Os ciberataques estão cada vez mais complexos e a Inteligência Artificial é uma importante ferramenta para aprimorar a segurança das informações das empresas.
Diante de toda a evolução da tecnologia, a segurança cibernética deve ser o assunto principal discutido pelas empresas. Atualmente, a Inteligência Artificial, ou IA, tornou-se uma aliada no combate de ataques cibernéticos.
Isso porque a IA, junto com as plataformas de Machine Learning, pode se transformar em uma ferramenta poderosa para evitar o roubo de dados e informações particulares.
O que a Inteligência Artificial pode oferecer para a cibersegurança?
Com o auxílio da IA é possível analisar rapidamente situações e comportamentos, detectando ameaças antes mesmo delas ocorrerem, sendo capaz de processar dados e criar previsões muito mais rápido que um ser humano, fazendo com que a empresa ganhe tempo e dinheiro. Ela também tem capacidade de tomar decisões racionais dentro de ambientes de dados complexos.
A implementação da Inteligência Artificial na sua empresa fornece uma detecção muito melhor de potenciais riscos cibernéticos, além de outras vantagens como:
- Detectar novas ameaças
Utilizando algoritmos sofisticados, os sistemas de IA vêm sendo treinados para identificar malware, executar reconhecimentos padrões e detectar comportamentos suspeitos antes de malwares ou ransomwares entrarem no sistema.
- Luta contra bots
Os bots são perigosos e, infelizmente, estão presentes em grande parte do tráfego da Internet.
A IA consegue construir uma compreensão completa do tráfego e diferenciar “bots bons” (como rastreadores de mecanismos de busca) e “bots ruins”, analisando uma grande quantidade de dados, permitindo que sua equipe de cibersegurança repense e adapte uma estratégia com um cenário alterado.
- Previsão de risco e violação
Os sistemas com Inteligência Artificial podem ajudar a determinar o inventário de ativos de TI, detalhando todos os dispositivos, usuários e aplicativos com diferentes níveis de acesso a diferentes sistemas.
Além disso, sistemas baseados em IA podem prever como e onde você está predisposto a ter comprometimentos. Assim, você consegue planejar e alocar recursos para áreas específicas com indício de vulnerabilidades.
- Melhoria na proteção de endpoint.
É certo que antivírus e VPNs podem auxiliar contra os ataques remotos de malwares e ransomwares, porém, muitas vezes, eles só funcionam após assinaturas. Isso significa que, para manter-se protegido contra as ameaças, é necessário manter-se atualizado com as regras de assinatura.
Já a proteção IA faz uma abordagem diferente, estabelecendo uma linha de base de comportamento para o endpoint por meio de um processo capaz de sinalizar e agir, enviando uma notificação para um técnico ou, até mesmo, revertendo sua condição para um estado seguro após o ataque. Essa opção fornece proteção proativa contra ameaças ao invés de esperar por atualizações de assinaturas.
Qual o papel da IA no futuro da cibersegurança?
Um relatório realizado pelo Instituto de Pesquisa Capgemini sugere que fortalecer as defesas da segurança cibernética com Inteligência Artificial é um assunto urgente para ser resolvido nas empresas modernas, isso porque alguns cibercriminosos já estão utilizando a tecnologia IA para executar ataques cibernéticos.
Alguns dados do relatório apontam que:
- 3 em cada 4 executivos dizem que a IA permite que sua organização responda às violações de modo mais rápido;
- 69% das empresas acham que a IA é necessária para responder ciberataques;
- 3 em cada 5 empresas dizem que o uso da IA melhora a precisão e a eficiência dos analistas cibernéticos.
Sendo assim, acredita-se que a IA e a ML desempenharão um papel importante em diversos setores em um futuro não muito distante. Com o auxílio dessas ferramentas na cibersegurança, as organizações estão mais protegidas, mas, ainda assim, atentas aos ataques cibernéticos avançados, contando com a união da tecnologia com a força de trabalho humana.
E, à medida que as redes se tornam maiores e os dados mais complexos, a IA fornece melhores soluções para as necessidades da cibersegurança das empresas, tornando-se uma aliada inevitável para a segurança cibernética moderna.
Escreva seu comentário