Conheça essa ferramenta que tem se tornado peça-chave para as empresas que querem se adaptar ao trabalho híbrido e, ao mesmo tempo, manter a proteção dos dados e sistemas corporativos.
SIEM é a sigla para Security Information and Event Management que, em português, quer dizer Gerenciamento de Eventos de Informações de Segurança. Na prática, é um conjunto de ferramentas e serviços responsáveis por fornecer relatórios e alertas para que as empresas consigam ter uma visão completa da proteção de seus ambientes.
Com o avanço da Transformação e o aumento da adoção do trabalho híbrido e da Multi-Cloud, em que, cada vez mais presenciamos um cenário com usuários trabalhando dentro e fora dos escritórios, esse tipo de solução passa a ser indispensável.
Afinal, à medida que a tecnologia passa a ser uma aliada na rotina corporativa, precisamos lidar com o aumento da complexidade da infraestrutura de TI e com usuários acessando os sistemas corporativos de diversos locais, o que dificulta a visibilidade e proteção de todos os endpoints.
Muitos cibercriminosos têm aproveitado esse momento para encontrar vulnerabilidades e brechas não vistas pelas equipes de segurança para invadir sistemas corporativos e disseminar seus ataques.
Portanto, para lidar com esse problema e impedir que ciberataques violem seus dados, as empresas estão investindo, cada vez mais, em diferentes ferramentas de defesa. É neste momento que o seu canal de TI deve estar preparado para oferecer a solução SIEM que oferece uma administração de segurança mais rápida, eficiente e assertiva.
E a sua revenda de TI, já conta com o SIEM em seu portfólio? Acompanhe o post de hoje e entenda tudo sobre essa solução. Vamos lá?
O que é Security Information and Event Management (SIEM)?
Como já explicamos anteriormente, SIEM é uma sigla utilizada para se referir ao gerenciamento de eventos dos sistemas corporativos. Por meio dela, é possível oferecer uma visibilidade completa de toda a rede de TI de uma empresa.
Essa ferramenta realiza a centralização de todas as notificações de segurança das diversas aplicações de proteção utilizadas por uma organização e seus usuários, tais como: proxies, firewalls, antivírus, entre outros sistemas.
Atualmente, essa ferramenta tem se tornado essencial para um efetivo controle das aplicações de segurança utilizadas. Afinal, a equipe de TI precisa lidar com uma grande quantidade de camadas de proteção, o que torna uma tarefa difícil acompanhar manualmente todos os eventos relacionados à segurança da informação.
Principalmente com o aumento do trabalho híbrido, em que muitos colaboradores estão trabalhando remotamente e utilizando aparelhos pessoais para acessar os sistemas corporativos - saber o que acontece em todos esses dispositivos é praticamente impossível!
É neste contexto de Hybrid Multi-Cloud que a solução SIEM passa a ser indispensável. Ela permite a realização do gerenciamento de todos os eventos e informações de segurança. Ela gera uma análise histórica e correlaciona estes eventos, possibilitando, assim, análises mais complexas.
Com isso, a solução SIEM permite que os eventos gerados por variados aplicativos de segurança sejam coletados, armazenados, organizados e até mesmo correlacionados entre diferentes fontes de dados.
Ao utilizar uma ferramenta dessa, as empresas de seus clientes tornam-se capazes de detectar incidentes, entrar em conformidade e ter uma visão geral de todas as atividades no ambiente de TI.
Por que oferecer aos clientes uma solução SIEM?
Agora que você já sabe o que essa ferramenta faz, pode perceber a importância de incluí-la em seu portfólio de TI. Essa solução pode ser disponibilizada de diferentes formas, inclusive por meio de aplicação virtual e serviços baseados em Nuvem. Dessa forma, pode ser uma excelente aliada das renovações de contratos de sua revenda.
O conjunto de ferramentas SIEM, quando implementado corretamente, pode proporcionar grandes benefícios para as empresas que querem se adaptar à nova realidade digital do mercado. Por isso, confira a seguir as principais vantagens dessa tecnologia para argumentar com clientes:
- Melhorar o tempo de resposta a incidentes;
- Detecções e alertas de ameaças mais ágeis e automatizados;
- Coleta e armazenamento de dados sobre eventos de segurança;
- Proteção dos dados de registros dos eventos para evitar alterações;
- Processo e normalização dos logs de diferentes fontes;
- Acesso em tempo real e de forma centralizada dos eventos de segurança;
- Emissão de relatórios detalhados sobre as condições de proteção dos ambientes de TI;
- Melhorias na eficiência do tratamento de incidentes.
Como você pôde perceber, uma solução SIEM é capaz de otimizar a visualização dos aplicativos, infraestrutura e rede corporativa, permitindo assim, que as equipes de segurança estejam preparadas para agir rapidamente diante de uma ameaça ou violação. Por meio dela, seus clientes terão à disposição mecanismos automatizados que geram relatórios e alertas sobre as possíveis violações, até mesmo as mais difíceis de serem detectadas.
Escreva seu comentário