Após a popularização da tecnologia no ambiente de trabalho, tornou-se necessário integrar as equipes internas para melhores resultados. Por meio da governança,é possível efetivar essa missão e agregar valor aos negócios.
A tecnologia tem se consolidado no ambiente de trabalho das empresas, deixando de ser apenas uma área de suporte técnico para se tornar parte fundamental nas estratégias dos negócios. Ela é capaz de contribuir ativamente como um grande diferencial na geração de valor para as empresas.
A governança de TI entra nesse cenário justamente para fornecer uma estrutura capaz de alinhar as estratégias de TI com as estratégias de negócio. Ela é um conjunto de práticas, padrões e processos que são estruturados nas empresas com o objetivo de interligar o setor da tecnologia da informação aos planos de negócios.
Ao assegurar a participação da TI e de suas inovações nas estratégias da empresa torna-se possível minimizar riscos e gastos, além de otimizar o desempenho de operações e análises.
Todas as empresas que buscam lidar com seu grande volume de dados de forma aprimorada e com segurança devem apostar na aplicação da governança. Dessa forma, será possível contar com informações íntegras e eficientes para ajudar nas tomadas de decisões importantes para os negócios.
Diversas tecnologias já fazem parte do cotidiano das corporações, como o uso de softwares ERPs e CRMs, além de ferramentas como o Business Intelligence e o Big Data. Todas essas tendências são capazes de gerar vantagens competitivas e agilizar processos.
No entanto, apenas será possível garantir o bom funcionamento de toda a infraestrutura tecnológica com a ajuda do suporte da TI. Para que isso aconteça, a governança de TI realiza a ligação entre os departamentos, permitindo que a equipe de TI compreenda a estratégia do negócio, ao mesmo tempo em que a administração entenda o potencial do setor de tecnologia da empresa.
Assim, a governança garante que o trabalho das duas áreas estejam na mesma direção, seguindo o mesmo propósito. É estabelecido assim, a estruturação e transparência de processos e a adoção de boas práticas de trabalho.
O impacto da governança de TI no resultado dos negócios
Ao contar com uma boa governança, as empresas podem perceber facilmente os impactos em seu desempenho, o que pode significar uma importante vantagem competitiva no mercado.
A aplicação das práticas de governança, como o COBIT e o ITIL, são capazes de agregar valor a curto, médio e longo prazo. O maior entrosamento interno entre as equipes da empresa também é sentido por todos rapidamente, o que melhora o desenvolvimento da maioria dos processos.
Para saber mais como as boas práticas podem auxiliar nos resultados das empresas. É necessário conhecer todos os frameworks de governança. Confira:
- COBIT: Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionada. Trata-se da base de conhecimento com maior reconhecimento e uso no mercado. Tem como finalidade apoiar as empresas na governança e gestão da TI.
Os principais objetivos do COBIT é criar uma linguagem comum entre TI e negócios, além de permitir que a TI seja governada de forma holística para toda organização.
- ITIL: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. É o acervo que reúne as melhores práticas de gestão de serviços de TI. Nesses documentos constam as melhores práticas e aprendizados sobre gestão de TI.
Por meio da ITIL, as empresas podem acumular todo o conhecimento que já foi praticado e estudado nos últimos anos para criar estratégias, planejar, desenvolver novos serviços, oferecer suporte e melhorá-los continuamente.
- PMBOK: Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos. Consiste em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas.
As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independente do tamanho e setor da empresa.
Na prática, esses frameworks vão mostrar as métricas necessárias e o que deve ser feito pela empresa para que seus objetivos sejam alcançados.
A governança de TI irá permitir que até mesmo a alta administração da empresa consiga utilizar o pleno potencial de todas as tecnologias adotadas pela organização para potencializar a geração de valor.
A integração das áreas agiliza os processos e possibilita que a empresa acelere sua inovação, adaptando-se às tendências tecnológicas do mercado com maior facilidade e, assim, conquistando cada vez mais vantagem competitiva.
Escreva seu comentário