Ampla funcionalidade pode ser diferencial competitivo na sustentabilidade dos negócios.
RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Freqüência) é uma tecnologia de identificação que utiliza ondas eletromagnéticas – sinais de rádio – para transmitir dados armazenados em um microchip. Um sistema RFID digital identifica dados em tempo real sem intervenções humanas manuais e visuais, agregando ganhos de tempo, segurança e eficácia em diversas aplicações no processo de aquisição de informações.
Essa tecnologia é utilizada para identificar, rastrear e gerenciar produtos, documentos, objetos, pessoas, animais – sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Projetos-piloto em todo o mundo têm testado sua funcionalidade, que pode ser aplicada em segurança, controle de acesso e tráfego nos setores público, farmacêutico, médico-hospitalar, automotivo, varejista, aéreo, entre outros.
A tecnologia RFID tem ampla aplicação na gestão da cadeia logística. Além de fazer o controle de movimentação e armazenamento de materiais ao longo dos processos logísticos, o uso eficiente dessa tecnologia contribui para melhorar a qualidade dos produtos, otimizar tempo, reduzir custos com distribuição e movimentação de materiais, aperfeiçoar serviços e o atendimento ao cliente.
A funcionalidade da tecnologia RFID facilita o gerenciamento e agrega valor aos produtos e serviços. Os colaboradores podem atuar focados em atividades que agregam mais valor, o que terá impacto direto nos resultados da empresa com melhoria da produtividade e do atendimento ao consumidor. A aplicabilidade RFID funciona para armazenar dados de produtos; enviar indicadores de umidade, temperatura e, combinada a um GPS, informar a localização precisa.
Dependendo do ambiente, a tecnologia pode alcançar alturas superiores a 10 metros. Consegue ler e gravar dados – e a leitura não precisa ser estática e em linha reta como no código de barras –, além de capturar rádio frequência de objetos em movimentos não uniformes. A distância de captura é superior à leitora óptica e com isso consegue gravar um código único e não alterável de produtos e peças.
A tecnologia RFID associada a sensores de temperatura possibilita, por exemplo, informar a temperatura em pequenos intervalos de tempo. Esses dados podem ser monitorados por software e enviar alertas para controle da situação de pacientes em hospitais. O monitoramento de temperaturas também é útil para processos de fabricação e logísticas de produtos. Na indústria de alimentos, pode funcionar no monitoramento da temperatura dos produtos perecíveis durante a distribuição e a entrega, como forma de garantir condições adequadas de consumo.
Outra aplicação muito comum é na identificação de bagagens nos aeroportos. A etiqueta RFID colocada nos pertences do cliente consegue relacionar o dono da bagagem, seu voo e seu destino. Esse monitoramento ajuda a evitar perdas e atrasos, além de aumentar a segurança e agilidade em caso alterações de voo e redirecionamentos.
No campo da logística, a aplicabilidade funciona para agregar flexibilidade, inteligência e segurança aos processos.
Os principais benefícios da tecnologia RFID na cadeia logística são:
- Otimização dos processos de fabricação com o recebimento automatizado integrado ao planejamento e controle da produção sem necessidade de aguardar notificações;
- Produção customizada de produtos nas linhas de montagem;
- Automatização, controle e abastecimento de estoques;
- Registro automático das entradas e saídas de materiais;
- Otimização de checagem de preços, itens em falta, devoluções e data de validade dos produtos;
- Praticidade na conferência de conteúdos posicionados fora do alcance visual;
- Agilidade e redução de erros nas entregas de pedidos dos clientes;
- Ganhos de tempo em movimentações e localizações de materiais;
- Captura ágil e simultânea de várias tags com eliminação dos processos de leitura “um a um” do código de barras;
- Garantia de autenticidade dos produtos com gravação de código único não alterável;
- Rastreamento de produtos, pessoas, animais e objetos;
- Garantia de captura da tag RFID com gravação e registro de data e hora da leitura;
- Agilidade e redução de mão de obra para fazer o inventário de produtos e materiais.
Com ampla funcionalidade e benefícios, a tecnologia RFID pode ser um vantajoso diferencial competitivo na sustentabilidade dos negócios, mas precisa de soluções específicas em diferentes situações, como faixa de radiofrequência, alcance, interferência, barreiras às ondas de rádio, compatibilidade de hardware e software, fontes de energia e estruturas de códigos padronizadas.
Alguns fatores podem dificultar o uso, como obstáculos na propagação das ondas de rádio e metais que afetam na distância da captura, além de líquidos e o próprio corpo humano, que podem impedir a captura.
A aplicabilidade efetiva em cadeias e mercados globalizados requer padronização de hardware e software, processos e estruturas de sistemas de informações para que haja escala necessária e compatibilidade de sistemas. Dessa forma, para usufruir dos inúmeros benefícios da tecnologia RFID, é importante elaborar um projeto abrangente, considerando todos os processos envolvidos, além de fazer um teste apurado antes de aplicar as tags nos materiais.
Escreva seu comentário