A governança de dados é um conjunto de diretrizes para gerenciamento das informações de uma empresa.
Toda empresa que lida com dados deve saber que uma boa governança faz a diferença nos resultados, evitando o acúmulo de dados obsoletos e diminuindo os riscos de perder informações valiosas.
A governança de dados é um conjunto de diretrizes para gerenciamento das informações de uma empresa. Ela é responsável por realizar o controle de acesso e garantir a integridade e segurança das informações de uma organização.
Uma boa governança tem como finalidade evitar a acumulação de dados conflitantes, duplicados e de baixo grau de confiabilidade, melhorando os processos e evitando controles lentos e desnecessários, proporcionando inúmeros benefícios a empresa. Uma boa governança de dados faz parte da estratégia de crescimento de muitas empresas.
Por que a governança de dados é tão importante para as empresas?
Com a evolução tecnológica, surgiram as integrações de sistemas e o armazenamento de dados passou a ser distribuído — tornou-se, assim, essencial pensar na organização dessas informações.
Com isso, a gestão e a governança de dados se tornaram essenciais em uma empresa de tecnologia da informação.
Os responsáveis pelos dados devem orientar e zelar pelos modelos de dados, bem como manter sua atualização e sua qualidade. Dessa forma, é preciso que essa área seja informada sobre tudo o que acontece, tanto em relação aos dados, quanto a toda a segurança do banco de dados físico.
A governança de dados agrega mais agilidade, segurança e produção às empresas, e tudo porque ela pode ser usada para:
- Melhorar os processos internos;
- Gerar insights para uma tomada de decisão estratégica;
- Antecipar demandas;
- Reduzir os custos operacionais;
- Gerar uma transparência maior entre as equipes.
5 vantagens de uma governança de dados eficiente
1 – Maior vantagem competitiva
A gestão de dados eficiente gera vantagem competitiva. Em geral, os benefícios são diferentes em cada empresa, mas saber administrar cada informação com cautela é um diferencial.
A equipe de TI pode analisar os resultados e elaborar diversas oportunidades, como otimizar os processos, diminuir os custos, melhorar a segurança, saber onde há erros e onde obteve acertos e muitos outros benefícios.
2 - Aumento da eficiência operacional
Não adianta ter informações se não souber usá-las! Com os dados funcionam da mesma maneira e, por isso, investir em uma boa governança de dados diminui o risco de erros e aumenta as chances de acertos.
3 - Melhora a consistência dos dados
Com uma boa governança dos dados, diminui o risco de informações desnecessárias, dados repetidos e obsoletos, permitindo que a sua empresa lide apenas com dados úteis.
4 - Melhora a tomada de decisão
As decisões de empresas não podem ser decididas pelo achismo e muito menos pela vontade própria de alguém, pelo contrário, deve ser baseada em dados reais e concretos.
Se você tiver uma sólida base de dados, sua organização poderá tomar com confiança as melhores decisões de negócios e sair na frente de muitos concorrentes.
5 - Redução de riscos
A governança de dados ajuda a melhorar a privacidade e as políticas de segurança. Com uma boa administração, os dados só poderão ser acessados por quem tiver autorização dos gestores, o que diminui os perigos de invasão e perda de informação.
E mais: se os dados estiverem guardados em Nuvem, eliminam-se, ainda, os riscos de perdê-los por roubos, incêndios ou falhas de energia, por exemplo.
6 – Aumenta o lucro
Por fim, mas não menos importante, a governança de dados impacta no aumento do retorno de investimento da empresa.
Os custos são reduzidos com a automatização de processos, economia de tempo para achar uma informação e backups estruturados para evitar catástrofes.
Porém, a governança de dados é também responsável por aumentar o lucro das empresas. É por meio dela que dados sobre o que os clientes estão fazendo e o que os motiva a comprar ou procurar a empresa são coletados e analisados.
Certifique-se de que a empresa conta com infraestrutura para isso. Não basta implementar sem, antes, planejar. Isso vale para qualquer implementação em uma empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.
Por isso, convém avaliar o mercado, analisar as tendências em governança de dados e manter um olhar atento à movimentação da concorrência, nesse sentido.
Escreva seu comentário