BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como garantir grandes resultados com Small Data?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 5 min

A análise de dados está cada vez mais presente nas estratégias de negócios das empresas. Saiba como esse método pode proporcionar detalhes importantes para as tomadas de decisões.

 

Como garantir grandes resultados com Small Data?

 

 

A quantidade de informações geradas atualmente pelas pessoas e empresas são impressionantes. Esse grande fluxo tem exigido que as corporações utilizem estratégias de análises mais eficientes e modernas para serem capazes de aproveitar esses dados em seus negócios.

Transformar o enorme volume de dados em informações relevantes tem se tornado, cada vez mais, uma premissa indispensável para todas as empresas. Devido a isso, muito se fala sobre o uso de análises de Big Data para otimizar as estratégias já utilizadas e ampliar a visão dos negócios.

O Big Data passou, então, a ser reconhecido pelo seu grande poder de transformação dos negócios. Sua capacidade de coletar, armazenar e processar uma grande quantidade de dados pode gerar vantagem competitiva para as empresas.

Porém, lidar com grandes quantidades de dados não é uma tarefa simples. Muitas empresas acabam se perdendo com o volume de informações geradas, não conseguindo reuni-las de forma efetiva. Dessa forma, não conseguem aplicá-las em seus negócios e acabam gastando desperdiçando dinheiro e recursos.

No entanto, em meio a esse grande volume de dados, há outra poderosa fonte de informação ainda pouco explorada, o Small Data. Ele é uma ótima alternativa para a captação de dados qualitativos e é capaz de garantir grandes resultados para as empresas.

Como seus clientes utilizam os dados gerados por suas empresas? Você já pensou que nem sempre, quantidade significa qualidade? Continue a leitura deste artigo e entenda o significado do conceito Small Data e como ele pode trazer grandes resultados para os negócios.

 

O que é Small Data? 

Small Data é um conceito que se refere a pequenas quantidades de dados captadas em análises. Ele permite que as empresas acessem uma gama de informações importantes, intrínsecas ao universo do Big Data, para uma geração mais efetiva de valor.

Assim, por sua análise ser mais restrita, ele é capaz de reunir dados selecionados e qualificados. O Small Data consegue decifrar dados específicos, que muitas vezes são deixados de lado no Big Data analytics e podem ser cruciais para determinadas tomadas de decisões.

Nesse tipo de análise, os analistas realizam somente uma mineração precisa. Portanto, a empresa e suas equipes devem reunir e analisar quais são as verdadeiras causas e motivos dos problemas que querem solucionar.

 


O Small Data pode ser considerado uma extensão do Big Data. Assim, primeiramente, a empresa realiza uma mineração mais ampla para peneirar enormes faixas de dados. E, em seguida, pode executar a análise de Small Data que é mais restrita e voltada para questões particulares, permitindo uma qualificação dos conteúdos.

Muitos são os benefícios proporcionados às empresas quando sua equipe executa análises de Small Data. Elas passam a ter em mãos informações que respondem a perguntas específicas de seus negócios.

 

Como garantir grandes resultados?

Agora que você já sabe o significado desse termo, é necessário aprender como colocá-lo em prática. Confira a seguir, como funciona esse processo:

 

1. Captação de comportamentos

É necessário entender melhor qual é o contexto dos problemas que a empresa visa resolver. Por isso, o comportamento das pessoas envolvidas na cadeia de negócio é fundamental.

Com o Small Data, a empresa consegue direcionar seu olhar para os detalhes mais relevantes das análises. Assim, é possível conferir os hábitos e características de seus funcionários, otimizando a produção das melhores soluções e resultados de negócio.


2. Redução de riscos

O Small Data é capaz de gerar resultados que conseguem prevenir riscos. Suas análises feitas em dados muito relevantes são capazes de avaliar cenários e prever contextos e tendências.

Dessa forma, a organização consegue saber previamente se futuras ações serão realmente vantajosas e também quais obstáculos estarão no caminho das estratégias e planejamentos.


3. Direcionamento das estratégias de negócios

Ao conseguir informações altamente qualificadas, as empresas conseguem direcionar melhor suas estratégias de negócio.

Como as análises de Small Data se preocupam com os detalhes do problema, é possível realizar uma avaliação minuciosa da questão, detectando os erros até mesmo quando estão em pequenos pontos.

Assim como o Big Data, o Small Data é um componente crucial para as empresas que procuram entender melhor o contexto de seus negócios e conhecer melhor seus clientes e concorrentes. Portanto, é fundamental combinar a expertise desses dois métodos e, assim, aprimorar as estratégias de negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados