BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Inteligência Artificial e IoT – Separadas são importantes. Juntas são imbatíveis

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias de alto crescimento que atualmente mais atrai a atenção. E, segundo os especialistas, possui uma enorme capacidade de potencializar resultados. 

Por Waldir Saboia, diretor de Data, AI e IoT na TD SYNNEX América Latina.

Já a Internet das Coisas (IoT) está presente em um número cada vez maior de segmentos, entre os quais nas Cidades Inteligentes, monitorando e gerenciando recursos urbanos como tráfego, iluminação e qualidade do ar; na Agricultura de Precisão, melhorando a eficiência e a produtividade por meio do controle de parâmetros ambientais como umidade do solo, temperatura e níveis de nutrientes; e também na Indústria 4.0, onde a IoT é empregada em automação e otimização de processos industriais, conectando máquinas, sensores e sistemas de controle. Ela aprimora a eficiência, a qualidade e a segurança, identificando padrões e anomalias nos dados, tornando assim possível a detecção precoce de falhas e introduzindo proatividade aos processos de manutenção. 

Estes são apenas exemplos de aplicações de IoT e é fácil imaginar como elas podem ter seus resultados potencializados por meio da sinergia com a IA. Os dados coletados são analisados em tempo real, otimizando processos, aprimorando a eficiência, reduzindo a margem de erros e aumentando a produtividade. A IA também permite a automação avançada de tarefas e processos em dispositivos IoT, viabilizando a execução de ações sem a necessidade de intervenção humana. Desta forma é possível personalizar as experiências dos clientes; acelerar processos de Pesquisa e Desenvolvimento e gerar novos modelos de negócios. 

Para os parceiros de negócio, o cenário criado por esta associação entre Inteligência Artificial e IoT representa uma oportunidade excepcional para a geração de novas receitas, por meio da entrega de soluções integradas capazes de responder às necessidades específicas de cada cliente final. 

Todavia, em função da diversidade de aplicações possíveis e do número cada vez maior de fabricantes, o parceiro de negócio pode vir a precisar de um apoio para selecionar as aplicações e, também, para definir onde vai se especializar, lembrando que não existe um único fabricante que cubra todas as áreas. 

Para transformar em receita as muitas oportunidades de negócios que o mercado oferece, o distribuidor tem um papel decisivo no apoio ao parceiro de negócio, com a oferta de um portfólio abrangente e qualificado que garante a disponibilidade das soluções, mas também com o suporte de pré-vendas para auxiliar no desenho e na qualificação das oportunidades.  

Sim, a qualificação das oportunidades é uma das atividades mais importantes no processo da venda, pois, se bem realizada, permite ao parceiro focar nas negociações que realmente são de seu interesse. 

Preços competitivos e suporte comercial, aliados a um apoio técnico robusto, programas de treinamento consistentes e facilidade de acesso a linhas de financiamento, também são itens decisivos na construção de uma sólida relação Distribuidor - Parceiro de Negócio. 

Os parceiros, por sua vez, precisam estar atentos a este universo em constante evolução, aprofundando seus conhecimentos e se especializando nos nichos em que atuam para, ao entender melhor o cliente final e suas demandas, entregar a melhor solução no menor prazo e a um custo competitivo. Ir além da simples oferta de produtos, desenvolvendo serviços e estabelecendo parcerias estratégicas com outros provedores de soluções complementares, pode produzir resultados expressivos. 

Em 2022, o IDC estimou que o mercado de IoT no Brasil movimentaria algo em torno de US$ 1,6 bi (*) incluindo serviços e que a IA geraria outros US$ 504 mi (*).  

São evidentes as possibilidades geradas pela combinação de Inteligência Artificial e IoT e é certo que os clientes finais estão buscando formas de utilização destas tecnologias. Este é o momento de estreitar a relação distribuidor - parceiro para transformar em receita as múltiplas oportunidades de negócio existentes por meio da entrega das soluções que resolvam os imensos desafios enfrentados pelos clientes finais. 

Outro ponto importante é que dificilmente estes mesmos clientes finais terão todas as capacidades necessárias para entender os problemas de negócio e propor soluções adequadas para si próprios. É justamente aí que está a grande oportunidade para os parceiros de negócio que estejam alinhados com as novas tecnologias, que saibam buscar as parcerias adequadas, que se apoiem em distribuidores que possam suportá-los durante todas as fases da venda e entendam as necessidades de seus clientes finais. 

Parceiros que realmente estão próximos aos clientes finais, conhecem as tecnologias (ou sabem quem conhece) e agregam valor aos negócios de seus clientes certamente terão um futuro garantido. 

Boas vendas! 

* IDC:  https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prLA49041022  

*Artigo publicado na Partner Sales em 12 de julho de 2023. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TD SYNNEX reconhecida pela NVIDIA como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas

 

FREMONT, Calif. & CLEARWATER, Fla. XXX -- A TD SYNNEX (NYSE: SNX) anuncia que foi escolhida pela NVIDIA Partner Network(NPN) como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas. 

TD SYNNEX Cloud Labs acelera comercialização de produtos para nuvem

Ambientes virtualizados oferecem flexibilidade, escalabilidade e economiapara demonstrações PoC baseadas em nuvem.

4 pilares necessários para um eficiente refinamento de dados

Muito se tem falado sobre a importância de transformar dados em informações a serem utilizadas pelos executivos das empresas em seus processos de tomada de decisão.