BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Tudo que você precisa saber sobre indústria 5.0

A Indústria 5.0 promove a união entre humanos e cobots para uma produção mais eficiente, personalizada e sustentável. Entenda mais sobre o conceito: 

A evolução contínua da tecnologia tem transformado radicalmente o setor industrial, que agora avança com a indústria 5.0, um conceito que tem como objetivo levar a manufatura a um novo patamar de inovação e eficiência. 

Mas o que é indústria 5.0? Quais são seus pilares? E o que a difere da indústria 4.0? A seguir, vamos explorar essas questões e entender melhor esse novo marco na evolução industrial. 

O que é Indústria 5.0? 

Indústria 5.0 é a próxima fase da revolução industrial, centrada na colaboração entre humanos e tecnologias avançadas.  

Essa nova fase promove personalização e colaboração entre homem e máquina por meio dos cobots (collaborative robots). São robôs projetados para interagir com humanos em um espaço de trabalho compartilhado.  

Na indústria 5.0 os cobots não substituem profissionais, mas sim os ajudam a aumentar a capacidade humana, assumindo tarefas repetitivas, perigosas ou que exigem uma precisão extrema. 

O objetivo da indústria 5.0, portanto, é criar um ambiente onde as habilidades humanas e as capacidades tecnológicas se complementem para melhorar a eficiência operacional. 

Logo, os pilares dessa evolução podem ser definidos da seguinte forma: 

Pilares da Indústria 5.0 

  • Colaboração entre humanos e tecnologias (cobots) 
  • Personalização em massa 
  • Uso de tecnologias emergentes (Inteligência Artificial, Blockchain e outras). 

8880 - [TDS][EXT] Novos CTAS para o Blog TD SYNNEX BR

Mas o que difere a indústria 5.0 da indústria 4.0? Entenda a seguir: 

Indústria 4.0 e Indústria 5.0: quais as principais diferenças entre esses dois conceitos? 

O que ajuda a diferenciar um conceito do outro é a relação e interação entre humanos e máquinas.  

Enquanto a indústria 4.0 foi marcada pela automação e digitalização de processos de produção, com foco na eficiência e na conectividade, a indústria 5.0 traz uma abordagem mais humanizada, na qual a tecnologia é usada para complementar as habilidades humanas, a fim de promover uma colaboração mais harmoniosa e eficiente.  

Waldir Saboia, Diretor de Tecnologias de Alto Crescimento – Dados, Soluções de Inteligência Artificial e de IoT – da TD SYNNEX para a América Latina e Caribe, explica que "o conceito de Indústria 5.0 reinsere o ser humano no contexto de automação, trazendo a ideia de trabalho conjunto de robôs e pessoas de forma colaborativa, ao contrário de se pensar na substituição de pessoas por robôs. Esses novos robôs colaborativos estão sendo chamados de “Cobots”. A preocupação com a segurança das pessoas nesse novo ambiente operacional é quase uma obsessão." 

A transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0, portanto, trata-se de uma evolução contínua que vem acontecendo graças aos avanços tecnológicos e à relação que as pessoas estão construindo com eles. 

As empresas que buscam se adaptar a essa nova realidade precisam investir em tecnologias que permitam a integração humano-robô, além de fomentar uma cultura organizacional que valorize a inovação social e a sustentabilidade. 

Em conclusão, a indústria 5.0 representa uma nova era onde a tecnologia e a humanidade se encontram para criar um futuro mais eficiente e sustentável. Ao entender e adotar os princípios dessa nova fase, as organizações podem se preparar melhor para os desafios e oportunidades que estão por vir.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais tecnologias estão associadas ao 5G?

Fique por dentro das tecnologias associadas à quinta geração de rede móvel, o 5G. 

Geotecnologias: significado, funcionamento e benefícios

Para empresas de diferentes verticais, as geotecnologias apresentam oportunidades únicas de otimização e inovação.  

4 principais tendências do 5G para o futuro

Confira as principais tendências do 5G para os próximos anos. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_9584', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });