Conheça as certificações mais indicadas para o desenvolvimento das habilidades em Cloud para o profissional de TI.
A Cloud Computing, a cada dia, se coloca mais como uma forma essencial para o desenvolvimento e lucratividade de negócios. Com sua capacidade em armazenar e em facilitar o gerenciamento de grandes quantidades de dados, hospedagem de aplicativos e de infraestrutura, se coloca como uma resposta e suporte para as atuais tendências de virtualização e digitalização de processos.
Esta introdução e crescimento da Nuvem no ambiente empresarial cria a necessidade de buscar profissionais capacitados, com habilidades e certificações específicas para ajudar no desenvolvimento de empresas e que, em contrapartida, conquistam maior crescimento na carreira e salários mais altos.
Existem algumas certificações de TI que se destacam nessa área e que devem ser conhecidas tanto por colaboradores que desejam destacar-se profissionalmente, quanto por contratantes que esperam melhorar a computação em Nuvem de seu negócio e por clientes que pretendem receber o melhor atendimento sobre o assunto.
Veja aqui 4 das principais certificações da área:
1- Certified Cloud Security Professional (CCSPSM)
É uma das certificações mais recentes da área na América Latina, tendo sido lançada no final de 2016 pela Cloud Security Alliance (CSA) e o The International Information Systems Security Certification Consortium (ISC).
O CCSPSM tem como principal foco profissionais responsáveis por aquisição de serviços, proteção, gerenciamento de ambientes e serviços armazenados na Nuvem e que desejam padrões elevados de segurança.
Para obtê-la é necessário possuir mais de cinco anos de experiência em TI, sendo que pelo menos três desses anos devem ser atuando em segurança da informação e um em proteção em Nuvem.
2- Certified Information Systems Security Professional (CISSP)
Uma das principais certificações de segurança existentes, foi a primeira a responder aos rigorosos requisitos da ISO/IEC 17024.
O foco central das CISSP está nos profissionais de Segurança da Informação, apresentando dados e direcionamentos sobre tópicos críticos da segurança da atualidade, incluindo Nuvem, mobilidade, gestão de risco e diversos outros. Em decorrência de sua abrangência, este certificado permite atuar em diferentes frentes tecnológicas, como desenvolvimento de softwares, aplicativos, computação na Nuvem, entre outras, tanto em setores públicos como privados, principalmente no combate a ataques cibernéticos e monitoramento contra violação de dados nas redes.
Para conquistá-la é necessário fazer um teste composto de 250 questões de múltipla escolha, sendo exigido um mínimo de 70% de acertos. Certificações CISSP não são oferecidas a candidatos com antecedentes criminais.
3- Cisco Certified Network Associate (CCNA)
O crescimento de empresas que oferecem XaaS (Anything as a Service) e a estimativa de que, até 2018, 78% das cargas de trabalho sejam processadas por meio da computação em Nuvem, faz da certificação CCNA, oferecida pela Cisco, uma conquista de grande destaque de mercado para os profissionais.
A CCNA é direcionada para funções de trabalho, agindo como um programa de treinamento para engenheiros e administradores de Nuvem e engenheiros de rede, desenvolvendo, avançando e validando suas habilidades em Cloud.
Profissionais certificados pela Cisco Certified Network Associate têm capacidade de auxiliar empresas de TI em atender às mutáveis demandas de negócios das tecnologias de transição, além de habilidades para executar provisionamentos de entrada e suporte de soluções em Cloud.
4- Cisco Certified Network Professional (CCNP)
Esta certificação tem como principal base e direcionamento às necessidades de engenheiros, administradores e designers de Nuvem, além de arquitetos de data centers e profissionais que precisam de habilidades para trabalhar com modelos de Nuvem privados, públicos e híbridos, alavancando as soluções da Intercloud.
Por meio da Cisco Certified Network Professional, são oferecidos os conhecimentos e as habilidades abrangentes para o provisionamento, projeção, automatização e gerenciamento de implantação em Nuvem e em IaaS (Infrastructure as a Service).
Claro que existem diversas outras certificações além das apresentadas que podem alavancar a carreira dos profissionais ou ser uma referência para revendas e empresas que precisam preencher uma vaga, sendo necessário escolher com base
no cargo que gostaria de ocupar no futuro ou no perfil profissional que deseja contratar.
Escreva seu comentário