Ferramenta promete encurtar distâncias, aproximar pessoas e melhorar o acesso à informação.
Estar conectado 24 horas por dia, sete dias por semana, nos diversos equipamentos já não é novidade. A sensação do momento é poder levar conteúdo audiovisual em tempo real para todos os equipamentos eletrônicos. E o que é melhor: com a possibilidade de compartilhamento nas redes sociais, e-mails e demais aplicativos.
Não importa se o fim utilizado seja o smartphone, tablet ou mesmo o tradicional desktop a transmissão de dados em tempo real acontece e o compartilhamento também. Seguindo o fluxo da inovação, a TI voltou todas as suas atenções para essa questão, pois a intenção é multiplicar as oportunidades de compartilhamento e disseminação da informação.
Esse cenário de transmissão ao vivo de dados é a grande tendência do momento, sendo que há grandes apostas por parte de investidores que impulsionam a indústria tecnológica. É a chegada do Live Streaming, que promete encurtar distâncias, aproximar pessoas e melhorar o acesso à informação.
Considerada a grande tendência de compartilhamento de vídeos, o Live Streaming é uma ferramenta que oferece à pessoa a possibilidade de acompanhar ao vivo um determinado evento via Internet, independente da localização geográfica onde o evento acontece. Basta apenas um dispositivo conectado para que a pessoa possa usufruir dessa nova tecnologia.
Mas como as empresas podem se beneficiar dessa ferramenta?
Algumas corporações com departamentos específicos na área já estão criando suas plataformas de acesso cotidiano e de grande alcance, como por exemplo, o Facebook e o Twitter. O importante é a disseminação da informação de forma rápida, segura e eficiente.
Outras empresas também estão investindo na transmissão de conteúdos pela internet com a tecnologia: o site Twitch.tv, por exemplo, uma plataforma de streaming de jogos online, tem cerca de 50 milhões de acessos por mês. Todos os internautas podem acompanhar em tempo real os jogos disponibilizados no site, além de comentar via chat ou até mesmo conversar com o jogador da vez. Universidades também estão adotando esse sistema de transmissão ao vivo de vídeo em seus cursos à distância. Assim, não importa onde o aluno esteja, ele pode participar da aula no dia e horário marcado, basta ter acesso à internet.
Empresas com filiais em outras cidades também fazem da transmissão de vídeo em tempo real um aliado no dia a dia. Com isso, todos os envolvidos podem participar de reuniões em tempo real sem ter que se deslocar até a matriz para ter acesso ao conteúdo. É a tecnologia a favor de todos.
Enfim, o Live Streaming oferece uma infinidade de possibilidades aos seus usuários. É preciso que cada empresa faça reuniões com seu departamento de TI e a partir desse momento trace um plano de ação para investir nessa ferramenta audiovisual. Quem não tiver o Live Streaming em seu planejamento já começa a ficar estacionado.
Seguindo os passos desse desenvolvimento, outras empresas, como os canais e plataformas de música e trilhas também deverão ganhar impulso. Spotify, Rdio, Deezer e Grooveshark, por exemplo, engrossam o portfólio das companhias que vão investir nessa fatia de mercado que não pára de crescer. Afinal, em um mercado tão competitivo é preciso agir com rapidez.
Mas, como toda evolução e revolução tecnológica não são baseadas apenas em fatos positivos, o Live Streaming também possui alguns entraves. De acordo com alguns especialistas, o principal obstáculo para o desenvolvimento do setor são velocidade e volume. Isso porque o conteúdo audiovisual é muito mais pesado do que texto ou qualquer outro formato. Por outro lado, as pessoas querem ter acesso rápido e manter a qualidade máxima do material. Um vídeo que não roda é descartado imediatamente.
Escreva seu comentário