BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

12 exigências de trabalho para um Chief Data Officer

Saiba o que é necessário dominar para se tornar um profissional de dados.

Com a crescente demanda por tecnologias de análise de dados e profissionais que saibam utilizá-las corretamente para apresentar informações relevantes sobre consumidores, mercado e outros dados importantes, muitos profissionais de TI interessados na área ainda possuem dificuldades em saber exatamente o que é necessário para se inserir nessa área mais específica da ciência de dados.

E o momento é bastante certo para aproveitar essa oportunidade, já que de acordo com o Gartner, a profissão será adotada por 50% das empresas até 2017. Nos Estados Unidos, por exemplo, 61% dos CIOs pretendem contratar um CDO nos próximos 12 meses.

Mas qual o real papel de um CDO?

Sua função envolve captar, administrar e gerir os dados armazenados ou produzidos diariamente pela empresa, e monitorar a análise destes dados, a fim de apresentar informações e oportunidades relevantes, agregando mais vantagem competitiva ao negócio.

Além dessas funções principais, o profissional em questão também deve possuir outras competências para exercer seu trabalho com qualidade.

Confira outros 12 requisitos de trabalho para um CDO:

1- Responsabilidades do CDO

Um CDO fornece visão e estratégia para todas as atividades de gerenciamento de dados. Ele é um expert no gerenciamento de dados, governança, qualidade e na relação com fornecedores em toda a empresa. Ele precisa ter uma visão macro do programa de gestão de informação corporativa, dos cientistas de dados e dos provedores de serviço de dados, bem como definir padrões da política de dados da empresa, organizar e revisar os conceitos do programa de gestão.

Isso tudo é necessário pois este profissional precisa fazer relatórios com base em métricas desses dados, já que trabalha em um alto cargo executivo e tem como responsabilidade principal gerenciar com qualidade as iniciativas da empresa na área de dados.

2- Gerenciar a governança de dados

O CDO deve organizar e implementar políticas, procedimentos, estruturas e responsabilidades que delineiem e imponham regras de engajamento, os direitos de decisão e as responsabilidades para a gestão eficaz dos ativos de informação.

3- Estudar e maximizar a qualidade dos dados

O profissional precisa estabelecer padrões corporativos - incluindo uma metodologia do ciclo de vida de desenvolvimento do sistema. Existe um conjunto comum de normas para a nomeação de dados, das abreviaturas e siglas, por exemplo, que precisa ser seguido ou pelo menos levado em consideração.

4- Dominar Business Intelligence

Nesse ponto, dominar business intelligence não significa simplesmente saber comprar uma única e mais efetiva ferramenta para isso. O BI tem mais ligação com a definição de uma arquitetura e uma coleção de aplicativos e bancos de dados integrados de apoio à decisão, fornecendo aos funcionários fácil acesso aos dados da empresa.

5- Explorar o armazenamento de dados

À medida que as definições podem variar, o armazenamento de dados pode envolver uma única e massiva base de dados ou uma coleção de centros de dados que são integrados. A estratégia de armazenamento de dados deve fornecer informações integradas e consistentes. Os executivos, por sua vez, utilizam a informação resultante para tomar decisões mais inteligentes e diretas.

6- Gestão dos principais primordiais

O termo Master Data é a definição feita pelo CDO e pela equipe de dados para descrever os criadores dos principais tipos de dados - clientes, produtos, funcionários, fornecedores, entre outros. Gestão de dados primordiais (MDM, em inglês Master Data Management) utiliza uma variedade de ferramentas para implementar a forma como o profissional vai capturar, integrar e compartilhar essas informações MDM.

7- Explorar a gestão de Metadados

Um exemplo de metadado é a informação incorporada em uma imagem digital, como o modelo e a marca da câmera, a data e o horário que a foto foi tirada, entre outras informações.

Nos negócios, você precisa captar os tipos certos de metadados - nomes, definições e domínios corporativos, ou talvez propriedade intelectual, configurações de segurança (pública, confidenciais da empresa, do RH ou informações de executivos).

8- Navegar por dados não estruturados e pelo Big Data

Dados não estruturados incluem fontes como mídias sociais, e-mails, relatórios médicos, fotos, vídeos e dados de sensores como RFID. Um CDO precisam fazer um inventário de todos os dados não estruturados - o grande desafio do Big Data - determinando seus formatos, segurança, propriedade e qualidade.

O resultado pode significar novas necessidades de armazenamento. Com isso, o profissional vai precisar determinar também quais dados não estruturados devem - e não devem - ser captados.

9- Pesar dados na Nuvem

Mover dados para fora da companhia a um provedor de serviços em Nuvem muitas vezes pode ser uma opção atrativa - especialmente para startups que não desejam construir sua própria infraestrutura de armazenamento. Mas esse profissional de dados deve pesar as variáveis como privacidade, segurança, conformidade, propriedade e questões de performance ligadas ao armazenamento em Nuvem.

10- Estabelecer métricas de performance dos negócios

A equipe do CDO precisa construir um painel de performance dos negócios - um sistema de gestão da performance dos negócios. Esse sistema fornece informações oportunas e insights que permitem aos funcionários melhorar as decisões, otimizar processos e planos, e trabalhar proativamente.

11- Manter a segurança e a privacidade

É preciso determinar e reforçar pontos de segurança digital específicos, bem como requisitos de privacidade para cada parte dos dados, especialmente os relacionados à regras de privacidade, às regulamentações da indústria e aos mandatos de conformidade corporativa.

12- Desenvolver capital intelectual

Nessa parte, o CDO e sua equipe precisam documentar como a empresa está rodando - incluindo políticas e procedimentos que podem ser compartilhados em materiais de treinamento, glossários, listas de contatos e até mesmo coletar informações dos gerentes operacionais para lidar com problemas do dia a dia, entre outros pontos dados importantes.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Carreira em TI: 4 habilidade essenciais para se destacar até 2030

As habilidades mais valorizadas até 2030 já estão moldando o futuro do trabalho na área de TI. Saiba mais! 

CIO vs CTO: quais as diferenças entre esses líderes de tecnologia?

Os cargos de CIO (Chief Information Officer) e CTO (Chief Technology Officer) desempenham funções estratégicas. 

Profissões de tecnologia em 2025: 8 cargos para se destacar no mercado

As profissões de tecnologia em 2025 prometem transformar o mercado – prepare-se para as grandes oportunidades.