BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

SD-WAN gerenciada x como serviço: tudo que sua revenda de TI precisa saber

A escolha do modelo da SD-WAN pode ser decisiva para a eficiência do negócio, por isso estudar as opções é indispensável.

Diante de um cenário altamente competitivo, empresas de todos os portes e segmentos estão buscando soluções tecnológicas que ofereçam mais agilidade e escalabilidade operacional. Para assim, se manterem ativas e à frente da concorrência no mercado.

No que diz respeito a conectividade, a SD-WAN (rede de área ampla definida por software) é, sem dúvida, uma das tendências mais atuais e transformadoras. 

Essa tecnologia pode ser empregada em diversas modelos de negócio, incluindo a SD-WAN como serviço e SD-WAN gerenciada. Mas como esses diferentes modelos de consumo se comparam? 

Acompanhe o post e entenda a relação SD-WAN gerenciada e a opção como serviço. 

A tecnologia SD-WAN

Encontrar a solução certa de conectividade é um grande desafio para grande parte das empresas, seja pela qualidade, suporte e segurança operacional, largura de banda, integração a aplicativos SaaS (CRM e ERP), acesso a nuvens privadas e públicas, funcionalidades auxiliares, dentre outros.

A WAN definida por software ou SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) oferece às organizações, principalmente àquelas com filiais, a capacidade de melhorar o desempenho do sistema através do roteamento inteligente de tráfego em vários circuitos da WAN, incluindo MPLS, Internet, LTE, 4G e 5G sem fio.

Essa tecnologia pode ser empregada em muitos modelos e métodos de consumo diferentes, como dispositivos, licenças de software, SD-WAN como serviço e serviços gerenciados de SD-WAN. Cada modelo conta com particularidades expressivas que definem o nível de compatibilidade com a estrutura de cada organização.

A seguir, vamos explorar as diferenças entre dois dos modelos mais usados no mercado: SD-WAN gerenciada  e a como serviço.

A diferença entre SD-WAN gerenciada x como serviço

Antes de escolher o modelo de negócio, é essencial entender as diferenças básicas entre SD-WAN gerenciada e como serviço. Tudo que sua revenda de TI precisa saber para dar os primeiros passos na oferta desse serviço está resumido a seguir.

1) A SD-WAN gerenciada

A SD-WAN gerenciada é um modelo de negócios no qual aplicativos e serviços de rede são totalmente terceirizados por um provedor de serviços gerenciados (MSP) ou provedor de serviços de comunicações (CSP). Ela é a responsável pelo monitoramento, gerenciamento e proteção da WAN, de forma independente do fornecedor.

O provedor fornece os serviços de hardware, software, rede e tráfego necessários para estruturar um bom atendimento, que assegure a qualidade da conectividade de um volume expressivo de filiais. 

A SD-WAN gerenciada conta com contratos de nível de serviço (SLA) adequados para o tempo de atividade e de desempenho. O preço costuma ser definido conforme o contrato de serviço, que pode ser anual ou indeterminado, ou ainda, baseado no número de sites, locais, velocidades de link e SLAs relacionados, e assim por diante.

Os serviços de rede gerenciadas são uma forma para as revendas de TI terceirizarem as complexidades atreladas às operações de fornecimento de conectividade a filiais e data centers. Além disso, a tecnologia ainda pode reduzir os custos da WAN, porque complementa ou substitui redes privadas pouco efetivas, que geralmente são MPLS com conectividade de banda larga regular.

2) A SD-WAN como serviço

Já a SD-WAN como serviço ou SaaS (Software as a Service), é um modelo de distribuição de software em que o fornecedor hospeda os aplicativos que disponibilizam em uma rede para comercialização. 

Com a SD-WAN como um serviço, o fornecedor oferece a abordagem, mas é o cliente final que monitora, gerencia e altera as configurações. Para isso, um portal de gerenciamento baseado em nuvem é estruturado e o cliente pode precisar de um ou mais CSPs para serviço de conectividade WAN.

\Essa tecnologia permite que as funcionalidades mais recentes da SD-WAN sejam contratadas com fácil atualização via cloud. O preço costuma ser definido por políticas de assinatura mensal, em que o cliente paga por um recurso específico sem adquirir uma licença e ainda, pode controlar o seu nível de funcionalidade.

Além de obter a flexibilidade e a economia de custos do SD-WAN, as empresas ainda minimizam a dor de cabeça de gerenciar a infraestrutura e a conectividade da rede.

Portanto, para escolher entre SD-WAN gerenciada ou como serviço, tudo que sua revenda de TI precisa saber é a demanda do negócio do seu cliente. Desta forma, a oferta de um modelo assertivo, que atenda as reais necessidades da empresa e suas filiais, se torna mais fácil e eficiente.  

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Tendências tecnológicas: o que vai impactar negócios e TI em 2026

As tendências tecnológicas para os próximos anos estão redefinindo o papel da TI nos negócios e exigem um novo olhar estratégico por parte das lideranças. 

 

5 estratégias para sua revenda de TI crescer em períodos de alta demanda

Listamos as principais oportunidades para as revendas de TI que desejam aproveitar os períodos promocionais de forma estratégica. Leia o artigo completo! 

 

6 competências estratégicas em AI corporativa para 2026

2026 está próximo e você, como profissional de TI, precisa saber quais competências serão exigidas nos próximos meses. Saiba mais detalhes.