As empresas estão, cada vez mais, adotando abordagens híbridas de Cloud Computing, por isso, os canais de TI devem acompanhar todas as tendências sobre o assunto para conseguirem oferecer os melhores serviços para seus clientes.
O ano de 2020 foi marcado por muitas transformações no modelo de negócio das empresas. Foi necessário se adaptar e investir na Transformação Digital para não ficar para trás no mercado. Essa mudança aconteceu porque elas foram obrigadas a adotar o sistema de trabalho remoto para que seus funcionários continuassem executando suas funções. Com isso, veio a necessidade de investir ainda mais em tecnologia.
Nesse novo contexto, a Nuvem híbrida se destacou entre as empresas por oferecer um ambiente de computação que compartilha dados e aplicações entre cloud pública e privada, ou até mesmo em várias delas. Como a hybrid cloud não concentra todos os recursos em uma única infraestrutura ou único fornecedor, é capaz de oferecer o máximo de disponibilidade, confiabilidade e segurança que as empresas precisam.
Exatamente por compartilhar dados e aplicações entre cloud pública e privada é o que torna a hybrid cloud mais segura. Esse sistema simultâneo desobriga o usuário a manter em clouds públicas dados sensíveis que não são necessários a aplicação em execução, por exemplo.
As empresas que já deram o primeiro passo para migração e adoção da computação em nuvem, agora estão pensando e observando quais serão as próximas tendências da hybrid cloud. Confira as principais a seguir!
6 tendências de hybrid cloud para ficar de olho este ano!
A computação em nuvem é tendência e não é observado no mercado um movimento contrário a isso. À medida que as migrações crescem, a propensão natural é de que haja melhorias nessa ferramenta.
Veja aqui o que esperar para este ano sobre Hybrid Cloud:
1. Maior adoção da hybrid cloud por empresas
Já mencionamos que as organizações estão focadas na transformação digital para que seus negócios não fiquem eventualmente parados por causa da pandemia e nem para trás, e a tendência é que o número de empresas em hybrid cloud cresça muito mais ainda este ano. Esse aumento é esperado independente se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte ou qual seja seu segmento de atuação.
2. Desenvolvimento de estratégias inteligentes
Ainda para este ano é esperado um foco crescente no desenvolvimento de estratégias inteligentes de hybrid cloud que maximizem os benefícios desse tipo de tecnologia.
Nessas estratégias devem estar inclusos utilização de recursos e otimização de custos, roteiros de modernização de aplicativos baseado no que é melhor para a organização, governança de dados mais rigorosa, mais segurança, e muito mais.
3. Aumento de automação e uso de Inteligência Artificial
A automação orientada por inteligência artificial vem ganhando espaço a cada ano. A Covid-19 também acelerou ainda mais sua adoção na automação por ser um ajuste natural. Essa automação orientada por AI na hybrid cloud pode ajudar a analisar e simplificar o código repetitivo para a implantação de infraestrutura.
Em 2021 é previsto que a mesma inteligência artificial será aplicada ao código das máquinas, o que por sua vez, acelerará significativamente a movimentação de aplicações para a hybrid cloud e ajudará a sua gestão.
A AI ensinará máquinas a “raciocinar”, oferecendo explicações para o comportamento de um aplicativo e sua estrutura para recomendar e automatizar a geração de candidatos a microsserviços identificados.
4. Aumento da agilidade com Computação quântica
O aumento da progressão de tecnologias, como a computação quântica também é uma tendência para a hybrid cloud e a tornará muito mais rápida e possivelmente mais barata.
No entanto, é preciso redobrar a atenção, porque essas técnicas podem ser usadas indevidamente, como por exemplo a quebra da criptografia. Mas também vemos que o mundo da segurança e criptografia também terão grandes avanços na liberação de algoritmos com segurança quântica.
5. Estratégias de cibersegurança modernas
Mencionamos no item anterior uma provável mudança em relação a segurança e criptografia da hybrid cloud. Além disso, os especialistas esperam que ainda em 2021 as estratégias de segurança comecem a se adaptar mais tangivelmente à realidade da hybrid cloud e ao ecossistema nativo da cloud que a cerca.
6. Unificação de Nuvens por meio de código aberto
Ao longo de 2021, ferramentas de código aberto ajudarão a integrar muitas clouds e sistemas on-premise em uma plataforma híbrida única e perfeita, encurtando a curva de aprendizado para programadores e não-programadores para esse assunto. Este modelo de implantação de aplicativos será mais fácil para aqueles sem muita experiência em hybrid cloud para programá-la e usá-la.
Embora não seja possível prever como será 2021, sabemos que a tecnologia não para de evoluir e que os serviços em cloud tornaram-se aliados do universo corporativo. Para acompanhar essa evolução, nesse momento é preciso ficar por dentro do que será tendência em hybrid cloud neste e nos próximos anos.
E sua revenda de TI está preparada para disponibilizar a hybrid cloud quando essas novas tendências chegarem? Pense nisso e não perca mais essa oportunidade de negócio.
Escreva seu comentário