BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Deepfake e manipulação digital: tudo o que você precisa saber

Entenda o que é deepfake e quais são os perigos dessa prática de manipulação digital.  

Em uma estratégia para distorcer a percepção da realidade, cada vez mais vídeos e imagens "deepfake" estão se espalhando pela internet.  

À medida que os avanços tecnológicos acontecem, a prática que consiste em usar métodos digitais de manipulação de mídia vão ganhando força na web com vídeos, imagens e áudios altamente realistas que acabam por enganar muitas pessoas.  

Neste conteúdo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é Deepfake?  
  • Quais os perigos da deepfake?  
  • Como identificar quando um vídeo é deepfake? 

Essa tecnologia usa a imagem da pessoa escolhida pelo cibercriminoso para promover discursos muitas vezes desrespeitosos para difamá-la. Em períodos eleitorais, por exemplo, é utilizada como estratégia para prejudicar candidatos e espalhar Fake News.  

Para você entender tudo sobre a deepfake e os impactos da manipulação digital separamos um artigo completo. Continue acompanhando para conferir: 

O que é Deepfake? 

Chamamos de deepfake a prática usada para a criação de vídeos, áudios e imagens falsas muito realistas por meio da Inteligência Artificial (AI) e de deep learning (aprendizagem profunda, em tradução livre).  

O método, em conjunto com essas duas tecnologias, é capaz de criar cenários, frases e discursos que não aconteceram, usando uma pessoa específica como alvo, como políticos e figuras públicas. 

Essas pessoas são os alvos ideias devido a grande quantidade de fotos, vídeos e áudios que estão disponíveis na internet, o que facilita a manipulação de mídia, pois a AI consegue aprender movimentos, expressões, vozes e outras características, ao ser alimentada por esses materiais.  

Isso quer dizer que um deepfake gera vídeos pela AI que foi treinada usando todo esse material.  

Foi o que aconteceu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quando hackers publicaram um vídeo criado por AI em que ele supostamente declarava a paz, pedia para os ucranianos baixarem suas armas e falava em se render à Rússia.  

Além de circular pelas redes sociais, os cibercriminosos também postaram esse conteúdo no site de uma emissora de notícias local. O vídeo, no entanto, era falso e foi removido das plataformas digitais no mesmo dia.  

Conforme as tecnologias vão evoluindo, os conteúdos criados com a finalidade de enganar pessoas na internet têm ficado cada vez mais sofisticados, acendendo um alerta para o que é realmente fake ou verdadeiro.  

Fazer cursos

A seguir, entenda mais sobre os riscos desse recurso tecnológico. 

Quais os perigos da deepfake? 

Um deepfake pode apresentar uma série de riscos, como: 

  • Disseminação de informações falsas; 
  • Difamação de uma figura pública atribuindo-a a uma situação ou discurso negativo;  
  • Exposição desnecessária de pessoas em situações constrangedoras e inusitadas; 
  • Desencadear fraudes e chantagens.

Muitos usuários utilizam essa prática com a finalidade de expor alguém ou difamá-la, fazendo com que outras pessoas acreditem naquela situação ou discurso. 

No Brasil, durante o período eleitoral de 2022, por exemplo, vários vídeos como esses circularam na internet como uma estratégia para mudar votos e difamar candidatos.  

Anos antes, em 2020, segundo relatórios, cerca de 100 mil mulheres foram prejudicadas por esse método. Os hackers usaram a tecnologia deepfake bot para compartilhar nudes falsos, ou seja, as mulheres postavam vídeos na internet e suas roupas eram removidas digitalmente pela AI. 

À medida em que o tempo passa, a preocupação aumenta. Especialmente porque identificar um deepfake vem se tornando uma missão cada vez mais difícil, principalmente para pessoas que não têm conhecimento sobre esse assunto.  

Leia também: 

Sendo assim, como identificar se um vídeo é verdadeiro ou falso? Descubra abaixo. 

Como identificar quando um vídeo é deepfake? 

Embora seja difícil identificar a veracidade de um conteúdo desse nível, existem alguns pontos que devem ser avaliados, como: 

  • Observar se a iluminação está instável; 
  • Acompanhar se os movimentos e expressões estão estranhas ou pouco naturais; 
  • Reparar nos olhos e na boca; 
  • Verificar se os lábios estão mal sincronizados com o áudio; 
  • Identificar se há movimentações bruscas e inconsistências nas cores do vídeo; 
  • Ter atenção aos olhos para ver se existe algo estranho; 
  • Verificar os elementos digitais na imagem; 
  • Reparar se a pessoa do vídeo tem movimentos robotizados; 
  • Pesquisar informações sobre o vídeo em canais confiáveis.  

Como você pôde notar, deepfake está em alta nos últimos anos e dependendo da sofisticação do material nem sempre é fácil identificar se ele é falso ou verdadeiro. O ideal é sempre desconfiar dos elementos digitais, da maneira como a pessoa se movimenta no vídeo e de todos os outros aspectos que compõem a imagem.  

Algumas produções, de baixa qualidade, são mais fáceis de identificar quando se trata de um deepfake. Canais de humor, por exemplo, costumam usar essa tecnologia com o propósito de criar conteúdos engraçados, imitando artistas e os colocando em outro corpo, por exemplo.  

Por último, caso tenha dúvidas, a dica é sempre assistir repetidamente o vídeo e com bastante atenção para identificar possíveis falhas. Fazer uma pesquisa rápida para conferir se jornais e outros meios confiáveis estão falando sobre o assunto também é fundamental para não cair em Fake News.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!