BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Cada vez mais empresas estão migrando seus dados, sistemas e aplicações para a Cloud Computing. Isso vêm acontecendo há algum tempo devido às três principais vantagens proporcionadas por ela: flexibilidade, eficiência e escalabilidade.  

Organizações dos mais variados tamanhos e verticais já implementaram essa tecnologia em seus negócios, enquanto outras estão estudando a melhor forma de fazerem isso — 85% das empresas devem utilizar a computação em nuvem até 2025, segundo o Gartner.  

Embora a lista de benefícios seja extensa, a cloud também traz consigo alguns desafios que precisam ser superados pelos clientes da sua revenda, é o caso do gerenciamento de gastos, por exemplo. 

Muitos líderes acreditam que migrar suas soluções para a cloud é a melhor estratégia para otimizar seus processos e armazenamentos, mas se esquecem de considerar os custos relacionados a isso.  

A cloud computing, assim como qualquer outra tecnologia, acompanha gastos significativos que exigem uma boa gestão para que esse valor não saia do controle. Para 2023, o gasto estipulado com serviços de nuvem no mundo todo foi de R$591 bilhões de dólares de acordo com a Statista. 

A seguir, descubra como seus clientes podem acompanhar e otimizar os custos no ano que vem:  

Como ter uma gestão inteligente dos gastos com cloud? 

Para que seus clientes consigam ter um melhor controle dos custos relacionados à cloud computing, eles deverão considerar as seguintes práticas: 

1. Mapear recursos e acompanhar de perto os gastos 

Pode ser que muitos dos seus clientes acreditem que apenas implementar a cloud computing é a solução para reduzir custos operacionais. No entanto, embora contar com essa tecnologia seja uma boa alternativa, sem um planejamento para acompanhar valores e identificar pontos de melhorias, ao invés de economizar, pode ser que os gastos aumentem. 

As empresas precisam fazer um mapeamento completo de seus recursos e analisar o que funciona e o que não funciona para identificar pontos que podem ser otimizados, como, por exemplo, gastos desnecessários que podem ser encerrados ou substituídos por opções mais acessíveis.  

Leia também: o que é governança de cloud computing? 

2. Usar a automação como aliada  

A automação, assim como em outras áreas corporativas, pode ser uma grande aliada nesse processo de controle de custos relacionados às soluções de cloud. Vale a pena salientar para os clientes da sua revenda que aproveitar o potencial dessas ferramentas também pode ser uma boa estratégia para atingir o objetivo esperado: reduzir gastos desnecessários. 

Por meio da automação, as organizações podem configurar políticas de economia de acordo com a demanda de uso, como desativar automaticamente os serviços e equipamentos quando a empresa não os estiver utilizando, por exemplo.  

Quero experimentar

3. Definir o limite de gastos e os objetivos financeiros 

Parte de ter um planejamento eficiente é também definir o objetivo financeiro e determinar quanto o negócio pode gastar com a solução de cloud computing. Cada cliente da sua revenda deve analisar o ROI (Retorno de Investimento) para identificar o custo-benefício desse tipo de tecnologia, assim como ter um histórico detalhado do consumo. 

Entenda quais são os 3 erros no cálculo do ROI na adoção de cloud computing. 

4. Manter a equipe ciente dos gastos 

Os colaboradores devem ajudar os líderes corporativos a manterem os custos com cloud computing dentro do limite estabelecido. Para que isso aconteça efetivamente, os clientes da sua revenda devem disponibilizar relatórios de custos recorrentes para que os times consigam acompanhar esses valores. Quando os gastos estiverem próximos do limite, o ideal é que as equipes sejam notificadas.  

5. Eliminar dados que não precisam ser armazenados 

Muitas empresas migram para a cloud computing com a intenção de armazenar o máximo de dados possíveis. No entanto, pode ser que, com o passar do tempo, essas informações se tornem obsoletas e ocupem espaços desnecessários de dados que realmente poderiam ser aproveitados. 

Devido a isso, seus clientes devem considerar criar critérios de avaliação para verificar quais dados devem permanecer na nuvem e quais devem ser descartados por falta de funcionalidade. Manter somente o necessário na cloud é uma boa estratégia para reduzir custos desnecessários.  

Leia também: como reduzir custos com backup em nuvem? 

Sua revenda pode ser essencial para superar esses desafios... 

Após acompanhar essas cinco práticas de gestão eficiente de custos da cloud computing, deu para notar que seus clientes têm um longo desafio pela frente, especialmente aqueles que estão no processo de migração ou adaptação dessa tecnologia — ou mesmo aqueles que já lidam com a cloud há algum tempo, mas ainda não sabem como otimizar seus gastos de forma eficiente. 

Embora esteja no mercado há muitos anos, a nuvem continua sendo uma das principais despesas operacionais das organizações. Isso ocorre, principalmente, devido à falta de planejamento, de gerenciamento e, claro de determinar os objetivos financeiros e estabelecer limites que não devem ser ultrapassados.  

Os clientes da sua revenda devem estabelecer mudanças significativas se quiserem ter mais controle e responsabilidade financeira. Gerenciar os custos de cloud computing é o primeiro passo para impedir que despesas desnecessárias prejudiquem os negócios.  

Sua revenda, enxergando dificuldades como essa, pode ofertar soluções avançadas, com serviços especializados para que seus clientes tenham um ecossistema de tecnologia eficiente para identificar gastos excessivos, otimizações e outros pontos que devem ser avaliados para minimizar os custos e promover mais economia, sem precisar abrir mão de recursos importantes.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.