Na hora da negociação o vendedor precisa mostrar que tem total conhecimento sobre o produto.
Que a tecnologia encanta os consumidores não é novidade para os vendedores. No entanto, o que pode ser mais encantador é perceber que o cliente ficou satisfeito com a compra que fez. As soluções tecnológicas mudam a cada segundo e com tantos produtos à disposição fica difícil dominar tudo.
Pode ser difícil, mas não impossível. O que pode tornar o processo mais simples e fácil é a dedicação, estudo e capacitação para vender os produtos de tecnologia, afinal, eles atendem uma gama imensa de clientes.
Quanto mais conhecimento o vendedor da revenda de TI demonstrar, maiores são as chances da venda e até mesmo da fidelização do cliente, afinal, um bom atendimento, no mercado de TI em especial, faz toda a diferença. E no mundo tecnológico, no qual linhas são renovadas sempre e softwares ganham mais recursos, sai na frente quem sabe mais.
O processo de vendas não envolve apenas o colaborador da linha de frente que atende diretamente a demanda dos clientes. É um ciclo que envolve toda uma equipe, inclusive o empreendedor que precisa oferecer capacitação constante aos seus funcionários para que eles saibam muito bem os produtos que vendem, para que na hora da venda todas as dúvidas sejam sanadas e o cliente saia satisfeito.
Abaixo, listamos 5 dicas essenciais para a venda de produtos tecnológicos em revendas de TI.
Confira:
1- Usuários não precisam ser geeks
Cada pessoa conhece o que usa e tem uma noção dos demais produtos ou software existentes no mercado, a não ser que ele goste de estudar a fundo a tecnologia. Então, o vendedor precisa ter em mente que muitas vezes está negociando com uma pessoa que tem um conhecimento básico e o que for dito na hora da compra será ‘lei’ nos pós venda.
Então, o nerd da relação precisa ser o vendedor e não o consumidor. Uma boa dica é ser objetivo na hora da venda e traduzir as siglas existentes no mercado, pois o consumidor não precisa necessariamente saber da teoria, ele quer uma boa prática e uma excelente experiência de compra.
2- É preciso saber o que se vende
Para deixar o cliente encantado na hora da venda e despertar a vontade dele em ter o produto é preciso que o vendedor demonstre conhecimento total sobre o que está sendo negociado. Quando se conhece detalhes do que é vendido é possível explorar funcionalidades e utilidade, facilitando assim todo o processo de venda.
3- Estude
O verbo deve ser praticado diariamente, buscando questões técnicas dos produtos e serviços, mas também usos práticos das ferramentas. Questionar clientes sobre o uso dos produtos e extrair pontos positivos, podem ser usados como cases para outras vendas. Quanto mais estudar sobre o produto, maiores são as chances de venda e de satisfação do cliente.
4- Deixe o cliente testar o produto
Na hora de venda é fundamental que o cliente pegue o equipamento na mão, ligue e tenha a sensação de que tenha algo que satisfaça a sua necessidade. O contato tátil do cliente com o que ele está comprando é fundamental para o fechamento da venda.
5- Consiga identificar a necessidade do seu cliente
Converse durante o processo de venda, chame o cliente pelo nome e procure identificar a necessidade que ele tem. A partir desse ponto, mostre produtos que atendam seus desejos e que vão além, pessoas gostam de ser surpreendidas. Mesmo sendo uma área que apresenta produtos complexos, o vendedor precisa identificar as necessidades do cliente e lhe oferecer opções.
Como a tecnologia está acessível a todos e com tantas opções de produtos no mercado, vai se destacar quem conseguir atender a expectativa do seu cliente. O que faz toda a diferença é a fidelização do cliente, ou seja, fazer ele voltar na loja para comprar a segunda vez. Seguindo algumas técnicas é possível aumentar os lucros e com isso garantir satisfação de todos na parceria comercial.
Escreva seu comentário