Profissionais dispostos a ampliarem suas habilidades e trabalharem de forma multidisciplinar dentro da corporação vão conseguir se destacar no mercado.
Na maioria das organizações, a área de TI tem se tornado parte essencial das estratégias de negócio. O cenário se transformou e, junto dele, os profissionais também tiveram que se aprimorar. Se anteriormente eles lidavam apenas com questões tecnológicas, hoje, enfrentam o desafio de realizar a gestão e contribuir para os resultados dos negócios.
A gestão de TI tornou-se uma área extremamente relevante devido a necessidade de lidar e administrar tecnologias, como Big Data, automação, Cloud Computing e a mobilidade para garantir a melhoria da produtividade dos funcionários e eficiência de processos. Por isso, é essencial que os profissionais de TI busquem formas de aprimorar suas carreiras e investir em habilidades de gerenciamento.
Para se tornar um gerente de tecnologia da informação, o profissional será responsável por diversas funções na empresa, que podem mudar conforme o tamanho e segmento da corporação. O gerente pode assumir a função de prover sistemas e tecnologias para otimizar a gestão, ajudar a definir estratégias, ideias, inovações, e criar novos formatos de negócios.
Em seu dia a dia ele irá executar tarefas como:
- Administrar a infraestrutura física e lógica;
- Definir regras de utilização dos sistemas;
- Gerenciar os recursos humanos que envolvem a área de TI;
- Acompanhar e definir rotina dos colaboradores;
- Controlar os serviços de sistemas operacionais e de banco de dados;
- Estudar e buscar reduzir os impactos sociais, econômicos e ambientais da TI na empresa.
Assim, para trabalhar na gestão estratégica da informação e processos, o gestor de TI deve estar preparado para atuar em todas as áreas da empresa. Por isso, aqueles profissionais que conseguem demonstrar capacidade para preencher a lacuna existente entre executar tarefas tecnológicas e comerciais ao mesmo tempo são cada vez mais valorizados.
Apesar disso, muitos especialistas enfrentam desafios para realizar essa transição em suas carreiras. Para lidar com os empecilhos e avançarem na área é necessário investir em algumas habilidades. Confira algumas dicas para colocar em prática:
Pense estrategicamente
Você deve pensar não apenas em sua área, mas enxergar a empresa como um todo. Líderes de gestão eficazes conseguem inspirar equipes a terem alto desempenho e a focar nas metas do negócio, e não apenas naquelas relacionadas à tecnologia. Eles gerenciam projetos que respondem às necessidades da organização e tendências do mercado de forma antecipada. Além disso, ajudam a atingir vantagem competitiva por meio da infraestrutura de TI da empresa e dos produtos geradores de receita.
Aperfeiçoar habilidades pessoais
É vital para o profissional possuir habilidades pessoais para ter dinâmica e conseguir lidar com os funcionários. Isso significa compreender a cultura da corporação, saber motivar as equipes, saber lidar com conflitos, dar feedbacks que ajudem colaboradores a atingirem suas metas, entre outros. Líderes de gestão com habilidades pessoais fortes conseguem se comunicar melhor, influenciar positivamente sua equipe e contribuir com seu sucesso.
Ajustar a tomada de decisões
Muitas vezes, é necessário que o profissional de gestão tome decisões eficazes sem conhecimento total da situação. Por isso, é necessário aprender a lidar com informações incompletas ou conflitantes para conseguir integrar informações de várias fontes e, ainda assim, chegar às melhores decisões em tempo hábil. Além disso, devem aprender a não deixar suas opiniões pessoais influenciarem a tomada de decisões.
Ter uma perspectiva ampla
É necessário pensar globalmente para conseguir se adaptar às constantes mudanças enfrentadas pelo mercado de tecnologia e o aumento da concorrência entre as empresas. O gerente de TI deve estar atento às transformações digitais e inovações do mercado para conseguir liderar suas equipes e não deixar a empresa se tornar obsoleta.
As inovações no mercado tecnológico estão afetando cada vez mais as formações tradicionais dos cargos dentro das empresas. Os profissionais que conseguirem expandir perspectivas e ir além de seus conhecimentos serão capazes de acelerar suas carreiras e impulsionar os negócios corporativos.
Escreva seu comentário