BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Everything as a Service: o que é e quais elementos fazem parte deste conceito?

O XaaS se tornou uma solução que está se popularizando, pois mudou a forma como as empresas consomem tecnologia.

 

Revoluções tecnológicas sempre trazem novos conceitos, novas siglas e novas funcionalidades. Não é diferente quando falamos sobre Everything as a Service, ou melhor, Tudo como um Serviço (XaaS). Para quem ainda não está familiarizado, é um termo de Computação em Nuvem, que se refere à entrega de qualquer coisa como um serviço.

Ele reconhece o grande número de produtos, ferramentas e tecnologias que os fornecedores agora oferecem aos usuários como um serviço em uma rede - geralmente a Internet - em vez de fornecer localmente ou no local dentro de uma empresa.

O XaaS se tornou uma solução que está se popularizando, pois mudou a forma como as empresas consomem tecnologia. Proporcionou reduções no custo de manutenção e na gestão de softwares das corporações.


Exemplos de XaaS


Existem inúmeros exemplos de XaaS, mas os mais comuns abrangem os três modelos gerais de Computação em Nuvem: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

  • O SaaS fornece uma ampla variedade de aplicativos de software, como o Google Apps, o Microsoft Office 365 e o Salesforce, aos usuários;

  • As ofertas de PaaS, como o Amazon Web Services (AWS), o Elastic Beanstalk, o Heroku, o Force.com, o Google App Engine e o Apache Stratos, geralmente fornecem máquinas virtuais pré-configuradas (VMs) e outros recursos para desenvolvimento e teste de aplicativos;

  • O IaaS permite que as organizações implantem e configurem máquinas virtuais hospedadas no data center de um fornecedor e gerenciem essas VMs remotamente. Os serviços de IaaS incluem o Microsoft Azure, o Google Compute Engine e o AWS Elastic Compute Cloud.


Outro exemplo é enquanto o banco de dados como serviço (DBaaS) fornece acesso a uma plataforma de banco de dados por meio da nuvem. Os provedores de nuvem pública, como o AWS e o Azure, têm ofertas de DBaaS.


Modelos de serviço em nuvem

Malware como Serviço (MaaS) usa a nuvem pública para ajudar as organizações a se protegerem contra ataques comuns, como ransomware e DDoS (Distributed Denial of Service, ou negação de serviço distribuído). O VMware AppDefense é um exemplo emergente de MaaS.

Outros exemplos de XaaS incluem a Recuperação de desastres como serviço (DRaaS), Comunicações como serviço (CaaS) e Rede como serviço (NaaS).


Prós e contras do XaaS

 

Benefícios

As organizações geralmente escolhem o XaaS porque o modelo como serviço pode reduzir custos e simplificar as implantações de TI. Com cada serviço de nuvem adicional, uma organização pode lançar partes de sua infraestrutura de TI interna, levando a menos servidores, discos rígidos, comutadores de rede, implementações de software e muito mais.

Menos TI local significa menos sobrecarga física: como espaço de equipamento, energia e refrigeração. Isso se traduz em reduções na equipe de TI e no combate a incêndio, ou permite que a equipe de TI se concentre em projetos de valor agregado mais importantes para os negócios.


Mais alguns benefícios:

  • Flexibilidade. Isso também inclui escalabilidade mais fácil.

  • A manutenção é feita pelo provedor. Isso libera os recursos do cliente e permite que eles se concentrem no que fazem melhor.

  • Fácil acesso a novas tecnologias (que estão sendo desenvolvidas rapidamente).

  • Novos serviços empresariais podem ser lançados rapidamente (pense semanas em vez de meses).

  • Permite respostas rápidas à evolução do mercado. Com disponibilidade constante de recursos, dados e outros serviços por meio do XaaS, as empresas podem responder de maneira mais rápida a qualquer mudança no ambiente de negócios e obter melhores resultados.


Apesar de seus benefícios, as ofertas XaaS às vezes enfrentam problemas de resiliência e confiabilidade da Internet. Algumas empresas também querem mais visibilidade do ambiente e da infraestrutura do provedor de serviços para que possam avaliar melhor a integridade dos serviços e assumir um papel mais proativo.

Além disso, um provedor de serviços que sai do negócio é adquirido, descontinua um determinado serviço ou altera seu roteiro de recursos, o que pode ter um impacto profundo nos usuários do XaaS.


O futuro do XaaS

A combinação de Computação em Nuvem e acesso global à internet banda larga fornece um ambiente fértil para o crescimento de XaaS.

Algumas organizações tentaram adotar o XaaS por questões de segurança, conformidade e governança corporativa. Porém, os provedores de serviços abordam cada vez mais essas preocupações, permitindo que as organizações tragam cargas de trabalho adicionais para a Nuvem.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!