BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 formas de maximizar treinamento e documentação em TI

Maximizar uma estratégia de treinamento interno é a chave para se manter competitivo no atual cenário de negócios.

 

A transformação digital é um grande desafio enfrentado pelas organizações nos últimos anos. Para a maioria, a capacidade de acelerar os processos de inovação e mudar a dinâmica do mercado será definida não pela tecnologia, mas pelas habilidades para levar adiante essas iniciativas.

No cenário de negócios digitais, a necessidade de profissionais habilidosos para migrar aplicações e soluções de nuvem seguras nunca foi tão importante. Organizações estão enfrentando escassez de talentos que ameaçam a inovação e a lucratividade.

Nesta era de mudanças rápidas, o aprendizado e o desenvolvimento desempenham um papel fundamental para ajudar as organizações a se prepararem para suas metas de transformação digital.

Empresas de olho no futuro entendem que a solução para a atual lacuna de habilidades é um investimento em treinamento. No entanto, à medida que cresce o investimento na área, as abordagens tradicionais de aprendizado e desenvolvimento serão postas à prova e a maioria falhará.

O treinamento e documentação em TI tem sido o departamento de TI menos valorizado. Para os especialistas, esse setor demanda uma sobrecarga desnecessária que não contribui para cumprir os prazos do projeto ou para implantar novos sistemas.

Porém, investir em treinamento e documentação de usuários é parte integrante de uma cultura de serviços. Os CIOs e os principais gerentes de TI devem reavaliar o treinamento e a documentação do usuário. Essas funções podem fazer uma grande diferença na satisfação do usuário, na aceitação do sistema e do aplicativo e nas impressões gerais do desempenho de TI.

Quanto mais usuários entenderem e apreciarem novos sistemas e aplicativos, maior a probabilidade de que os aplicativos e sistemas sejam adotados e usados ​​no negócio a longo prazo.



A seguir, listamos 5 maneiras pelas quais a equipe de TI pode melhorar os resultados no treinamento e documentação.

1. Ser estratégico

Infelizmente, as capacidades internas não conseguiram acompanhar a tecnologia emergente de hoje. Como muitas empresas descobriram, não ter as habilidades certas não é apenas uma questão de recursos humanos. É, também, um problema de negócios, custando até US$ 258 milhões por ano.

O simples fato de disponibilizar o treinamento ou incentivar a certificação de fornecedores pode resultar em alguma aquisição de habilidades. Hoje, os requisitos para adquirir habilidades são muito urgentes e específicos para serem deixados ao acaso.

O treinamento requer uma abordagem orientada por dados para garantir que as organizações possam permanecer competitivas e formular uma estratégia de treinamento acionável. Além disso, garante não apenas que o treinamento aconteça e que as equipes sejam responsáveis mas, também, como é o desenvolvimento de competências e progressão ao longo do tempo.

2. Planejar treinamento e documentação em cada projeto

Em muitos projetos, o treinamento e a documentação quase não são itens de linha no plano. Se um projeto está atrasado, o treinamento e documentação podem até ser ignorados - mas é melhor evitar.

Não há nada pior do que impor um sistema complicado e não-treinado aos usuários. Em vez disso, inclua treinamento do usuário do sistema e tempo de gravação para garantir a aceitação e a confiança dele.

3. Ser específico

Saber que você precisa medir o crescimento de habilidades de sua organização não é suficiente. Você também precisa avaliar quais habilidades são importantes para as prioridades de inovação.

Com os ambientes de TI corporativos cada vez mais personalizados e complexos, as organizações estão diversificando suas abordagens para tirar proveito da redução de custos, eficiência e serviços inovadores com funções específicas da especialidade.

As funções específicas da habilidade exigem um conjunto exclusivo de requisitos para treinamento em que o genérico falha. Por causa da mudança de paradigma, as empresas querem planos de treinamento que permitam que seus funcionários fiquem imersos em cenários do mundo real, onde aprendam habilidades e melhores práticas que os capacitem a resolver os desafios cotidianos.

Algumas organizações estão até empregando programas de certificação personalizados para combinar o conhecimento com os requisitos personalizados de ambientes internos, pilhas de tecnologia e políticas da empresa.

4. Investir em novas ferramentas de treinamento e documentação

Existem novas ferramentas de documentação que ajudam a automatizar o processo para usuários e TI interna, o que facilita muito o trabalho do documentador. Além disso, ferramentas de treinamento baseadas em simulação e computador podem auxiliar na obtenção de usuários treinados para novos sistemas.

5. Habilidades à prova de futuro

A velocidade da inovação em tecnologias digitais como Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina está impactando os recursos que as empresas precisam desenvolver para se manterem competitivas.

Com a vida útil média das habilidades de TI sendo inferior a cinco anos, e menos ainda para funções como engenheiros de software, as organizações podem precisar incentivar a prática de atividades qualificadas a cada 12 meses. Esse reconhecimento já está movimentando 85% dos CEOs para implantar programas de aprendizado contínuo.

No fechamento, o maior obstáculo geralmente está apenas começando, mas o treinamento é um investimento no presente da sua empresa e na sua capacidade de crescer e escalar nos próximos anos.

Adotar uma abordagem orientada por dados é fundamental para entender o crescimento de habilidades organizacionais, identificando as lacunas de habilidades e orientando os funcionários para o sucesso no contexto das metas de inovação organizacional.



80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

6 oportunidades de crescimento para os ISVs

O mercado de ISVs deve atingir US$ 3,02 bilhões até 2032. Saiba como alavancar os negócios! 

3 competências-chave para uma equipe de vendas de alto desempenho

Os profissionais que integram sua equipe de vendas precisam ter essas três competências! 

4 motivos para ofertar soluções SASE para seus clientes

Por que sua revenda de TI deveria incluir as soluções SASE no portfólio de soluções? Listamos quatro bons motivos para você considerar o assunto. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_6162', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });