Saiba como o serviço de Colocation Data Center tem permitido que empresas expandam seus Data Centers com segurança reforçada e baixos custos.
Colocation, ou housing como também é conhecido, é uma modalidade de serviço em que empresas podem alugar toda a infraestrutura de Data Center necessária para suas operações e instalação de seus servidores. Ela pode trazer grandes vantagens para quem busca por uma experiência aprimorada e de baixos custos.
Essa opção representa uma grande transformação para as empresas que precisam evoluir suas infraestruturas, mas não tem espaço para comportar todos os seus ativos. O Colocation para Data Center pode resolver esse problema, oferecendo espaço para que as organizações possam alugar e armazenar seus dados, sem a necessidade de altos investimentos em estrutura.
Neste artigo, você lerá os motivos pelos quais deve apostar no Colocation Data Center:
- Redução de custos
- Segurança
- Suporte constante
- Redundância
- Escalabilidade
Continue acompanhando o conteúdo abaixo:
Muitas empresas já têm apostado nesse tipo de serviço para construir novos ambientes de TI de forma rápida e com menos custos, sem a necessidade de se preocupar com questões de infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento.
O Colocation permite ainda que a corporação tenha o total controle sobre o seu próprio servidor. Assim, é possível configurá-lo para atender a todas as necessidades do negócio e, logo em seguida, enviá-lo para o espaço do Data Center alugado.
A opção Colocation possui diversas diferenças sobre o servidor dedicado. Geralmente, estes são de responsabilidade da empresa que aluga a máquina para o cliente, assim como as manutenções, alimentações e o seu bom funcionamento. Enquanto isso, o primeiro é estruturado conforme as necessidades da empresa e enviado para o local em que ficará hospedado, o qual é totalmente preparado para fornecer o funcionamento constante da máquina.
Leia outros artigos relacionados aos Data Centers:
- Como gerenciar um data center corretamente?
- 5 habilidades essenciais para profissionais de Big Data
- Como melhorar a eficiência do data center?
O colocation é considerado um dos modelos mais econômicos e seguros do mercado, pois ele reduz a necessidade de a empresa adquirir espaços físicos próprios, ter custos com manutenção e dispor de altos investimentos iniciais.
Esse serviço oferece toda a infraestrutura crítica necessária para que as empresas consigam dar continuidade em seus processos de negócios. Para isso, o ambiente alugado deve ser cuidadosamente projetado e monitorado pelo fornecedor do serviço, contando com geradores de energia, chaves de transferência, climatização de precisão e espaço físico. Confira a seguir:
Principais motivos para apostar no Colocation como novo ambiente de TI
Redução de custos
Uma das principais vantagens desse tipo de serviço é a economia de gastos com investimentos iniciais e equipamentos. Por meio dele, as empresas conseguem manter um modelo de operação mais previsível, sem a necessidade de arcar com despesas crescentes para aprimorar seu próprio Data Center.
Assim, a TI da empresa consegue ficar focada no core business dos negócios, sem a necessidade de realizar gerenciamento do ambiente e treinamentos para ter uma equipe preparada para controlar a infraestrutura.
Além disso, a empresa não precisa se preocupar com gastos com largura de banda, segurança e equipamentos.
Segurança
As tecnologias do fornecedor do serviço serão de ponta para oferecer a melhor segurança e confiabilidade para as empresas que utilizarem o colocation. Portanto, são capazes de manter as aplicações online o tempo todo com segurança.
Assim, ao contratar esse serviço, a organização poderá contar com o fornecimento de energia elétrica redundante, conexão dedicada, segurança física e lógica, monitoramento constante de acesso e ambientes climatizados.
Suporte constante
Os provedores do colocation disponibilizam para os clientes serviços de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, caso a empresa tenha algum tipo de problema ou dúvida, terá sempre à sua disposição uma equipe preparada de engenheiros e técnicos.
Redundância
A redundância é um dos principais benefícios do Colocation buscado pelas empresas. Por meio dela, é possível contar com várias camadas de segurança física e lógica, sem se preocupar com períodos de interrupções.
Os provedores do serviço disponibilizam o fornecimento de energia elétrica constante, múltiplas fontes como linhas de transmissão, geradores próprios e nobreaks, além de várias conexões de rede e sistemas de backup redundantes, conforme o Acordo de Nível de Serviço (SLAs) para garantir a disponibilidade total da infraestrutura.
Escalabilidade
As demandas das empresas por serviços conectados são cada vez maiores e podem mudar constantemente. Por isso, contar com escalabilidade é fundamental.
Um Data Center convencional pode não ser a melhor opção para lidar com essa situação. Agora, com o colocation, a organização não terá problema, pois é possível solicitar maior largura de banda para atender às novas necessidades e pagar apenas pelo que foi utilizado.
O colocation pode proporcionar uma experiência aprimorada para as empresas que precisam de um sistema eficiente para funcionar corretamente. Portanto, ao investir nessa opção passará a ter maior praticidade e qualidade em seus serviços.
Escreva seu comentário