Tomar decisões mais estratégicas diante de um mercado cada vez mais competitivo é fundamental. Veja como o BI pode ajudar as empresas.
O mercado está passando por constantes evoluções e, junto a elas, a sociedade tem se tornado hiperconectada, gerando, cada vez mais, dados. Devido a isso, há um enorme volume de dados e informações disponíveis para que as empresas utilizem em suas estratégias de negócios.
Coletar, tratar e utilizar esses dados disponíveis passou a ser considerado um grande diferencial para competir no mercado e sair na frente da concorrência para oferecer exatamente o que os consumidores querem.
E é por isso que a necessidade de compreender e aplicar os dados disponíveis acaba por tornar a parceria entre empresas e profissionais de TI como elemento de impacto no crescimento dos negócios.
A partir disso, o termo Business Intelligence (BI) vem ganhando cada vez mais importância para as empresas. Esse conceito refere-se à inteligência de negócios e inclui os processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para auxiliar na gestão da empresa.
Por meio do BI, as empresas podem descobrir padrões, tendências e comportamentos de seu público-alvo para que seja possível interpretar as informações e, assim, melhorar os fluxos operacionais de produtos e serviços por meio de processos inteligentes.
No entanto, para que as empresas consigam utilizar todos os benefícios desse conceito em seus negócios, é preciso acompanhar a evolução dessa tendência no mercado.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais previsões sobre Business Intelligence para 2022. Acompanhe:
Gerenciamento da qualidade de dados
A qualidade dos dados analisados é essencial para que seja possível utilizá-los em tomadas de decisões estratégicas. Por isso, os analistas precisam considerar algumas características importantes em suas análises, como validade, exclusividade, consistência, oportunidade e precisão.
Devido a isso, foi desenvolvido o gerenciamento de qualidade de dados que promete auxiliar os analistas no processo, além de evitar os perigos da baixa qualidade dos insights.
Desse modo, é possível ter um melhor resultado dos insights corporativos, além de garantir que a empresa cumpra as normas de qualidade de dados em todo o mundo.
BI em vendas e marketing
Outra tendência para o próximo ano é a utilização das informações geradas pelo BI nos departamentos de vendas e marketing. É possível acessar dados úteis e entender os recentes padrões de vendas e compras entre seus consumidores por meio de ferramentas BI, sem a necessidade de recorrer ao departamento de TI.
Ao ter esses insights em mãos, esses departamentos podem aumentar a eficiência das campanhas de marketing, fazer projeções de vendas mais certeiras, realizar vendas cruzadas de produtos, aumentar a satisfação dos clientes, entre outros benefícios para os negócios.
Descoberta de dados
A descoberta de dados é uma das principais tendências de Business Intelligence para 2022. Esse processo consiste na utilização de ferramentas analíticas para descobrir padrões e derivar insights dos dados.
Por meio desse processo, as empresas conseguem fazer análises de dados rapidamente, utilizando os painéis de visualização de dados de uma ferramenta BI, incluindo tabelas e gráficos úteis no estágio de visualização de dados. Logo, torna-se mais fácil descobrir padrões avançados nos dados disponíveis e até mesmo anomalias e, como resultado, tomar ações rápidas e certeiras.
Inteligência Artificial em BI
A Inteligência Artificial tem feito cada vez mais parte do mundo dos negócios. Quando ela é aliada à uma ferramenta BI é possível aprimorar as análises de dados e detectar quaisquer anormalidades ou tendências inesperadas.
Os algoritmos de IA, por exemplo, podem examinar dados históricos e identificar com segurança anormalidades ou eventos inesperados usando redes neurais sofisticadas.
Análise Aumentada
Análise Aumentada é uma das tendências mais importantes de BI para 2022. As soluções de análise aumentada, que são possíveis graças à Inteligência Artificial e Machine Learning, permitem que até mesmo pessoas não técnicas consigam criar modelos de análise sofisticados e extraiam rapidamente insights mais profundos deles.
Segundo pesquisa da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões em 2020, mostrando crescimento de 5,2%, mesmo em um cenário de economia conturbada por conta da pandemia. O que se espera a partir dessa análise é o crescimento deste mercado cada vez mais nos próximos anos.
Aquelas empresas que estiverem preparadas para utilizar o Business Intelligence para tomar decisões mais estratégicas estarão prontas para enfrentar o mercado competitivo atual. Por isso, é sempre importante acompanhar as tendências sobre essa tecnologia e adotá-la nos negócios.
Escreva seu comentário