Essa modalidade aumenta a produtividade dos funcionários e reduz os gastos das empresas.
A tecnologia tem transformado o modo como as pessoas trabalham, permitindo cada vez mais flexibilidade. Graças à virtualização e a crescente utilização de cloud computing pelas corporações, cumprir a carga horária de trabalho no escritório não é mais uma regra. As empresas têm percebido o potencial dessa mudança e estão inovando seus padrões, possibilitando que seus funcionários trabalhem de diferentes locais.
Para que o trabalho remoto tenha êxito, entretanto, é necessário disciplina, orientação e acompanhamento da organização, que deve estipular normas e limites para esta modalidade. Assim, para garantir o sucesso do trabalho remoto, trouxemos 5 orientações a serem seguidas pelas empresas para implantarem esse modelo com sucesso:
1 - Identificar o momento certo
Nem todas as pessoas e corporações estão preparadas para essa transformação. É preciso realizar mudanças na cultura e normas da empresa, por isso deve-se testar aos poucos, seguir um planejamento e avaliar o desempenho de cada membro.
2 - Políticas de trabalho remoto
Assim como o trabalho dentro do escritório, é necessário estipular regras claras para essa modalidade. As políticas precisam disponibilizar assistência aos funcionários, como do departamento de RH, jurídico e até de Sindicatos, caso seja necessário. Deve-se estipular quais ferramentas e recursos serão de responsabilidade da organização fornecer e quais serão dos funcionários. Além disso, todas as normas devem estar claras para cada um por meio de contratos.
3 - Treinamento da equipe
O treinamento é importante para que o trabalho remoto tenha êxito. Incentivar a execução de práticas de segurança, organização e melhores formas de se realizar cada tipo de trabalho fora da empresa, além de ensinar como aprimorar o trabalho em equipe para aumentar a colaboração entre os departamentos são formas de preparar os funcionários.
4 - Estipular metas
O trabalho remoto proporciona o aumento da produtividade e o acesso facilitado a clientes e serviços, porém é necessário possuir um controle da carga de trabalho realizada e estipular métricas para avaliar se estão sendo executadas corretamente.
5 - Feedback e contato direto
A falta de interação diária pode acabar sendo um problema, caso o contato direto entre a equipe não aconteça. A avaliação do desempenho de cada funcionário deve ser recorrente. Além de estipular reuniões presenciais periódicas, treinamentos, eventos internos, entre outros tipos de interação.
O trabalho remoto traz diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para o colaborador, como a redução de gastos e o aumento da produtividade. Agora, é possível que colaboradores participem de reuniões mesmo em viagens, através de videoconferências por exemplo. Esse modelo de trabalho também não é restrito apenas ao escritório ou casa, o funcionário tem a liberdade de escolher outros locais, que possuam instalações adequadas para seu serviço.
A economia com essa prática é um dos maiores benefícios para as corporações. Em geral, o próprio funcionário fornecerá seus meios de trabalho, como dispositivos, conexão com a internet, energia elétrica, lanches, etc. Ainda que a empresa reembolse alguns desses gastos, como o da banda larga, a vantagem é grande. Porém, é importante que sejam criadas normas e políticas para garantir a proteção dos dados da empresa, além de disponibilizar a implementação de softwares e manutenções.
Apesar de a jornada de trabalho passar a ser mais flexível, isso não é sinônimo de menos serviço. Os funcionários passam a estar mais disponíveis e conectados à suas tarefas. Através de suas permissões de acesso aos dados na nuvem da corporação, a pessoa consegue realizar suas tarefas e resolver qualquer urgência sem precisar se locomover até o local físico da corporação.
Dessa forma, as pessoas têm experimentado uma nova forma de realizar seus trabalhos, tornando-se mais envolvidos com suas funções. Além disso, é possível um maior envolvimento e colaboração dentro de setores diferentes. Os trabalhos são realizados em equipe.
O trabalho remoto pode ser uma grande alternativa para empresas que buscam novas formas de melhorar seu desempenho. A maior preocupação envolvendo esse trabalho é manter o mesmo nível de segurança e supervisão de tarefas realizadas de dentro do escritório. Entretanto, quando desenvolvido da forma correta e seguindo as regras necessárias, é possível que todos os lados sejam beneficiados.
Escreva seu comentário