BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Malware Qbot: conheça uma das principais ciberameaças de 2023

Uma ameaça virtual está atingindo as empresas. Saiba tudo sobre o malware Qbot! 

O período pós-pandemia vem sendo marcado por uma onda de malwares que estão se tornando mais sofisticados à medida que o tempo passa. Somente em 2022, mais de 5 bilhões de ciberataques dessa categoria foram registrados, de acordo com a SonicWall. 

Agora, em 2023, os ataques virtuais continuam avançando e lesando pessoas e organizações de diferentes áreas. É o caso do malware Qbot, apontado como uma das principais ameaças com foco em dados bancários para este ano. 

Neste conteúdo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • O que é o malware Qbot?   
  • Como a ameaça atua?   
  • Principais alvos do malware Qbot
  • Como detectá-lo?  
  • Como se proteger? 

Segundo estudos realizados pela Checkpoint, esse ciberataque foi o que mais prevaleceu no mês de junho, provocando um impacto de 5% nas organizações mundiais. 

Para saber mais detalhes sobre esse vírus, continue acompanhando o conteúdo abaixo: 

O que é o malware Qbot?  

Malware Qbot é um vírus focado no roubo de dados bancários no sistema operacional Windows. A ameaça surgiu em 2008, mas, a partir de 2022, se tornou um dos trojans mais comuns da internet.  

Os cibercriminosos usam essa estratégia para roubar credenciais bancárias, mas devido a sua evolução, o malware Qbot pode ser utilizado para aplicar golpes mais avançados.  

Além de ler sobre essa ameaça, recomendamos a leitura do seguinte texto: ataques de ransomware – como garantir a segurança em 2024? 

Como a ameaça atua?  

Para atingir novas vítimas, os hackers enviam e-mails de phishing com arquivos maliciosos em anexo. Ao abrir a mensagem, o cibercriminoso tem acesso a uma série de informações confidenciais. 

Embora o malware Qbot se espalhe dessa maneira, com o intuito de obter dados bancários, a ameaça cibernética também pode carregar consigo outros malwares mais sofisticados e capazes de levar à invasão de redes corporativas e ataques de ransomware.  

O vírus é cauteloso e, portanto, difícil de ser detectado até por sistemas de segurança. Emprega várias técnicas anti-VM (anti-virtual machines), anti-depuração e anti-sandbox. 

Principais alvos do malware Qbot 

No Brasil, as organizações mais afetadas pelo malware Qbot fazem parte das verticais de saúde, educação e transporte. Enquanto isso, no restante do mundo, os hackers também visam atingir, além dessas três categorias, as organizações governamentais. 

Fazer cursos

Como detectá-lo? 

Por se tratar de um ataque virtual com a intenção de roubar dados críticos, quanto mais rápida a ação maliciosa for detectada, menor as chances de o negócio ser prejudicado. 

Existem fatores, como tentativas de login não autorizadas e transferências bancárias efetuadas sem o consentimento da vítima, por exemplo, que indicam que um computador foi afetado por esse tipo de malware.  

Qualquer outra ação suspeita também deve ser analisada com cautela para identificar se há um hacker acessando o computador e as informações. 

Veja também: 6 tipos de malware que as empresas precisam começar a se preocupar imediatamente.  

Como se proteger? 

Para assegurar que os clientes da sua revenda fiquem protegidos contra o malware Qbot, o ideal é orientá-los para que adotem boas práticas de segurança, como: 

  • Adotar soluções anti-malware para proteger os dados; 
  • Conscientizar a equipe quanto as boas práticas para mitigar ameaças; 
  • Verificar e-mails de spam e evitar abri-los; 
  • Não fornecer o consentimento para a ativação de macros; 
  • Manter os softwares sempre atualizados; 
  • Usar provedores oficiais; 
  • Habilitar a autenticação de dois fatores para determinadas atividades; 
  • Não acessar links enviados por instituições bancárias e preferir conferir informações em um aplicativo, site ou por meio de uma ligação telefônica.  

Pode ser que esse artigo também seja interessante para você: 6 práticas essenciais para alcançar a proteção total contra malwares.  

Como você pôde notar, o malware Qbot é uma ameaça cibernética que está tomando proporções cada vez maiores com o passar dos meses. Empresas de diferentes áreas estão sendo afetadas e tendo suas credenciais bancárias roubadas por cibercriminosos. 

A intenção dessa ação maliciosa é dar passe-livre para hackers roubarem a quantidade de dinheiro que conseguirem de uma empresa ou usuário, ao invadir seus dispositivos.  

O papel da sua revenda, em meio a esse cenário, é orientar seus clientes quanto aos riscos atrelados a esse malware e ofertar soluções de segurança sofisticadas para facilitar a detecção e o combate desse tipo de ameaça.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!