BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 tendências e previsões para o mercado de Cloud Computing para 2022

Saiba o que esperar dessa tecnologia no próximo ano e prepare seu negócio para novas aplicações e melhores estratégias. 

Os últimos anos têm sido marcados por grandes avanços da tecnologia no ambiente corporativo. A pandemia do coronavírus e o isolamento social fez com que muitas empresas adotassem o trabalho remoto e, posteriormente, o modelo híbrido.  

Com isso, para manter essa flexibilização no modelo de trabalho, foi necessário adotar ferramentas inovadoras e tecnologias modernas para suportar as novas demandas dos negócios. 

Uma tendência que merece destaque neste contexto é a Cloud Computing. Ela possibilitou que as empresas mantivessem seus colaboradores trabalhando mesmo a distância, além de proporcionar grandes benefícios para as pessoas e empresas. 
 
No entanto, para se adaptar a essa nova realidade e conseguir atender a todas as novas demandas do mercado, é necessário acompanhar todas as previsões do mercado de Cloud Computing. Pensando nisso, separamos as principais tendências para 2022. Confira! 

As principais tendências e previsões para o mercado de Cloud Computing para 2022 

1 – Crescimento dos ambientes de Multicloud 

O número de empresas utilizando mais de um fornecedor de serviços na Nuvem tende a aumentar.  De acordo com Gartner e IDC, para 2022, as previsões apontam para 90% das empresas optando por soluções híbridas.  

Diante dos altos custos com manutenção de infraestruturas privadas, as organizações passarão, cada vez mais, a dividir suas cargas de trabalho entre modelos públicos e privados. 

2 – Edge Computing 

Edge Computing é o modo de utilizar o processamento de dados na Nuvem de forma menos centralizada. Ele aproxima o armazenamento, processamento e gestão de TI aos usuários e seus dispositivos. 

Com o aumento da utilização de dispositivos móveis por parte dos usuários, essa tendência tende a crescer nos próximos anos, podendo proporcionar um maior poder computacional para as empresas. 

Como ter uma nuvem segura?

3 – Aumento dos serviços gerenciados 

De acordo com o Gartner, 60% das organizações passarão a utilizar serviços gerenciados em Cloud por um parceiro até 2022. Esse modelo descentralizado de consumo permite que as empresas tenham à disposição tecnologias de ponta, sem ser necessário desembolsar altos investimentos. 

No entanto, para ter um maior controle dos custos em Cloud, será necessário a adoção de ferramentas que forneçam visibilidade unificada sobre toda a plataforma de Nuvem. 

4 – Estratégias de cibersegurança modernas 

A segurança na nuvem não é apenas uma tendência na Cloud Computing, é uma necessidade. Com o aumento das tentativas de ciberataques ao redor do mundo, os especialistas esperam que as empresas passem a buscar estratégias mais reforçadas. 

Além disso, com a necessidade de estar em conformidade com as normas de proteção de dados, como a lei GDPR, os investimentos em recursos de segurança modernos será um dos principais focos na Nuvem para 2022. 

5 – Utilização de plataformas IoT 

Outra previsão para 2022 que marcará a computação em nuvem será a ascensão das plataformas de Internet das Coisas (IoT). Estudos mostram que o número de objetos conectados aumentará para 25 bilhões até 2022.  

Nesse contexto, a Nuvem terá um papel muito importante na capacidade da IoT para a realização de processos como a coleta de dados, interações entre diferentes agentes e análises. 

Como você pôde ver, o universo da Cloud Computing está se expandindo cada vez mais. Essa tecnologia já é uma realidade para o dia a dia de todas as empresas e, por isso, é necessário estar preparado para todas as inovações desse mercado.  

Acompanhe de perto todas as tendências e previsões de Cloud Computing e esteja sempre preparado para inovar e ficar à frente dos concorrentes. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!