BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como o Big Data será impactado pelo 5G nas Smart cities?

O 5G vai mudar de forma considerável e permanente o modo como as casas inteligentes realizam a coleta de dados.

 

Como o Big Data será impactado pelo 5G nas Smart cities?

 

 

Estamos entrando na era das cidades inteligentes — ou smart cities. O que significa que elas não são inteligentes sozinhas. Na verdade, a sua inteligência vem do acesso ao Big Data, que fornece dados para ela. É possível saber de rotas do transporte público até identificar que não há pessoas no ambiente e, automaticamente, apagar as luzes.

Porém, o 5G vai mudar de forma considerável e permanente o modo como as casas inteligentes realizam a coleta de dados. Vamos ver como? Confira!

Velocidade e baixa latência

Duas características das próximas redes 5G que as pessoas mais aguardam são:

  • Sua velocidade muito mais rápida;
  • Sua ausência definitiva de problemas de latência.


Velocidade é palavra de ordem na era digital. De acordo com estimativas, as redes 5G podem oferecer velocidades de até 10 gigabits por segundo, o que permite o equivalente a baixar um filme em um segundo.

A tecnologia 5G torna-se também, uma ponte de dados e Data Centers. Os dados podem ser enviados rapidamente para a Nuvem para que as ações sejam executadas rapidamente por pessoas ou plataformas. Ou seja, o 5G é um divisor de águas em velocidade para empresas, residências e indústrias.

Os responsáveis pelas smart cities poderão obter dados atualizados e tomar medidas imediatas caso seja necessário. Ou simplesmente terão mais controle de tudo o que está acontecendo e podem deixar tudo fluir. Isso será possível pelo aumento da capacidade de receber e reconhecer esses dados relevantes de forma instantânea, o que resultará em uma cidade inteligente bem-sucedida.


Segurança x benefícios

A medida que as redes 5G enviam mais informações para as plataformas de Big Data, a infraestrutura das smart cities podem ficar vulneráveis a hackers. Por isso, investir em segurança é de extrema importância.

Bons exemplos são as cidades de Chicago e Nova York que criaram excelentes infraestruturas com tecnologia de ponta, utilizando os melhores recursos disponíveis. Não importa o tamanho da cidade ou mesmo sua localização, segurança é sempre primordial e deve ser a preocupação essencial.

Afinal, pode ser um estrago bem grande um hacker ter acesso a milhares de dados de uma smart city. Por isso, é preciso que as cidades estejam sempre em alerta e estejam preparadas caso aconteça alguma emergência cibernética. Os responsáveis pelo planejamento urbano já precisam projetar uma estrutura que mantenha as redes 5G e banco de dados bloqueados contra invasores.


Dispositivos conectados à Internet que coletam dados

Em uma cidade inteligente é preciso acesso confiável à internet. Muitas pessoas estão conectadas em diversos dispositivos que têm funções diferentes e entram em diversos locais sem pensar muito. É preciso ter cuidado e imaginar que esses dados podem ser rastreados de alguma forma.

Isso significa um aumento significativo dos pontos de acesso das redes Wi-Fi nas cidades inteligentes, por exemplo. Para isso o 5G requer uso de antenas compactas. Ao descobrir como instalar essas antenas sem transformar uma cidade inteligente em uma monstruosidade, algumas pessoas sugeriram incorporá-las a objetos dentro da cidade, como postes de luz. No entanto, a adaptação de infraestruturas mais antigas pode não ser adequada.

Portanto, 5G e Big Data devem oferecer formas eficazes de fornecer internet para quem precisa. Coletar dados em segurança pública e transporte são formas eficazes para o 5.


Impactos

Como o 5G e suas implicações são problemas recentes, é cedo para saber como o 5G poderá interromper a coleta, armazenamento e processamento de dados para as smart cities.

Sabemos que mudanças vão acontecer e estão bem mais próximas do que imaginamos. E será logo mais quando todos estiverem com dispositivos e smarthphones que funcionem com o 5G.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados