BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 vantagens da energia renovável para as empresas de TI

Com a sustentabilidade em alta, veja como as empresas de TI podem se beneficiar com o uso da energia renovável.  

Há alguns anos, a sustentabilidade tornou-se uma pauta altamente relevante para o mercado e para os consumidores. Em 2022, uma pesquisa realizada pela Opinion Box identificou que as empresas que adotam práticas sustentáveis têm mais chances de conquistar consumidores, segundo 75% dos participantes. 

Essa tendência tem levado organizações de diferentes verticais a buscarem soluções e alternativas mais ecologicamente responsáveis para seus negócios, como é o caso da energia renovável. 

Em 2023, a capacidade mundial de energia solar, eólica e de outras fontes renováveis aumentou em 50% (a expectativa é que até 2030 essa estatística triplique) e o investimento global na transição de energia limpa atingiu um recorde de US$ 1,8 trilhão.  

Mas como as empresas de TI têm utilizado a energia renovável a seu favor? Vejamos a seguir: 

O que é energia renovável? 

Energia renovável é aquela que se regenera, e, por essa razão, não impactam o meio ambiente com a liberação de dióxido de carbono e outras emissões nocivas de gases que contribuem para o aquecimento global, como fazem os combustíveis fósseis.  

8880 - [TDS][EXT] Novos CTAS para o Blog TD SYNNEX BR

4 vantagens de usar energia renovável em uma empresa de TI 

As empresas de TI estão utilizando a energia renovável para diferentes finalidades, incluindo:

1. Utilização de tecnologias mais inteligentes 

Existem várias tecnologias sustentáveis que ajudam as empresas a otimizar seu consumo de energia e reduzir suas emissões de carbono sem comprometer recursos, produtividade ou as próprias equipes.  

Integrando dispositivos de Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as organizações garantem o potencial de gerenciar melhor o uso de energia, sem que essa prática impacte negativamente suas operações.  

Confira 6 tecnologias sustentáveis para reduzir os impactos ambientais!

2. Criação de novos fluxos de receita

Empresas de TI que produzem mais energia renovável podem criar fluxos de receita, vendendo o excedente de volta à rede por meio de tarifas de alimentação ou acordos de medição líquida. 

Além disso, também podem adotar o modelo de “Energy as a Service” (EaaS), desbloqueando novas oportunidades de gerenciamento de sistemas de energia e eficiência em outras empresas.

3. Posicionamento estratégico no mercado

A tendência é que um número cada vez maior de clientes priorize apoiar empresas que colocam a sustentabilidade em primeiro plano. Ao adotar fontes de energia renovável, as empresas têm a oportunidade de se destacar como líderes do setor e atrair consumidores igualmente preocupados com o meio ambiente.

4. Redução de custos operacionais

Embora o investimento inicial em uma infraestrutura de energia renovável possa ser significativo, os custos de operação associados à geração de eletricidade a partir de fontes renováveis tendem a ser muito menores do que os métodos tradicionais de energia. Isso resulta em economias substanciais ao longo do tempo, permitindo que as empresas de TI possam reinvestir em inovação tecnológica e otimizações para seus negócios. 

Em resumo, a adoção crescente de energia renovável pelas empresas de TI não apenas demonstra um compromisso com a sustentabilidade ambiental, mas também oferece benefícios significativos, promove inovação tecnológica e reduz custos operacionais a longo prazo. Esse movimento fortalece a posição competitiva dessas empresas, mas também contribui para um futuro mais sustentável para todos. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como a AI pode impulsionar a sustentabilidade?

Os clientes da sua revenda de TI podem potencializar a sustentabilidade em seus negócios com o uso da Inteligência Artificial (AI).  

3 estratégias para ter uma empresa de TI mais sustentável

Descubra como uma empresa de TI pode minimizar os impactos provocados no meio ambiente e se tornar mais sustentável! 

O que acontece quando descartamos nosso lixo eletrônico de forma errada e ele vai parar no mar?

Nossa Analyst, Purchasing TD SYNNEX e embaixadora do Green Team Brasil, Daniele Fernandes Trugillo, entrevistou a bióloga Thairine Moreno sobre o impacto ambiental do descarte incorreto de lixo eletrônico, principalmente para os mares.