Os modelos de negócios se transformaram em digitais e, para acompanhar esse processo, a contratação de um profissional especializado pode ser essencial.
A tecnologia já faz parte da maioria dos processos corporativos, criando um novo contexto em que os negócios passam a ser digitais. Essa transição para a transformação digitaltem permitido que as empresas usem intensamente tecnologias inovadoras capazes de personalizar o relacionamento com os clientes, gerando grandes vantagens competitivas.
Com a sociedade cada dia mais conectada, as empresas passaram a explorar esse potencial de engajamento para chegar até os consumidores,criando novos serviços e processos tecnológicos. Junto a esse novo modelo, a necessidade de novos cargos ligados ao ambiente digital também surgiram. Assim novas profissões, como o CDO (Chief Digital Officer) começaram a se tornar essenciais nas empresas.
O Chief Digital Officer ou, em português, diretor digital é responsável por tornar os negócios mais lucrativos por meio da criação de novas estratégias para transformar as empresas em digitais. Ele fica focado nas tendências da Terceira Plataforma, como mobilidade, cloud computing, big data e Internet das Coisas (IoT).
Seu desafio é extrair o melhor dessas novas tecnologias para sua empresa e integrar processos existentes, criando produtos e serviços que agreguem valor aos negócios. Por exemplo, o funcionário que desempenhar esse papel, deverá explorar as principais vantagens da Nuvem e definir quais soluções como serviço, infraestrutura (IaaS), software (saaS) e plataforma (PaaS) nas modalidades, pública, privada e híbrida será a melhor estratégia para suportar as iniciativas da transformação digital em sua companhia.
No Brasil, muitas empresas ainda não contam com os serviços desse profissional e não sabem como decidir se é necessário um papel dedicado a gerenciar esses esforços digitais. Primeiramente, a corporação precisa levar em conta em qual nível ela está na adoção das novas tecnologias, muitas empresas, por exemplo, que já nasceram na era digital, não precisam realizar essa transição e, por isso, não precisam de um cargo direcionado a essa tarefa.
Para as organizações que estão no meio do processo e precisam preparar sua equipe para as novas formas de pensar e trabalhar digital, a presença de um líder para direcionar o processo pode ser essencial.
Por isso é fundamental definir algumas perguntas importantes sobre o papel que o profissional deverá desempenhar para decidir se a empresa está realmente pronta para implementar mudanças mais amplas. Confira quais são elas:
- O mercado que seu cliente está inserido está passando pela revolução digital?
- A empresa já possui algum colaborador familiarizado com as novas tecnologias e com um olhar disruptivo?
- A liderança da corporação é preparada para dar suporte a essas transformações?
- Seus clientes são capazes de investir em experimentos digitais e embarcar em uma transformação integrada?
- Eles estão prontos para atender e dar suporte tanto para seu público interno quanto externo durante esse movimento para o digital?
O caminho para a transformação digital é um trajeto que todas as empresas precisam passar para continuarem no mercado. Entretanto, algumas estão mais preparadas do que outras. Saber o momento certo e contar com um time preparado, boa gestão e estruturas flexíveis é essencial para passar pelo processo de forma rápida, tomando as decisões corretas. Por isso, é fundamental que as empresas contem com uma boa equipe de tecnologia e com uma liderança CDO, assim, o movimento será estruturado e eficiente, não causando prejuízos aos negócios.
Escreva seu comentário