BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 dicas para enfrentar os desafios de segurança na Nuvem

Para assegurar uso inteligente na cloud, é indispensável estruturar operações apropriadas de segurança de dados e conhecer as melhores estratégias de proteção virtual do mercado.

Com o surgimento constante de novas tecnologias digitais, os cuidados com a segurança de dados na Nuvem devem ser atualizados e reforçados periodicamente. Seja qual for o problema identificado, o TI deve estar preparado para enfrentar esse desafio com agilidade, precisão e garantia de eficiência.

A falta de conhecimento para identificar e/ou mitigar a situação-problema pode levar a empresa a uma instabilidade crítica e comprometer a sua saúde organizacional. Além de ter o fluxo operacional comprometido ou inativado, a empresa ainda pode se tornar alvo de cibercriminosos e correr o risco da exposição de dados ou chantagem.  

Para evitar essas cenário, o TI deve acompanhar os diferentes tipos de tecnologias disponíveis na cloud, como serverless computing, IA, learning machine, dentre outros, e estudar alternativas de preservação e correção de problemas.

Acompanhe o post e veja 4 dicas para enfrentar os desafios de segurança na Nuvem que todo TI deve dominar.

Os desafios de segurança na Nuvem

Tecnologias excepcionais para a cloud oferecem benefícios imbatíveis para que o TI otimize as operações de uma organização. Embora estendam diversas facilidades, a implementação de sistemas de segurança apropriadas para cada tecnologia é bastante desafiador.

Como esses recursos costumam usar uma ampla variedade de fonte de dados, as possibilidades de intercorrência são extensas. Justamente por isso, a equipe de TI deve conhecer detalhadamente os vetores dos possíveis problemas ou ataques cibernéticos e avaliar a situação da empresa.

Questões como o nível de exposição, a dificuldade para prevenir a ocorrência, a complexidade para sanar o problema, dentre outros, deverão ser analisados para estruturar o sistema de segurança na Nuvem. A mesma lógica serve para todos os demais processos.

Os ataques de hacker costumam ocorrer em três categorias:

  • ataques de envenenamento de dados;
  • ataques de roubo de modelos;
  • ataques de entrada do adversário. 

Conhecendo as possibilidades de invasão, o TI pode estruturar estratégias mais eficientes para proteger os dados e operações de ações maliciosas.

Fazer cursos

4 dicas para enfrentar os desafios de segurança na Nuvem

Para ajudar o TI a se preparar, separamos 4 dicas para enfrentar os desafios de segurança na Nuvem. Confira a seguir!

1) Conhecer os detalhes da Nuvem híbrida

Para preparar o negócio contra desafios de segurança na Nuvem híbrida, o TI deve começar pelas vulnerabilidades mais comuns dessa arquitetura de rede, tais como a transferências de dados, autenticação e autorização, inexperiência do usuário, demandas de conformidade e conexões de rede. 

Feito isso, ele deve buscar por ferramentas e estratégias que impeçam, dificultem ou retardem essas fragilidades.

2) Revisar e corrigir configurações falhas

Outro desafio de segurança na Nuvem que o Ti deve se atentar é o da configuração incorreta de recursos, que pode aumentar a insegurança dos dados da empresa na cloud.

Para atenuar essa falha de segurança, o setor deverá proteger os controles de acesso e implementar métodos de autenticação. Uma boa solução é adotar uma autenticação multifator ou MFA.

3) Entender as particularidades do serverless computing

Para preparar o negócio contra desafios de segurança na Nuvem por serverless computing, o TI deverá estudar seus principais pontos fracos, tais como a injeção de eventos e o tratamento inadequado de exceções. 

Entendendo como essas falhas operam, o TI pode estruturar sistemas que revisem o código estático, protejam o código, implementem o gerenciamento de identidade e acesso, e assim por diante.

4)  Assegurar a capacitação da equipe em segurança digital

Os desafios de segurança na Nuvem se tornam ainda mais expressivos quando a equipe não é capacitada para controlar e corrigir a situação-problema. Por isso, o departamento de TI deverá investir em treinamentos criteriosos.

Afinal, mesmo que uma estratégia de segurança seja planejada com primazia, se a equipe estiver despreparada ou for pouco qualificada, o problema persistirá. Portanto, diferentes processos de capacitação devem ser buscados.

Essas 4 dicas para enfrentar os desafios de segurança na Nuvem, certamente, ajudarão o departamento de TI a se preparar e proteger a organização contra possíveis invasores. 

A evolução tecnológica é um processo constante, por isso estar atualizado sobre as inovações digitais é indispensável para quem trabalha com tecnologia. Quando se trata de segurança, essa preparação é ainda mais necessária.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!