Quando integradas em uma mesma estratégia, essas tendências podem criar um verdadeiro diferencial competitivo para as empresas.
As empresas precisam lidar com cada vez mais informações em seu dia a dia e transformá-las em insights relevantes para seus negócios. Isso é fundamental para atender às novas exigências dos clientes, que buscam por experiências totalmente personalizadas.
Para que isso seja possível, as organizações precisam investir em novas tecnologias e tendências que possam contribuir para o aperfeiçoamento de suas estratégias de relacionamento.
É nesse contexto que o omnichannel passou a ser inserido no meio corporativo. Esse conceito representa a conexão de todos os canais de uma empresa em uma mesma plataforma para garantir uma experiência aprimorada e uniforme aos consumidores.
No entanto, para que ela funcione de forma aprimorada, as organizações precisam ser capazes de trabalhar com Big Data existente atualmente e aplicar suas análises nas estratégias de omnichannel.
Para ajudar você a entender melhor esse assunto, preparamos este conteúdo para mostrar como Big Data e Omnichannel se relacionam e as vantagens proporcionadas quando essas duas tendências trabalham juntas. Boa leitura!
O que é Big Data e Omnichannel?
Antes de entender como esses dois conceitos podem trabalhar juntos, é importante conhecê-los melhor.
Big Data representa um grande volume de dados, estruturados ou não, que necessitam ser analisados para serem transformados em informações capazes de gerar resultados para os negócios.
A partir das análises de Big Data, as empresas conseguem cruzar os dados gerados diariamente, organizá-los, tratá-los e entendê-los para, assim, transformá-los em informações úteis.
Essa tendência ajuda as empresas a:
- Identificar falhas e problemas em seu ambiente;
- Criar promoções mais assertivas a partir dos hábitos de compra dos clientes;
- Detectar mudanças de comportamento no mercado.
Enquanto isso, omnichannel é o termo utilizado para demonstrar a integração entre todos os canais de relacionamento de uma empresa, visando oferecer uma experiência uniforme e ágil aos clientes.
Desse modo, os clientes conseguem iniciar seu contato em um canal e finalizar em outra sem que a conversa seja interrompida. O omnichannel permite essa continuidade sem nenhum ruído.
Essa tendência pode garantir vários benefícios para os negócios, como:
- Retenção da base de clientes: por meio da experiência de atendimento aprimorada, a relação de fidelidade do cliente com a empresa aumenta;
- Centralização das informações: todos os dados relevantes sobre o comportamento dos clientes permanecem em um único lugar, permitindo um atendimento cada vez mais personalizado;
- Gestão estratégica de dados: todos os dados recebidos nas interações dos clientes com os diferentes canais da empresa são utilizados para que seja possível compreender o comportamento e a jornada de compra dos consumidores. Dessa forma, é possível transformar essas informações em estratégias de negócio.
E como essas tendências podem trabalhar juntas?
A integração entre omnichannel e Big Data pode trazer muitos benefícios para as empresas. Essa união pode favorecer ainda mais o atendimento aos clientes nos diferentes canais da organização.
As empresas podem utilizar os resultados das análises de Big Data para cruzar os dados e obter informações mais precisas sobre seus clientes para personalizar ainda mais o atendimento oferecido nos diversos canais de comunicação.
Por isso podemos dizer que esses conceitos são complementares e quando são utilizados de forma estratégica podem otimizar o tempo e recursos da organização, garantindo a centralização das informações para fornecer uma visão mais assertiva das necessidades dos clientes.
A partir disso, a organização consegue agregar valor a seu negócio e fidelizar cada vez mais clientes. Portanto, integrar Big Data e omnichannel em uma mesma estratégia é uma excelente forma de se destacar da concorrência e aumentar sua competitividade.
Escreva seu comentário