Ao usar vários provedores de nuvem, é possível que surjam alguns problemas.
De acordo com um estudo realizado pela Crisp Research, cada dia mais empresas estão usando a Computação em Nuvem. Cerca de 80% delas afirmam que já usam a Computação em Nuvem ou estão se preparando para implementá-la.
Quase 62% estão se concentrando em uma combinação de nuvens públicas e privadas de diferentes provedores - o chamado ambiente multinuvem (Multicloud).
Esse dado mostra que a maioria das empresas chegou a entender que a Computação em Nuvem é a base necessária para a transformação digital e logo ela se tornará um pilar essencial para as estratégias de TI.
De acordo com a pesquisa, 41% dos orçamentos de TI de hoje fluem para a construção de uma infraestrutura de nuvem moderna e flexível em termos de custos - especialmente uma para várias nuvens. Até 2020, o uso de nuvens exclusivamente públicas diminuirá em 50%. Porém, isso não significa que não haverá alguns obstáculos ao longo do caminho.
Devido à sua flexibilidade em custo e operação, a Computação em Nuvem está se tornando mais relevante. É surpreendente que diferentes divisões ou departamentos das empresas pesquisadas tenham expectativas altas para a transformação digital.
Qual parceiro ideal para a nuvem múltipla?
Para as empresas pesquisadas, um provedor de serviços gerenciados (MSP) é o contato mais importante para planejar e avaliar a estratégia de várias nuvens. As empresas geralmente não se vêem em uma posição em que possam comandar operações multinuvem sozinhas. Os provedores de serviços estarão assumindo uma parte da responsabilidade de operar, orquestrar e otimizar a infraestrutura da empresa.
As empresas têm muito trabalho de reconstrução pela frente nos próximos anos. Eles estão construindo a base técnica para a transformação digital em sua organização. Este é um primeiro passo importante para a competitividade na era digital que se aproxima.
Muitas empresas se vêem confrontadas com três desafios principais: econômico, organizacional e técnico. Vamos ver como eles funcionam na prática:
Desafios organizacionais
O Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR) já está afetando muitas empresas. As novas leis são apoiadas por altas penalidades monetárias para as empresas que não aderem a elas. As empresas têm que temer pagar multas de até 4% de seu faturamento global anual ou 20 milhões de euros por violações do GDPR.
Não é de admirar que quase metade (47%) dos tomadores de decisão em empresas de médio porte, segurança de dados, conformidade e gerenciamento de identidade e acesso (IAM) sejam os maiores desafios organizacionais quando se trata de executar uma nuvem múltipla..
Quase 40% dos entrevistados vêem um dos maiores obstáculos, como interromper a TI ilícita e o uso não autorizado. E quase um terço de todos os tomadores de decisão percebe uma necessidade cada vez maior de a equipe de suporte de TI manter o sistema funcionando sem interrupções.
Em tempos de nuvem, as empresas se vêem diante de múltiplos desafios. Uma estratégia Multicloud torna as empresas de médio porte mais ágeis e aptas para o futuro. As empresas que tentam enfrentar os desafios sem a ajuda profissional dos provedores de serviços gerenciados logo atingirão seus limites.
Desafios técnicos
Desde a execução de estruturas locais no porão da empresa até ambientes de hospedagem em provedores de serviços externos: na era digital, as empresas tradicionais muitas vezes lutam com ambientes de TI historicamente desenvolvidos.
Esses ambientes geralmente são difíceis de combinar com a nuvem. Para empresas com estruturas muito tradicionais, a transformação é muito mais difícil. Por essa razão, 42% dos tomadores de decisão identificam a migração dos sistemas existentes como o maior desafio técnico ao implementar a estratégia de múltiplas nuvens.
Desafios econômicos
O controle dos custos é mais um motivador da abordagem Multicloud: com vários serviços e plataformas à sua disposição, é possível escolher aqueles que melhor equilibram seu orçamento de forma contínua, ou assim continua o raciocínio.
Tal como acontece com outras vantagens potenciais, como a redundância, os problemas surgem quando você os considera algo normal ou como algo que acontecerá quase que automaticamente, sem uma supervisão cuidadosa sobre você e a parte de sua equipe.
A expansão da nuvem é outro problema para prever e prevenir. A nuvem múltipla cria estoque - é fácil ativar serviços em nuvem que você pode facilmente acabar com excesso de estoque.
A expansão da nuvem é uma coisa real, e os custos associados a cada serviço podem sair rapidamente do controle. Para isso não acontecer, é preciso analisar e rastrear gastos na nuvem, relacioná-los a projetos e desenvolvedores e entender os padrões de consumo esperados para garantir que os recursos sejam provisionados economicamente.
Governança e conformidade de dados
A jurisdição de dados impulsiona a migração de algumas organizações para uma estratégia Multicloud: com várias nuvens e Data Centers em várias regiões geográficas, você pode obter flexibilidade e conformidade.
Isso não acontece automaticamente. Um dos maiores desafios é entender onde, exatamente, seus dados residem fisicamente. Mover aplicativos para a nuvem não elimina a necessidade de atender a certos requisitos de controle de dados e em um ambiente com várias nuvens, pode ser mais fácil cometer um erro e não perceber que um aplicativo específico está sendo executado em um ambiente não aprovado.
Escreva seu comentário