BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5G versus Wi-Fi: a quinta geração de telefonia tira de cena o Wi-Fi?

O poder da nova geração de telefonia celular poderá tomar o lugar do Wi-Fi, suprindo sozinho as necessidades de conectividade?

Será esse o próximo passo da tecnologia celular? Ele vem, é verdade, avançando no sentido de oferecer cada vez mais poder ao usuário, a um preço decrescente. 

Para quem não se lembra da evolução: quando surgiu no Brasil da década de 1990, a primeira geração da telefonia celular oferecia apenas comunicação por voz e a um preço altíssimo. A segunda geração, ou 2G, nos trouxe a possibilidade de trocar mensagens pelo aparelho celular. A 3G representou um marco histórico, com a chegada dos smartphones. Quem não se lembra do BlackBerry, uma estrela na campanha política que elegeu Barack Obama presidente dos Estados Unidos em 2008? 

Permitindo acesso à internet, e com isso também aos e-mails e comunicação instantânea, a terceira geração da telefonia celular iniciou uma nova forma de as pessoas se comunicarem e se informarem. A quarta geração, ou 4G, deu um longo passo à frente da anterior pela disseminação dos aplicativos. Fazemos tudo pelo smartphone, desde pagar as contas até nos relacionar, mas agora com qualidade 4k na transmissão de streaming. 

O que falta? Temos ainda demandas a serem supridas pela comunicação. A quinta geração, ou 5G, chega com a promessa de incrementar o 4G, além de resolver questões como a conexão entre si de uma grande quantidade de dispositivos esparsos (IoT, ou Internet das Coisas) e cenários de grande densidade de pessoas. Isso porque, à medida que o número de dispositivos conectados cresce, a “fome” de banda, que se torna mais escassa, também cresce. 

Justamente para resolver o problema da competição por banda, surgiu o Wi-Fi na virada para o novo século. Objetivo: conectar dispositivos entre si e/ou à internet, independentemente da rede celular, em frequência distinta, entre 2 e 5 GHz do espectro eletromagnético. De lá pra cá, o Wi-Fi também evoluiu. 

Sua novíssima versão, o Wi-Fi 6E, estende a anterior para 6 GHz de banda, oferecendo mais espectro com menor interferência – o que significa mais qualidade e melhor experiência para o usuário. A questão aqui é: temos uma rede “poluída”, misturando diferentes versões do Wi-Fi, ou o custo da renovação de toda a rede será bancado? Fica a resposta às operadoras e às empresas com suas redes privadas. 

Com a rede celular, cada dispositivo está “aberto” ao mundo da internet. A ideia da 5G é trazer mais velocidade com menor latência na comunicação. Em outras palavras, mais eficiência, traduzindo-se inclusive em eficiência energética, consumindo menos bateria. Isso poderá representar um “boom” de conexões, que beneficiará bastante o desenvolvimento da internet. 

Toda essa facilidade de comunicação também trará questões para o mundo corporativo em relação à segurança dos dispositivos de seus colaboradores. A pessoa que está na rua com conexão mais rápida e menor latência, por exemplo, tenderá a consumir mais serviços de nuvem – por que não? – subindo relatórios, enviando documentos de trabalho? Com isso, a TI corporativa perderá a visibilidade do tráfego. Operacionalmente, pode atrapalhar a TI. Mas a verdade é que hoje, com 4G, isso já acontece. 

O que podemos dizer é que atualmente as duas redes – celular e Wi-Fi – possuem em comum o fato de serem redes sem fio. Mas são tecnologias e arquiteturas completamente diferentes, que até agora estão sendo utilizadas de forma complementar. Haverá competição entre a rede celular 5G e as novas redes Wi-Fi? 

É possível o 5G substituir o Wi-Fi nas residências e nas empresas? Como ficarão os ambientes com grande densidade de dispositivos? 

A resposta, como muitas vezes acontece, é: depende. Depende, em primeiro lugar, de ter cobertura 5G no local e de os aparelhos – celulares, tablets, computadores – estarem preparados para a quinta geração da telefonia celular. Depende também de condições de investimento ou da preferência por deixar as comunicações abertas ou restritas, como no caso da rede Wi-Fi, que em princípio é mais controlável, seja do ponto de vista da comunicação de conteúdo ou da segurança em si. 

O que parece mais provável é não haver esse dilema por enquanto. Por algum, tempo, redes celulares e de Wi-Fi continuarão a coexistir. 

*Artigo originalmente publicado na Revista Partner Sales, edição dezembro de 2022. 

Por Renato Magalhães, Engenheiro de pré-venda na TD SYNNEX; Arthur Fernandes, Engenheiro de pré-venda na TD SYNNEX; Danilo Cardoso, Engenheiro de pré-venda na TD SYNNEX; Robson Silva, Engenheiro de pré-venda na TD SYNNEX. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TD SYNNEX reconhecida pela NVIDIA como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas

 

FREMONT, Calif. & CLEARWATER, Fla. XXX -- A TD SYNNEX (NYSE: SNX) anuncia que foi escolhida pela NVIDIA Partner Network(NPN) como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas. 

TD SYNNEX Cloud Labs acelera comercialização de produtos para nuvem

Ambientes virtualizados oferecem flexibilidade, escalabilidade e economiapara demonstrações PoC baseadas em nuvem.

4 pilares necessários para um eficiente refinamento de dados

Muito se tem falado sobre a importância de transformar dados em informações a serem utilizadas pelos executivos das empresas em seus processos de tomada de decisão.