BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 vantagens de se utilizar uma solução virtual para armazenamento de dados

Menor custo em infraestrutura, alto desempenho e maior flexibilidade estão entre os principais benefícios de utilizar uma solução virtual para armazenamento de dados.

As possibilidades abertas pela virtualização do armazenamento de dados foram inúmeras. Antes uma tendência promissora, hoje ela é uma necessidade para os negócios.

A virtualização trouxe também novas exigências no cenário de TI, tornando o ambiente de Nuvem cada vez mais complexo, e sua evolução atualmente passa por soluções virtuais de armazenamento com sistemas hiperconvergentes, que buscam simplificar estas complexidades e revertê-las em um menor custo de infraestrutura com maior desempenho.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Mas as vantagens do armazenamento virtual não param por aí. Confira ótimos motivos para incentivar seus clientes a escolher uma ferramenta que melhor se adapte às necessidades corporativas:

6 vantagens de se utilizar uma solução virtual para armazenamento de dados:

1. Redução de custos

Uma das principais vantagens é a redução de custos, sobretudo em infraestrutura, uma vez que não há necessidade de investimentos altos na aquisição de equipamentos próprios, que, muitas vezes, ficariam obsoletos ao final de um pico de processamento, por exemplo.

Atualmente, as soluções virtuais de armazenamento oferecem muitas opções e as empresas pagam pelo que realmente precisam usar. A economia se traduz também na menor utilização de espaço físico e também em redução de energia elétrica utilizada em refrigeração e na alimentação dos servidores. A redução de custos é possível também utilizando pequenos servidores virtuais em um único servidor mais poderoso.

2. Instalações simplificadas

As novas soluções disponíveis no mercado prometem – e entregam – facilidade nas instalações. Em alguns casos, a implantação é feita com poucos cliques. A facilidade se estende também na hora da execução de backups, recuperação facilitada em caso de desastres, além de suporte e manutenção mais acessíveis. Há também maior facilidade ao migrar ambientes, o que evita reinstalação e reconfiguração dos sistemas a serem migrados.

3. Desempenho e disponibilidade

A virtualização do armazenamento possibilita melhor aproveitamento do hardware, uma vez que, com o compartilhamento entre as máquinas virtuais (VMs), reduz-se a ociosidade do equipamento. Com as máquinas virtuais é possível simular redes inteiras, inclusive redes heterogêneas. Pode-se também utilizar sistemas operacionais que não possuam compatibilidade com o hardware, utilizando os recursos de virtualização, possibilitando assim testes ou até mesmo economia com a compra de hardware de menor custo.

Outra vantagem é em relação à adaptação às diferentes cargas de trabalho, uma vez que softwares de virtualização realocam os recursos de hardware dinamicamente entre uma máquina virtual para a outra. A VM pode também ser usada como ambiente de desenvolvimento, evitando que falhas na configuração e/ou execução, ou até mesmo vírus, danifiquem o hardware da máquina.

Como ter uma nuvem segura?

4. Flexibilidade, agilidade, escalabilidade

É possível decidir aumentar ou diminuir a infraestrutura de tecnologia de acordo com a demanda. Por exemplo, se a empresa cresce numa velocidade bastante rápida, não será preciso fazer grandes investimentos em servidores físicos, planejar aumento da estrutura física, aumentar equipes para gerenciamento desses equipamentos, etc. É possível simplesmente contratar mais recursos automaticamente. Algumas ferramentas já utilizam o conceito de dimensionamento elástico, no qual o desempenho e a capacidade de armazenamento aumentam de forma flexível adicionando novos nós ou unidades sem interrupção, eliminando upgrades pesados e caros. Além disso, se a companhia necessitar fazer cortes futuros ou por determinados períodos trabalhar com equipes reduzidas, isso também será possível.

5. Gerenciamento avançado

É possível realizar o gerenciamento de armazenamento e processamento de rede em interfaces integradas, eliminando a necessidade de treinamentos em ferramentas especializadas. Algumas soluções já disponíveis no mercado permitem, inclusive, o gerenciamento de painel único para armazenamento, processamento e sistema de rede com monitoramento avançado de desempenho e capacidade.

6. Segurança

Usando máquinas virtuais, pode-se definir qual é o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requerimentos de segurança, ferramentas variadas e o sistema operacional mais adequado para cada solução. Além disso, cada VM é isolada das demais.

Usando uma máquina virtual para cada serviço, a vulnerabilidade de um serviço não prejudica os demais. Elas podem ficar isoladas e independentes umas das outras, inclusive independente da máquina hospedeira.

Entre outras possibilidades para segurança, as soluções de armazenamento oferecem acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual, mantendo-os seguros dentro do Data Center da empresa.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G! 

O que são gêmeos digitais? Conheça essa tendência

Os gêmeos digitais podem transformar qualquer negócio. Descubra como isso é possível!