A escolha do modelo da SD-WAN pode ser decisiva para a eficiência do negócio, por isso estudar as opções é indispensável.
Diante de um cenário altamente competitivo, empresas de todos os portes e segmentos estão buscando soluções tecnológicas que ofereçam mais agilidade e escalabilidade operacional. Para assim, se manterem ativas e à frente da concorrência no mercado.
No que diz respeito a conectividade, a SD-WAN (rede de área ampla definida por software) é, sem dúvida, uma das tendências mais atuais e transformadoras.
Essa tecnologia pode ser empregada em diversas modelos de negócio, incluindo a SD-WAN como serviço e SD-WAN gerenciada. Mas como esses diferentes modelos de consumo se comparam?
Acompanhe o post e entenda a relação SD-WAN gerenciada e a opção como serviço.
A tecnologia SD-WAN
Encontrar a solução certa de conectividade é um grande desafio para grande parte das empresas, seja pela qualidade, suporte e segurança operacional, largura de banda, integração a aplicativos SaaS (CRM e ERP), acesso a nuvens privadas e públicas, funcionalidades auxiliares, dentre outros.
A WAN definida por software ou SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) oferece às organizações, principalmente àquelas com filiais, a capacidade de melhorar o desempenho do sistema através do roteamento inteligente de tráfego em vários circuitos da WAN, incluindo MPLS, Internet, LTE, 4G e 5G sem fio.
Essa tecnologia pode ser empregada em muitos modelos e métodos de consumo diferentes, como dispositivos, licenças de software, SD-WAN como serviço e serviços gerenciados de SD-WAN. Cada modelo conta com particularidades expressivas que definem o nível de compatibilidade com a estrutura de cada organização.
A seguir, vamos explorar as diferenças entre dois dos modelos mais usados no mercado: SD-WAN gerenciada e a como serviço.
A diferença entre SD-WAN gerenciada x como serviço
Antes de escolher o modelo de negócio, é essencial entender as diferenças básicas entre SD-WAN gerenciada e como serviço. Tudo que sua revenda de TI precisa saber para dar os primeiros passos na oferta desse serviço está resumido a seguir.
1) A SD-WAN gerenciada
A SD-WAN gerenciada é um modelo de negócios no qual aplicativos e serviços de rede são totalmente terceirizados por um provedor de serviços gerenciados (MSP) ou provedor de serviços de comunicações (CSP). Ela é a responsável pelo monitoramento, gerenciamento e proteção da WAN, de forma independente do fornecedor.
O provedor fornece os serviços de hardware, software, rede e tráfego necessários para estruturar um bom atendimento, que assegure a qualidade da conectividade de um volume expressivo de filiais.
A SD-WAN gerenciada conta com contratos de nível de serviço (SLA) adequados para o tempo de atividade e de desempenho. O preço costuma ser definido conforme o contrato de serviço, que pode ser anual ou indeterminado, ou ainda, baseado no número de sites, locais, velocidades de link e SLAs relacionados, e assim por diante.
Os serviços de rede gerenciadas são uma forma para as revendas de TI terceirizarem as complexidades atreladas às operações de fornecimento de conectividade a filiais e data centers. Além disso, a tecnologia ainda pode reduzir os custos da WAN, porque complementa ou substitui redes privadas pouco efetivas, que geralmente são MPLS com conectividade de banda larga regular.
2) A SD-WAN como serviço
Já a SD-WAN como serviço ou SaaS (Software as a Service), é um modelo de distribuição de software em que o fornecedor hospeda os aplicativos que disponibilizam em uma rede para comercialização.
Com a SD-WAN como um serviço, o fornecedor oferece a abordagem, mas é o cliente final que monitora, gerencia e altera as configurações. Para isso, um portal de gerenciamento baseado em nuvem é estruturado e o cliente pode precisar de um ou mais CSPs para serviço de conectividade WAN.
\Essa tecnologia permite que as funcionalidades mais recentes da SD-WAN sejam contratadas com fácil atualização via cloud. O preço costuma ser definido por políticas de assinatura mensal, em que o cliente paga por um recurso específico sem adquirir uma licença e ainda, pode controlar o seu nível de funcionalidade.
Além de obter a flexibilidade e a economia de custos do SD-WAN, as empresas ainda minimizam a dor de cabeça de gerenciar a infraestrutura e a conectividade da rede.
Portanto, para escolher entre SD-WAN gerenciada ou como serviço, tudo que sua revenda de TI precisa saber é a demanda do negócio do seu cliente. Desta forma, a oferta de um modelo assertivo, que atenda as reais necessidades da empresa e suas filiais, se torna mais fácil e eficiente.
Escreva seu comentário