BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Trabalho remoto e Colaboração: como as ferramentas certas podem tornar as empresas mais produtivas?

Em um mercado cada vez mais digital, contar com soluções que oferecem comunicação ágil, maior eficiência e produtividade é fundamental para se destacar nos negócios. 

Em tempos de Transformação Digital e alta conectividade dos usuários, as empresas têm utilizado cada vez mais ferramentas tecnológicas para otimizar seus processos e facilitar a gestão de seus sistemas. 

As ferramentas de colaboração passaram a ser fundamentais para as organizações que buscam por maior eficiência, produtividade e competitividade em seus negócios, principalmente devido ao aumento do trabalho híbrido, em que parte da equipe está trabalhando no escritório e a outra metade em casa. 

Por meio das ferramentas certas, as organizações se tornam capazes de manter todos os seus colaboradores integrados, aonde quer que eles estejam e, ainda, atender às novas demandas digitais do mercado, que conta com consumidores cada vez mais exigentes, que buscam por atendimentos personalizados, eficientes e ágeis. 

Portanto, para se manter ativo diante dessa nova realidade híbrida e hiperconectada, é necessário investir em ferramentas colaborativas modernas e eficientes. É nesse contexto, que o trabalho da revenda de TI se torna fundamental. É necessário ter em seu portfólio as soluções certas para oferecer aos clientes.  

E como anda os clientes de seu canal? Eles já contam com um espaço de trabalho virtual? Confira o conteúdo a seguir e descubra quais ferramentas oferecer para ajudar na produtividade dos negócios deles. Vamos lá? 

Por que investir em ferramentas de colaboração nos negócios? 

A forma como as pessoas realizam suas tarefas no trabalho se transformou. Atualmente a tecnologia é peça fundamental para que colaboradores possam desenvolver suas atividades quando e onde quiserem por meio de seus dispositivos móveis.  

Portanto, ao aliar a mobilidade com ferramentas de colaboração, as empresas podem contar com diversas vantagens para os negócios. É possível garantir uma maior interação entre as equipes que atuam dentro e fora da organização, facilitando a realização de reuniões remotas, envio de arquivos e até mesmo a gestão dos colaboradores.  

A colaboração é uma das principais vantagens operacionais da implantação de softwares e hardwares conectados por tecnologias de transformação digital, oferecendo diversos benefícios por meio da virtualização e automação de processos dos negócios.  

Em salas de reuniões essas ferramentas podem solucionar problemas e promover uma experiência melhor para os usuários no momento de se comunicar, utilizando para isso, principalmente, a nuvem e conexões wireless. 

Assim, elas fazem com que o ambiente virtual absorva todos os pontos positivos de uma comunicação presencial com simplicidade de conexão, facilidade e rapidez, garantindo, ainda, a segurança de dados e informações trocadas.  

Como ferramentas colaborativas podem ajudar na produtividade? 

Para que o trabalho remoto seja bem-sucedido, é necessário utilizar ferramentas colaborativas eficientes e capaz de possibilitar aos colaboradores desempenhar suas tarefas de onde quer que eles estejam, permitindo uma maior produtividade.  

Você sabe qual ferramenta de colaboração utilizar? Muitas vezes, as empresas oferecem a seus colaboradores ferramentas destinadas a consumidores finais, o que pode prejudicar o desempenho de toda a equipe. Entenda melhor a seguir as desvantagens desse tipo de solução: 

Perda de produtividade 

Algumas ferramentas de colaboração, como os headsets por exemplo, quando não são focadas para empresas podem não ser capazes de se sincronizar com plataformas de colaboração, como o Zoom e o Microsoft Teams. 

Outra ferramenta que pode atrapalhar a produtividade são as webcams de uso pessoal. Elas podem dificultar a leitura e visualização em uma reunião. 

Portanto, o resultado da utilização de soluções destinadas aos consumidores finais pode ser uma grande perda de produtividade causada pela má qualidade de som e vídeo. 

Não são adaptadas para uso corporativo 

A experiência dos usuários será prejudicada pela utilização de ferramentas não qualificadas. Como resultado, teremos a falta de soluções prontas para os negócios, comprometendo a adoção e o ROI das plataformas de colaboração em toda a empresa. 

Falta de adesão por parte dos usuários 

Devido à experiência dos usuários prejudicada, os colaboradores não se sentirão motivados a utilizar essas soluções destinadas aos consumidores. Limitando, ainda mais, a realização de suas atividades diárias, o que reduzirá ainda mais a produtividade no trabalho remoto. 

Portanto, ao fornecer aos funcionários remotos as ferramentas corretas para aumentar o engajamento e a produtividade dos funcionários é possível permitir que eles colaborem de qualquer lugar, a qualquer hora, e liberando o poder das plataformas de colaboração. 

Para isso, inclua no portfólio de seu canal de TI soluções de colaboração que tenham: 

  • Certificação para plataformas de colaboração e sejam compatíveis com as principais soluções digitais; 
  • Aparência profissional e múltiplas funcionalidades; 
  • Gerenciamento facilitado para facilitar a implementação e realização de atualizações. 

Como você pôde perceber, soluções de colaboração para consumidores não dispõem das funcionalidades comerciais necessárias para os usuários de uma empresa. Portanto, é necessário que sua revenda de TI mostre aos clientes a importância de contar com as soluções certas para os negócios. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Webcam corporativa: por que a incluir no portfólio de seu canal de TI?

Por meio das soluções de colaboração certas, é possível aprimorar a experiência dos usuários no modelo de trabalho híbrido, principalmente em reuniões.  

Reuniões remotas: como torná-las mais produtivas

As empresas ainda têm diversos desafios para se adaptarem ao novo modelo de trabalho remoto ou híbrido e um deles é otimizar a qualidade das reuniões remotas.

BYOD: como implementar e aproveitar esse modelo de trabalho

Com o mundo cada vez mais digital, os recursos em nuvem dominam a maior parte das inovações. A própria pandemia teve influência nisso, já que o estilo de trabalho flexível cresceu em diferentes segmentos, inclusive no mercado de TI.