BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Cultura Data Driven: o que é e qual a sua importância para os negócios?

Até 2025, a cultura data driven deve ser essencial para as empresas.  

Com a Transformação Digital acelerando, o número de dados gerados por pessoas e organizações têm crescido em larga escala. Por dia, em todo o mundo, cerca de 5 quintilhões de dados são criados, de acordo com a Cisco 

Acompanhe o conteúdo para ler os seguintes tópicos: 

  • Cultura Data Driven: o que é?  
  • Como adotar a cultura data driven?  
  • Qual a importância da cultura data driven para o mercado?   

Embora a quantidade seja cada vez mais alta, poucas empresas estão usando seus dados operacionais para criar valor e vantagem competitiva. À medida que a coleta de informações aumenta, cresce também a dificuldade de aproveitá-las. 

Menos da metade dos dados estruturados são utilizados ativamente na tomada de decisões e menos de 1% são analisados e aproveitados, segundo a Harvard Business Review. 

O Gartner também identificou que mais de 87% das empresas possuem baixa inteligência de negócios (BI) e maturidade analítica, o que dificulta os processos e torna os dados dispensáveis.  

Leia mais artigos relacionados a dados: 

Uma das melhores maneiras das organizações garantirem que os seus dados sejam utilizados adequadamente é adotando a cultura data driven, uma estratégia que visa auxiliar na tomada de decisões das empresas.   

A seguir, continue acompanhando o conteúdo para entender o que é data driven e porque essa metodologia pode ser crucial para as empresas: 

Cultura Data Driven: o que é? 

A cultura data driven é uma tendência de mercado que ajuda as empresas a transformarem os dados coletados em informações relevantes que podem ser aproveitadas para otimizar processos e auxiliar na tomada de decisões.  

À medida que as organizações implementam essa cultura em seus negócios, elas passam a ser reconhecidas como “empresas orientadas por dados”, uma vez que usam a análise e interpretação dos dados como ponto de partida para iniciar projetos, identificar padrões e tendências, tomar decisões baseadas em fatos confiáveis e proporcionar experiências mais personalizadas.  

Estimativas do Gartner indicam que até 2024, 50% das organizações devem adotar soluções modernas de qualidade de dados para apoiar suas iniciativas de negócios digitais, e 30% devem investir em governança de dados e análises para aumentar o impacto comercial de insights confiáveis e novas eficiências.  

Esses números, portanto, indicam que muitas instituições devem recorrer a cultura data driven para lidar com o desafio de coletar, gerenciar, analisar e interpretar dados. Saiba mais sobre sua adoção: 

Quero me preparar

Como adotar a cultura data driven? 

Para estabelecer essa metodologia, as empresas devem: 

  • Determinar a finalidade de uso das informações; 
  • Investir em tecnologias que possibilitem a coleta, armazenamento e organização de dados; 
  • Entender as dores dos times internos e distribuir os dados que possam ajudar a superá-las; 
  • Promover treinamentos para os colaboradores entenderem a importância dos dados e do seu uso correto. 

Qual a importância da cultura data driven para o mercado?  

Até 2025, a pesquisa do Gartner afirma que cerca de 80% das organizações que buscam escalar os negócios digitais vão falhar por não adotarem uma abordagem moderna para governança de dados e análises.  

Com base nessa questão, entendemos que a cultura data driven vem sendo reconhecida como uma das metodologias mais relevantes para as organizações que querem criar valor de negócio e, ao mesmo tempo, trabalhar efetivamente com dados, os usando como ferramenta principal para a tomada de decisões.  

Se tornar uma empresa orientada por dados é uma boa estratégia para modernizar e alavancar os negócios, compreender melhor o público e otimizar processos com base em informações reais, coletadas com a ajuda de líderes de dados, sistemas e ferramentas inteligentes.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.