Cada modelo de Nuvem traz suas vantagens e desvantagens.
As empresas e os consumidores estão cada vez mais dependentes de soluções de armazenamento baseadas em nuvem, em vez de hardware de armazenamento local.
A Computação em Nuvem retira o software e os dados do servidor local e os coloca em um ambiente seguro em um servidor de propriedade, operado e mantido por um provedor terceirizado.
Certamente, sua empresa e seu cliente já estão usando pelo menos alguns aplicativos hospedados na Nuvem, como por exemplo o pacote Office 365 da Microsoft. Todos os principais aplicativos de produtividade do Google - incluindo o Google Drive e o Google Docs, e até mesmo mídias sociais como o YouTube e o Facebook, são baseados em Nuvem.
Mas será que a Nuvem é ideal para o seu negócio? Veja o que considerar:
1. Capacidades de TI
Talvez você tenha uma equipe dedicada de TI encarregada da responsabilidade de manter seus sistemas e softwares funcionando. Se os arquivos de seu cliente estão no limite de armazenamento, uma solução pode ser migrar para a Nuvem. Nela, você pode permitir que a equipe de TI do provedor cuide da manutenção de rotina.
2. Capacidades colaborativas
Um dos principais benefícios da Computação em Nuvem é que ela incentiva a colaboração real. Como os dados e aplicativos são hospedados centralmente e acessíveis pela Internet, toda a equipe da sua empresa pode acessar e trabalhar com os mesmos dados em qualquer lugar.
3. Custo-efetividade da Nuvem
Em muitos casos, essa mudança acaba sendo mais rentável a longo prazo. Menos dinheiro é gasto na manutenção de hardware e infraestrutura, licenças de software tendem a ser mais baratas e os serviços baseados em assinatura permitem que os clientes comprem apenas o que precisam.
E quais são os tipos de Nuvem?
Nuvem pública
O modelo de Nuvem pública permite que os usuários utilizem o software hospedado e gerenciado por terceiros e acessado pela Internet, como o Google Drive. Ao permitir que terceiros hospedem e gerenciem vários aspectos da computação, as empresas podem escalar mais rapidamente e economizar dinheiro em configuração e gerenciamento.
Além disso, o software que utiliza o modelo de nuvem pública pode ser acessado pelo público em geral, já que não há necessidade de data centers internos. Esta é uma mudança significativa em relação à norma anterior de data centers no local, que deve ser construída e gerenciada por empresas individuais e instalação de software necessária para cada peça individual de hardware.
Vantagens da Nuvem pública:
- Hospedado e gerenciado por terceiros, o que economiza dinheiro em data centers e mão-de-obra internos;
- Pode ser acessado pelo público em geral;
- Permite escalonamento mais rápido e eficiente;
- Possibilidade de atender aos requisitos de segurança por meio da negociação de fornecedores.
Contras da nuvem pública:
- Ao terceirizar a hospedagem e o gerenciamento de seus dados, os usuários estão terceirizando a segurança também
- Padrões de segurança padrão podem não se alinhar perfeitamente com as necessidades do cliente
- Se um host de terceiros tiver uma interrupção de serviço, todos os assinantes não poderão acessar seu conteúdo
O modelo de Nuvem pública é perfeito para usuários e empresas que buscam acessar dados a qualquer hora, em qualquer lugar. No entanto, para informações confidenciais, a Nuvem pública pode deixar os usuários muito expostos, por isso é primordial conhecer o serviço e como a segurança está sendo oferecida nele.
Nuvem privada
A infraestrutura de Nuvem privada pode ser hospedada em centros de dados no local ou por terceiros, mas é gerenciada e acessível apenas à empresa. As empresas podem adaptar a infraestrutura de Nuvem privada para atender às necessidades exclusivas das empresas, especificamente as necessidades de segurança e privacidade.
Ao contrário do modelo de Nuvem pública, as Nuvens privadas não devem ser vendidas “como serviço”, mas sim construídas e gerenciadas por cada empresa individual, semelhante a uma unidade local ou compartilhada.
Vantagens da Nuvem privada:
- O acesso é limitado a funcionários e / ou terceiros autorizados, garantindo maior segurança dos dados;
- Gerenciado por empresas individuais, permitindo medidas personalizadas de segurança de dados;
- Benefícios de computação da Nuvem pública, com mais segurança de dados.
Contras da Nuvem privada:
- Aumento de custos devido a equipamentos, software e equipe para gerenciar a infraestrutura;
- Leva mais tempo ao adotar inicialmente uma infraestrutura de nuvem privada para configurar e operacionalizar seu gerenciamento.
O modelo de privado oferece um nível de segurança de dados que os modelos público e híbrido não podem, mas com um preço mais alto. O público em geral e as pequenas empresas podem não conseguir arcar com os custos de uma infraestrutura privada e, por sua vez, podem estar dispostos a enfrentar os possíveis riscos de segurança dos outros dois modelos.
Nuvem híbrida
É uma mistura de implementações da pública e da privada, operando como entidades separadas, com a capacidade de gerenciá-las como uma só. Ela se refere ao provisionamento, uso e gerenciamento coordenados de serviços baseados em políticas em uma mistura de serviços em nuvem internos e externos.
Você pode pensar na Nuvem híbrida como a conexão de um serviço de nuvem pública ao seu Data Center privado, com o ingrediente secreto sendo a solução de gerenciamento, mesclando ambos efetivamente.
Independente da escolha do seu cliente, é essencial que você, como um canal de TI, saiba instruí-lo para as suas necessidades, dependendo do tamanho e perfil do seu público. A Westcon está ao seu lado para ajudar em projetos de ponta a ponta, com o melhor suporte e fabricantes preparados para todas as demandas.
Escreva seu comentário