Com a sustentabilidade em alta, veja como as empresas de TI podem se beneficiar com o uso da energia renovável.
Há alguns anos, a sustentabilidade tornou-se uma pauta altamente relevante para o mercado e para os consumidores. Em 2022, uma pesquisa realizada pela Opinion Box identificou que as empresas que adotam práticas sustentáveis têm mais chances de conquistar consumidores, segundo 75% dos participantes.
Essa tendência tem levado organizações de diferentes verticais a buscarem soluções e alternativas mais ecologicamente responsáveis para seus negócios, como é o caso da energia renovável.
Em 2023, a capacidade mundial de energia solar, eólica e de outras fontes renováveis aumentou em 50% (a expectativa é que até 2030 essa estatística triplique) e o investimento global na transição de energia limpa atingiu um recorde de US$ 1,8 trilhão.
Mas como as empresas de TI têm utilizado a energia renovável a seu favor? Vejamos a seguir:
O que é energia renovável?
Energia renovável é aquela que se regenera, e, por essa razão, não impactam o meio ambiente com a liberação de dióxido de carbono e outras emissões nocivas de gases que contribuem para o aquecimento global, como fazem os combustíveis fósseis.
4 vantagens de usar energia renovável em uma empresa de TI
As empresas de TI estão utilizando a energia renovável para diferentes finalidades, incluindo:
1. Utilização de tecnologias mais inteligentes
Existem várias tecnologias sustentáveis que ajudam as empresas a otimizar seu consumo de energia e reduzir suas emissões de carbono sem comprometer recursos, produtividade ou as próprias equipes.
Integrando dispositivos de Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as organizações garantem o potencial de gerenciar melhor o uso de energia, sem que essa prática impacte negativamente suas operações.
Confira 6 tecnologias sustentáveis para reduzir os impactos ambientais!
2. Criação de novos fluxos de receita
Empresas de TI que produzem mais energia renovável podem criar fluxos de receita, vendendo o excedente de volta à rede por meio de tarifas de alimentação ou acordos de medição líquida.
Além disso, também podem adotar o modelo de “Energy as a Service” (EaaS), desbloqueando novas oportunidades de gerenciamento de sistemas de energia e eficiência em outras empresas.
3. Posicionamento estratégico no mercado
A tendência é que um número cada vez maior de clientes priorize apoiar empresas que colocam a sustentabilidade em primeiro plano. Ao adotar fontes de energia renovável, as empresas têm a oportunidade de se destacar como líderes do setor e atrair consumidores igualmente preocupados com o meio ambiente.
4. Redução de custos operacionais
Embora o investimento inicial em uma infraestrutura de energia renovável possa ser significativo, os custos de operação associados à geração de eletricidade a partir de fontes renováveis tendem a ser muito menores do que os métodos tradicionais de energia. Isso resulta em economias substanciais ao longo do tempo, permitindo que as empresas de TI possam reinvestir em inovação tecnológica e otimizações para seus negócios.
Em resumo, a adoção crescente de energia renovável pelas empresas de TI não apenas demonstra um compromisso com a sustentabilidade ambiental, mas também oferece benefícios significativos, promove inovação tecnológica e reduz custos operacionais a longo prazo. Esse movimento fortalece a posição competitiva dessas empresas, mas também contribui para um futuro mais sustentável para todos.
Escreva seu comentário