrar e executar suas aplicações, ao mesmo tempo que oferece um ambiente operacional comum para gerenciar sua infraestrutura.
Escreva seu comentário