BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como as smart cities podem ajudar nos negócios das empresas?

Esse conceito traz diversas vantagens para os centros urbanos, como sustentabilidade, segurança e rapidez. Saiba como ele pode auxiliar seus clientes.

 

Como as smart cities podem ajudar nos negócios das empresas?

 

As smart cities, ou cidades inteligentes, em português, são aqueles municípios que se tornaram otimizados pelas recentes inovações tecnológicas. Elas são capazes de utilizar tecnologias avançadas de comunicação e informação para promover um ambiente mais sustentável, facilitando o dia a dia da sociedade.

Em cidades inteligentes é possível utilizar Wi-Fi públicos de alta velocidade, que interligam diversos serviços públicos, como o transporte público, sistemas de iluminação, tráfego, entre outros.

As vantagens desse conceito para as pessoas são grandes, elas passam a contar com serviços mais sustentáveis economicamente, ágeis e práticos, além do acesso facilitado.

Com a transformação digital que as empresas têm vivido hoje, o conceito smart city está cada vez mais presente e pode gerar diversas oportunidades de negócios, além de se beneficiar com as inovações aplicadas pelas organizações.

Seus clientes sabem como aplicar esse conceito em seus negócios? Confira a seguir como ajudá-los nessa missão:


Como as smart cities podem ajudar nos negócios?


As aplicações de inteligência no dia a dia das cidades são capazes de transformar a gestão urbana, mas, além disso, podem ser usadas dentro das empresas.
Na prática, as tecnologias relacionadas a esse conceito auxiliam a gestão e controle dos sistemas empresariais, tornando os negócios mais eficientes e produtivos. Acompanhe:


1. Monitoramento por câmeras e reconhecimento facial

Por meio de um sistema de monitoramento automatizado, utilizados nas smart cities, as empresas podem controlar seus colaboradores. É possível reforçar a segurança interna, com uma rápida identificação de pessoas não autorizadas dentro da empresa.

Além do controle de pessoal, a tecnologia agiliza a verificação de credenciais, conferindo a confiabilidade dos acessos dos usuários aos dados relevantes da empresa. Dessa forma, as operações internas tornam-se muito mais protegidas.


2. Gestão inteligente de recursos

A sustentabilidade é palavra-chave nas cidades inteligentes e também pode ser adotada pelas empresas. Com a automação da gestão de sistemas, é possível ter uma economia de recursos significativa.

Assim, as empresas podem controlar seus recursos, como luz, água, materiais de escritório, equipamentos e outros, além de elaborar planos de economia e de reposição para que eles não faltem, nem sejam desperdiçados.


3. Integração de processos e sistemas

A integração de serviços realizada nas smart cities traz grandes comodidades para a população. Nas empresas, essa unificação pode ser feita entre os diversos sistemas e processos realizados por todos os departamentos.


Muitos gargalos produtivos são causados justamente por cada setor realizar suas tarefas isoladamente, o que pode gerar retrabalhos e contratempos. Desse modo, a integração permite um trabalho colaborativo e mais eficiente.


4. Economia inteligente

Nas cidades inteligentes, diversos sensores coletam informações dos usuários o tempo todo. Assim, as informações de milhares de cidadãos podem ser úteis para otimizar os serviços.

Ao aplicar esse conceito nas empresas, é possível coletar dados capazes de impulsionar a economias e oportunidades de negócios. Ou seja, as empresas podem melhorar sua atuação, focando na experiência de seu time interno e de seus clientes.

Por meio da transformação do ambiente interno em um local altamente digital, integrado e autônomo, empresários e gestores passarão a ter grande conhecimento de usuários. Portanto, o conceito de smart cities ajuda nos negócios e inspira as empresas a adotar constantemente novas tecnologias.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!