Lidar com o grande volume de dados gerados pela sociedade atualmente é um grande desafio para qualquer empresa. Saber como realizar o seu processamento é indispensável.
Para acompanhar o mercado competitivo atual, os dados de uma empresa se tornaram seus principais ativos. Eles podem ser transformados em insights importantes e são capazes de aprimorar as decisões estratégicas da organização.
No entanto, o volume de dados que uma corporação precisa lidar é cada vez maior, além de vir de fontes variadas e não serem estruturados. Isso acaba gerando o grande desafio para as empresas de transformá-los em informações úteis para os seus negócios.
É necessário que todas essas informações sejam processadas para que possam ser utilizadas de forma estratégica. Quer saber como fazer isso de forma eficiente? Então continue a leitura deste post.
O que é processamento de dados?
O processamento de dados consiste em um conjunto de etapas que se inicia no hardware com a entrada de dados, o qual realiza a coleta e a distribuição para o processador. Em seguida o software executa a recepção, análise, tratamento e saída das informações prontas para se transformarem em conhecimento.
Por meio desse processo é possível garantir os fundamentos básicos da informação: integridade, confidencialidade, confiabilidade e disponibilidade, os quais são essenciais para que as empresas consigam utilizá-las para melhorar seus resultados.
Para que o processamento seja feito corretamente, é necessário uma análise efetiva para separar os dados que serão relevantes daqueles que não serão úteis para os negócios.
É nesse momento que as informações de qualidade são classificadas, agrupadas e transformadas em insights importantes.
Há 4 tipos principais de processamento que as empresas podem utilizar. São eles:
1. Batch: nesse tipo de processamento, os dados são transmitidos diretamente ao servidor central da organização. Eles são agrupados em lotes para serem processados em horários predeterminados. Essa opção é muito utilizada em backups.
2. Online: acontece no exato momento em que a ocorrência é registrada. Normalmente, é utilizado em situações com atualização imediata, como transações bancárias.
3. Offline: enquanto isso nessa opção de processamento não há conexão direta entre o terminal e o servidor. Os dados são armazenados em dispositivos temporários sem conexão com a internet até que possam ser transmitidos.
4. Em tempo real: já esse tipo de processamento é imediato e sequenciado de registros. Após as informações serem processadas, mecanismos iniciam um novo registro. Um exemplo desse modelo é o GPS, que vai processando informações do trajeto da pessoa, liberando novas orientações conforme o percurso.
Como fazer o processamento de dados corretamente?
Há diversas ferramentas no mercado para que uma empresa realize o processamento de seus dados corretamente, como as plataformas de software on source. O Hadoop é uma opção capaz de processar grandes volumes de dados.
Por meio desse tipo de software é possível lidar com qualquer tipo de dado, sendo estruturado ou não e realizar diversas tarefas simultaneamente, como tratamento e extração de dados.
Ao utilizar a ferramenta correta, a empresa poderá armazenar seus dados pelo tempo necessário até decidir o que será feito com eles antes mesmo do processamento.
Portanto, é necessário buscar pela ferramenta que tenha a capacidade de atender as necessidades da organização, que seja escalável e processe algoritmos analíticos de Big Data.
Devido ao grande volume de dados manipulados pelas empresas atualmente saber como realizar o processamento é fundamental. Com ferramentas eficientes, é possível gerenciar todas essas informações com alta velocidade e transformá-las em insights importantes para a gestão dos negócios. Dessa forma, a organização consegue se destacar e melhorar seus resultados.
Escreva seu comentário