BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 boas razões para sua empresa crescer nas nuvens

A nuvem veio para ficar. E nós lembramos aqui alguns dos motivos para sua empresa expandir-se nas nuvens.

Começando pelo que é básico, em primeiro lugar, vamos definir computação em nuvem como “a entrega, sob demanda, de poder computacional, banco de dados, armazenamento, aplicações e outros recursos de TI via internet com preço definido conforme o uso”. 

Concretamente, o que a definição acima expressa já faz parte do nosso dia a dia. A nuvem está tão presente que, hoje, todos nós usamos o tempo todo serviços em nuvem. É com eles que, no celular, temos acesso a aplicativos e conseguimos armazenar fotos e vídeos sem gastar memória do aparelho: esse é um exemplo simples do uso diário de cloud, para nos darmos conta do quanto já é comum, em nossas vidas, a entrega de serviços via nuvem. 

No cotidiano das empresas não é diferente. Basta lembrar a ampla utilização do pacote Office 365, que chega via nuvem para os computadores dos colaboradores de sua empresa. Os provedores de serviços de nuvem oferecem recursos aos quais se somam aplicativos – muitos deles hoje desenvolvidos para nuvem ou adaptados para ela. Há uma série de modalidades de serviço, a que correspondem siglas como IaaS, SaaS ou PaaS (respectivamente Infraestrutura como Serviço, Software como Serviço e Plataforma como Serviço). 

É, também, cada vez mais frequente a empresa combinar serviços de várias nuvens públicas com sua nuvem privada. Há à disposição no mercado softwares de orquestração que possibilitam a eficiente utilização combinada de serviços e aplicações hospedados em nuvens diferentes, propiciando assim os melhores benefícios de cada uma dessas nuvens para seus negócios. 

Vamos resumir aqui algumas das principais características da nuvem que, a nosso ver, constituem razões fundamentais para você considerar serviços e aplicações em nuvem para expandir a gama de possibilidades de sua empresa, hoje não mais limitada ao espaço físico. 

1. Um novo modelo econômico 

O modelo de pagamento pelo consumo de recursos de TI representa a oposição entre despesas de capital (Capex) e despesas operacionais (Opex). A empresa pode escolher manter todas as suas despesas de TI na nuvem, sob demanda – lembrando que pode desligar temporariamente o que não estiver usando –, ou comprar apenas as máquinas e sistemas que considera vantajoso possuir. 

2. Fácil alocação de recursos 

Você se livra da burocracia e da “obra” necessárias às instalações físicas, obtendo na nuvem o que precisa em poucas horas ou em poucos minutos: basta abrir um portal e criar uma máquina ou habilitar um serviço. Assim, consegue lidar com questões como: 

– Adiar investimentos, utilizando temporariamente a nuvem, como uma startup por exemplo, que pode preferir não gastar de imediato em uma infraestrutura própria; 

– Atender a uma necessidade emergencial. Se você tiver sistemas on-premises e contratar hoje um novo servidor, o fabricante pode demorar 30, 60 dias, ou mais até para entregar. Enquanto isso, um servidor virtual, na nuvem, é uma solução. 

3. Tolerância a falhas 

Sua empresa não para de funcionar quando há algum problema, mesmo em caso de desastres graves. Isso porque você pode direcionar o acesso dos usuários da empresa e dos clientes a ambientes alternativos, contendo a totalidade ou parte dos seus dados e sistemas. A empresa não interrompe seus negócios, não deixa de lucrar. 

4. Recursos ilimitados 

Ou quase, pois os limites são apenas aqueles delineados pelos provedores de serviços de nuvem – que podem ser complementados por serviços de outros provedores – ou de comunicação, no que toca às conexões. 

5. Flexibilidade 

Você pode precisar de mais recursos – ou de menos – e a nuvem se adequa às exigências de seus negócios. Você pode escalar e “desescalar” à vontade, como acontece, por exemplo, com o comércio varejista diante de datas como Natal ou Black Friday. 

*Artigo originalmente publicado em: https://itforum.com.br/noticias/5-boas-razoes-para-sua-empresa-crescer-nas-nuvens/ 

*Por Gustavo Alves, arquiteto de soluções de Cloud na TD SYNNEX; Bruno Serafim, engenheiro de Cloud na TD SYNNEX; Matheus Damacena, engenheiro de pré-vendas na TD SYNNEX; Leandro Maciel, engenheiro de pré-vendas na TD SYNNEX. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TD SYNNEX reconhecida pela NVIDIA como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas

 

FREMONT, Calif. & CLEARWATER, Fla. XXX -- A TD SYNNEX (NYSE: SNX) anuncia que foi escolhida pela NVIDIA Partner Network(NPN) como Parceiro de Distribuição do Ano nas Américas. 

TD SYNNEX Cloud Labs acelera comercialização de produtos para nuvem

Ambientes virtualizados oferecem flexibilidade, escalabilidade e economiapara demonstrações PoC baseadas em nuvem.

4 pilares necessários para um eficiente refinamento de dados

Muito se tem falado sobre a importância de transformar dados em informações a serem utilizadas pelos executivos das empresas em seus processos de tomada de decisão.