BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que a Inteligência Artificial é essencial para a cibersegurança moderna?

Os ciberataques estão cada vez mais complexos e a Inteligência Artificial é uma importante ferramenta para aprimorar a segurança das informações das empresas.



Diante de toda a evolução da tecnologia, a segurança cibernética deve ser o assunto principal discutido pelas empresas. Atualmente, a Inteligência Artificial, ou IA, tornou-se uma aliada no combate de ataques cibernéticos.

Isso porque a IA, junto com as plataformas de Machine Learning, pode se transformar em uma ferramenta poderosa para evitar o roubo de dados e informações particulares.

O que a Inteligência Artificial pode oferecer para a cibersegurança?

Com o auxílio da IA é possível analisar rapidamente situações e comportamentos, detectando ameaças antes mesmo delas ocorrerem, sendo capaz de processar dados e criar previsões muito mais rápido que um ser humano, fazendo com que a empresa ganhe tempo e dinheiro. Ela também tem capacidade de tomar decisões racionais dentro de ambientes de dados complexos. 

A implementação da Inteligência Artificial na sua empresa fornece uma detecção muito melhor de potenciais riscos cibernéticos, além de outras vantagens como:

  • Detectar novas ameaças

Utilizando algoritmos sofisticados, os sistemas de IA vêm sendo treinados para identificar malware, executar reconhecimentos padrões e detectar comportamentos suspeitos antes de malwares ou ransomwares entrarem no sistema.

  • Luta contra bots

Os bots são perigosos e, infelizmente, estão presentes em grande parte do tráfego da Internet. 

A IA consegue construir uma compreensão completa do tráfego e diferenciar “bots bons” (como rastreadores de mecanismos de busca) e “bots ruins”, analisando uma grande quantidade de dados, permitindo que sua equipe de cibersegurança repense e adapte uma estratégia com um cenário alterado.

  • Previsão de risco e violação

Os sistemas com Inteligência Artificial podem ajudar a determinar o inventário de ativos de TI, detalhando todos os dispositivos, usuários e aplicativos com diferentes níveis de acesso a diferentes sistemas.

Além disso, sistemas baseados em IA podem prever como e onde você está predisposto a ter comprometimentos. Assim, você consegue planejar e alocar recursos para áreas específicas com indício de vulnerabilidades.

  • Melhoria na proteção de endpoint.

É certo que antivírus e VPNs podem auxiliar contra os ataques remotos de malwares e ransomwares, porém, muitas vezes, eles só funcionam após assinaturas. Isso significa que, para manter-se protegido contra as ameaças, é necessário manter-se atualizado com as regras de assinatura.

Já a proteção IA faz uma abordagem diferente, estabelecendo uma linha de base de comportamento para o endpoint por meio de um processo capaz de sinalizar e agir, enviando uma notificação para um técnico ou, até mesmo, revertendo sua condição para um estado seguro após o ataque. Essa opção fornece proteção proativa contra ameaças ao invés de esperar por atualizações de assinaturas.

Inscreva-se grátis!

Qual o papel da IA no futuro da cibersegurança?

Um relatório realizado pelo Instituto de Pesquisa Capgemini sugere que fortalecer as defesas da segurança cibernética com Inteligência Artificial é um assunto urgente para ser resolvido nas empresas modernas, isso porque alguns cibercriminosos já estão utilizando a tecnologia IA para executar ataques cibernéticos. 

Alguns dados do relatório apontam que:

  • 3 em cada 4 executivos dizem que a IA permite que sua organização responda às violações de modo mais rápido;
  • 69% das empresas acham que a IA é necessária para responder ciberataques;
  • 3 em cada 5 empresas dizem que o uso da IA melhora a precisão e a eficiência dos analistas cibernéticos.

Sendo assim, acredita-se que a IA e a ML desempenharão um papel importante em diversos setores em um futuro não muito distante. Com o auxílio dessas ferramentas na cibersegurança, as organizações estão mais protegidas, mas, ainda assim, atentas aos ataques cibernéticos avançados, contando com a união da tecnologia com a força de trabalho humana.

E, à medida que as redes se tornam maiores e os dados mais complexos, a IA fornece melhores soluções para as necessidades da cibersegurança das empresas, tornando-se uma aliada inevitável para a segurança cibernética moderna.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho?

Descubra quais são as próximas tendências de AI para implementar no seu negócio! 

O que são dados sintéticos e qual a importância para uma estratégia de AI?

Descubra como os dados sintéticos se mostraram eficientes para múltiplas estratégias de AI corporativas: 

O que é AIOps e como a solução pode ser viável para as empresas?

Descubra quais são as principais características, diferenciais e métodos utilizados pela Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps).